Cultura, Turismo e Esportes

O Rio de Janeiro inspira a criatividade e essa pode se transformar em bons negócios. O foco desse grupo é aprofundar o debate sobre os desafios dessa economia e formular propostas que contribuam para estimular o crescimento desse setor de forma sustentável.
  • Fórum debate a importância dos eventos esportivos e o turismo sustentável comunitário para o estado

    A Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes realizou a sua reunião mensal na manhã desta quinta-feira (05/09) quando debateu a relevância dos eventos esportivos para o Rio de Janeiro e também discutiu o turismo de sustentável de base comunitária.

  • Fórum recolhe sugestões de painéis para os setores de cultura, turismo e esportes

    Os membros da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes se reuniram na manhã desta terça-feira (06/08) para debater propostas de painéis para os três respectivos setores. Entre os temas sugeridos estão a inovação no turismo, a apresentação do Plano Estratégico do Turismo do Governo do Estado e os efeitos das mudanças climáticas extremas para o turismo.

  • Fórum irá desenvolver proposta para trabalhar a segurança turística no interior do estado

    A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes esteve reunida nesta quinta-feira (06 /06) para definir seus próximos passos. Durante o encontro, o grupo decidiu dar prosseguimento na proposta de trabalhar a segurança turística no interior do estado.

  • Fórum construirá documento com as demandas do setor de turismo, incluindo a segurança pública no interior do estado

    A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes definiu nesta terça (07/05) que vai elaborar um documento com as demandas do setor do Turismo Entre as propostas estão sugestões para tornar o turismo mais seguro no interior do estado incluindo parcerias com a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e a Delegacia de Imigração da Polícia Federal (DELEMIG).

    De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega, apesar do estado do Rio de Janeiro ter sete cidades, além da capital, na categoria A do Minisério do Turismo, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, apenas a capital e Miguel Pereira contam com um BPTur.

  • Turismo Sustentável e ampliação de delegacias especializadas no atendimento ao turista serão debatidos no Fórum

    O turismo sustentável de base comunitária e a ampliação de delegacias especializadas no atendimento aos turistas no interior do estado serão debatidos pela Câmara de Turismo, Cultura e Esportes em 2024. Os temas foram definidos nesta quinta-feira (06/04) durante a reunião virtual do grupo que pode ser conferida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.

  • Câmara de Cultura, Turismo e Esportes recolhe sugestões de temas para serem trabalhados em 2024

    Durante a primeira reunião do ano da Câmara Setorial de de Cultura, Turismo e Esportes, realizada on-line nesta terça-feira (05/03), foram consolidados os temas que devem fazer parte da agenda de trabalho em 2024. Entre as sugestões apresentadas pelo grupo estão questões de infraestrutura que favoreçam o turismo de proximidade, como os gargalos no trânsito nas rodovias, e também de segurança pública no interior do estado.

  • Fórum conhece iniciativas da Fecomércio para fomentar o turismo e o Centro do Rio

     A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes se reuniu, nesta terça-feira (21/11), para conhecer a experiência exitosa da revitalização do Convento do Carmo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e transformado num bistrô e Centro Cultural por meio de uma parceria entre o SESC e a Procuradoria Geral do Estado. Segundo a assessora da presidência da Fecomércio, Adriana Homem de Carvalho, a iniciativa tem como intuito fomentar o turismo e a cultura fluminense.

  • Revitalização de prédios públicos em parceria com instituições privadas podem alavancar turismo

    A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes realizou, nesta quarta-feira (13/09), a reunião ordinária do mês de setembro. Durante o encontro, os membros da Câmara sugeriram fazer um levantamento sobre prédios e espaços públicos que possam ser revitalizados por meio de parcerias com instituições privadas.

  • Câmara de Cultura, Turismo e Esportes conhece projeto do Geoparque Costões e Lagunas, no litoral Norte e Leste do estado

    O Rio de Janeiro pode ter, em breve, um Geoparque reconhecido pela Unesco. O projeto do Geoparque Costões e Lagunas, que engloba 16 municípios no litoral Norte e Leste do estado e vai desde Maricá até São Francisco de Itabapoana, foi apresentado pela geóloga e professora Katia Mansur da UFRJ, na reunião desta quarta (09/09), e impressionou os membros da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes.

  • Deputada Tia Ju recebe demandas e sugestões para alavancar o turismo regional no estado

    A formalização das Regiões Turísticas do estado esteve na pauta do encontro da última terça (08/08) entre a deputada Tia Ju, eleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum, com o subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega.

  • Fórum prorroga prazo para receber contribuições para a regulamentação da lei que institui Programa de Turismo Pedagógico na rede estadual de educação

     

    A Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes se reuniu virtualmente, nesta quinta-feira (15/06), para abordar a regulamentação da lei que institui o Programa de Turismo Pedagógico na rede estadual de educação (Lei 9990/23). No encontro, o grupo decidiu prorrogar o prazo para receber as contribuições sobre o que precisa constar na regulamentação. Os membros da câmara terão agora até o dia 23 de junho para enviar as sugestões. Após a data, o Fórum irá elaborar um documento com as contribuições apresentadas para ser encaminhado ao Governo do Estado.

  • Câmara de Turismo, Cultura e Esportes define os próximos passos

    A Câmara de Turismo, Cultura e Esportes se reuniu virtualmente, na última quarta-feira (17/05), e decidiu abrir duas frentes de trabalho. Uma delas consiste em criar uma força-tarefa para que o estado do Rio de Janeiro tenha suas 12 Regiões Turísticas regulamentadas e aptas a serem contempladas pelas políticas públicas federais de turismo. A outra é reunir sugestões para a regulamentação da Lei 9990/23, recém-sancionada pelo governador Cláudio Castro, que instituiu o Programa de Turismo Pedagógico na rede estadual de educação. A reunião completa pode ser assistida no Canal do Fórum no Youtube

  • Câmara de Cultura, Turismo e Esportes assume desafio de traçar ações conjuntas para unir os 3 setores

    A primeira reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada por videoconferência nesta quinta (13/04), recolheu sugestões de temas que devem estar no radar do grupo nos próximos meses. Durante o encontro, o grupo definiu que o grande desafio da Câmara em 2023 será encontrar um ponto de  intersecção para fomentar o crescimento desses três setores no estado. A reunião pode ser assistida na íntegra no canal do Fórum da Alerj no YouTube.

  • Plano Estratégico do Turismo no estado do Rio de Janeiro será apresentado em reunião do Fórum em novembro

    A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes irá conhecer, em novembro, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Rio de Janeiro, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, e que será implementado pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. O material será apresentado pelo professor Carlos Lidizia, coordenador do curso de graduação e pós-graduação da UFF.

  • Câmara de Turismo, Cultura e Esportes irá trabalhar na articulação para que estado tenha calendário permanente de eventos

    A Câmara de Turismo, Cultura e Esportes vai retomar o projeto de consolidação de um calendário de eventos do Rio de Janeiro para dar visibilidade ao que acontece em todo o estado, promovendo a interiorização do turismo e o desenvolvimento regional. A ideia é iniciar por região para ser replicado depois para todo o estado trabalhando junto com a academia. O tema foi debatido nesta quarta (17/08) durante o encontro mensal do grupo.

  • Fórum celebra Semana do Meio Ambiente com painel sobre turismo sustentável e ODS

    Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizou nesta quinta (09/06) o painel Turismo Sustentável e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para os especialistas, o turismo aliado à conservação da natureza apresenta um grande potencial socioeconômico, gerando emprego e renda, além de contribuir para a conscientização ambiental e valorização da cultura local. O encontro pode ser assistido na íntegra pelo Canal do Fórum no Youtube.

  • Fórum reúne especialistas para falar sobre o papel do Turismo para alcançar os ODS

    Na próxima quinta-feira (09/06) os membros das Câmaras Setoriais de Desenvolvimento Sustentável e de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio vão se reunir para realizar o evento "Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", em comemoração ao mês do meio ambiente. O evento virtual vai contar com a participação de especialistas que irão abordar como o setor de Turismo pode alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU. O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no link www.bit.ly/odstur.

  • Fórum apresenta esboço do Seminário sobre turismo e sustentabilidade programado para junho

    O desenho inicial do seminário sobre o turismo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi apresentado nesta quarta-feira (11/05) durante a reunião conjunta das Câmaras Setoriais de Desenvolvimento Sustentável e Cultura, Turismo e Esportes. O evento será realizado no dia 09 de junho, de forma híbrida, em comemoração ao mês do meio ambiente. A reunião pode ser assistida clicando aqui.

  • Fórum realizará seminário sobre turismo e os ODS em junho

    Aproveitando o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável, instituído pelo Governo do Estado, a Câmara de Turismo, Cultura e Esportes irá realizar no dia 09 de junho um seminário para abordar o turismo na Agenda 2030 da ONU. No encontro virtual promovido nesta quarta (27/04), o grupo começou a desenhar o evento e recolher sugestões de temas e nomes de palestrantes. A reunião pode ser assistida aqui.

  • Câmara Setorial do Fórum vai desenhar evento para compor calendário Rio2030

    Recentemente o Governo do Estado do Rio de Janeiro instituiu 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável. De olho nisso, a Câmara de Cultura, Turismo e Esporte realizará em maio um evento presencial que terá como abordagem o turismo na Agenda 2030 da ONU. O tema foi definido nesta quinta (24/03) durante a primeira reunião da Câmara em 2022, que pode ser assistida aqui.

  • Turismo Rural como atividade secundária pode fortalecer produtor rural familiar

    Com a pandemia, o turismo de proximidade ganhou forças com os deslocamentos mais curtos. A tendência é uma oportunidade para o estado do Rio de Janeiro que apresenta uma grande diversidade de paisagens no interior com potencial para atrair visitantes e promover o turismo rural. De acordo com pesquisadores, a agricultura familiar pode se beneficiar do turismo rural como atividade secundária, gerando renda extra e o desenvolvimento regional. O tema foi debatido nesta quarta-feira (08/12) durante uma reunião virtual da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes.

  • Fórum conhece agenda de trabalho da Comissão de Turismo da Alerj

    Os membros da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes puderam conhecer nesta quinta (23/09) a agenda de trabalho da Comissão de Turismo da Alerj. Durante o encontro virtual, a deputada Alana Passos, que preside a Comissão, apresentou as ações do parlamento estadual para o setor e recebeu contribuições do grupo visando a retomada das atividades turísticas do Rio de Janeiro. A reunião pode ser assistida na íntegra no canal do Fórum no YouTube.

  • Enoturismo pode contribuir para o desenvolvimento regional

    A plantação de uvas vitis viníferas vem crescendo no Rio de Janeiro e a produção de vinhos já é uma realidade no estado. Com isso surgem novas oportunidades de negócios como o enoturismo. A criação de uma rota do vinho pode contribuir para a divulgação do turismo rural reunindo diversos estabelecimentos como restaurantes, hotéis, pousadas, centros de lazer e entretenimento e é claro, as adegas e vinícolas. O tema foi debatido nesta quarta (15/09) durante o encontro remoto da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes e reuniu representantes destes segmentos, além de instituições como o Senar e o Ministério da Agricultura. O painel pode ser assistido na íntegra no canal do Fórum no YouTube.

  • Fórum irá se reunir para conhecer agenda de trabalho da Comissão de Turismo da Alerj

    A Câmara de Turismo, Cultura e Esportes quer se reunir em setembro com a Comissão de Turismo da Alerj para conhecer as ações em curso e apresentar as demandas do grupo para o setor no que diz respeito ao legislativo. A sugestão foi trazida pelos participantes do encontro virtual realizado nesta quarta (11/08).

  • Fórum irá capacitar municípios para atualização do Mapa do Turismo e acesso a recursos para o setor

    A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes definiu na quarta-feira (12/05), que o grupo irá debater a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, prevista para o segundo semestre deste ano, além das oportunidades para os municípios com os recursos federais disponíveis que não estão sendo acessados pelo estado. A ideia é realizar duas capacitações voltadas aos gestores municipais para que eles estejam contemplados e bem classificados no Mapa, assim como estarem aptos a acessar os fundos disponíveis atualmente. 

  • Live aborda reposicionamento do Vale do Café no cenário turístico estadual

    O Rio de Janeiro é um dos estados com a maior concentração de produtos turísticos do Brasil. O desafio está em vender melhor tudo o que é oferecido, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor, e promover o desenvolvimento sustentável. Esse é o objetivo do trabalho que o Convention & Visitors Bureau do Vale do Café vem realizando na região há quase dois anos e foi tema da live de maio no Instagram do Fórum com a diretora-executiva da organização, Luciana De Lamare.

  • Fundação Ceperj apresenta estudo do impacto do setor de turismo no estado

    Medir o impacto da atividade turística na economia fluminense para instrumentalizar investimentos e corroborar para o aperfeiçoamento do planejamento estratégico do setor é o objetivo do estudo técnico realizado pelo recém-lançado Observatório do Turismo Fluminense. A iniciativa da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) foi apresentada nesta quarta-feira (10/03) durante a reunião virtual da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes.

  • Potencialidades do turismo de saúde no estado são debatidas em painel

    A pandemia da Covid-19 impactou duramente o setor de Turismo. Na busca por saídas, os especialistas apontam o potencial econômico do Turismo de Saúde, ainda pouco explorado no estado. Durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, nesta quarta (30/09), o grupo pode conhecer um pouco mais sobre quais são as cidades que atraem fluxos de outros municípios e regiões em busca de atendimentos de média e alta complexidade. Assista na íntegra. 

  • Turismo de saúde na prática será debatido na Câmara de Cultura, Turismo e Esportes

    A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes vai fazer um mergulho no turismo de saúde, suas potências e capacidades em seu próximo encontro que será realizado no dia 30 de setembro. No painel serão apresentadas as experiências bem-sucedidas de países como a Colômbia, além da iniciativa do Niterói Convention & Visitors Bureau, entidade que vem trabalhando o desenvolvimento do turismo de saúde naquele município mapeando parceiros e oportunidades. O aprofundamento do tema, que já esteve em debate em abrildeste ano quando foi discutido o papel que o Turismo de Saúde pode ter na retomada da economia pós-pandemia, foi definido na reunião virtual desta quarta (26/08).

  • Painel avalia os efeitos da pandemia e a retomada do setor de cultura do estado

    As perspectivas para área cultural e de entretenimento fluminense na retomada das atividades foram debatidas nesta segunda (06/07) durante um painel virtual transmitido pelo canal e perfil do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube e Facebook. O evento abriu a série “Diálogos da Retomada” e contou com a participação do presidente do Fórum e da Alerj, deputado André Ceciliano. Durante o encontro foram abordados os protocolos e diagnósticos elaborados por entidades do setor, além da contribuição do parlamento estadual para a recuperação desse segmento, responsável por 4% do PIB nacional.

  • Fórum da Alerj debate papel do turismo de saúde na economia do estado pós-pandemia

    O Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta quinta-feira (30/04), um debate por videoconferência sobre o papel que o Turismo de Saúde pode ter na retomada da economia pós-pandemia do coronavírus. O setor é caracterizado por viagens com finalidade de restauração do bem-estar na mente e corpo de uma pessoa e, segundo o Ministério do Turismo, seu crescimento se deve ao aumento da longevidade da população mundial e a busca por uma melhor qualidade de vida. O painel pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

  • Câmara de Turismo, Cultura Turismo e Esportes vai propor agenda para combate à crise

    A Câmara de Turismo, Cultura e Esportes do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reuniu remotamente nesta quinta (26/03) para debater agenda de ações para os próximos meses. Durante o encontro, foram discutidos os cenários e tendências pós crise, e medidas que podem aliviar esses três setores duramente afetados pela atual pandemia, como a abertura de crédito e utilização pelo poder público dos espaços ociosos como centros de convenção e hotéis. O grupo deve se organizar nos próximos dias para levar ao presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, sugestões de estruturação do setor de turismo no estado.

  • Aplicativo de eventos é apresentado no TCE-RJ a representantes de 39 cidades

    Trinta e nove municípios do Rio receberam nesta sexta-feira (13/12) o selo de capacitação em gestão de turismo, oferecido pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo. O "Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense" qualificou servidores da área turística e teve como objetivo promover ações de cooperação técnica e de integração regional para o desenvolvimento sustentável do turismo fluminense. Atualmente, apenas 10% das cidades possuem um plano de Turismo e cumprem o planejamento para o setor.

  • Aplicativo com calendário de eventos do estado pode alavancar turismo no interior

    A Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes teve o primeiro contato nesta quinta (07/11) com o protótipo do aplicativo que consolida o calendário de eventos dos 92 municípios fluminenses. A ideia é dar visibilidade ao que acontece em todo o estado, promovendo a interiorização do turismo e o desenvolvimento regional. Hoje, os setores de cultura, turismo e esportes juntos respondem por mais de 14% do PIB do estado.

  • Projeto “Caminhos do Brasil-Memória” será lançado neste sábado

    A partir deste sábado (19/10), os cariocas e turistas terão mais um motivo para vir ao Centro do Rio nos fins de semana. Será lançado no saguão do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, às 10h, o projeto “Caminhos do Brasil-Memória”, que reúne 11 museus e centros culturais do entorno da Praça XV e adjacências, num roteiro gratuito que conta a história e a formação do Brasil. A iniciativa foi apresentada nesta quinta (17/10) pelo subdiretor de Cultura da Alerj Nelson Freitas, durante a reunião da Câmara Setorial de Turismo, Cultura e Esportes, e recebeu contribuições dos presentes.

  • Mapa da Economia criativa é apresentado ao Fórum

    O Rio de Janeiro é o segundo estado do País com o maior número de profissionais da chamada “indústria criativa”. Segundo um estudo da Firjan de 2017 eram 99 mil profissionais no estado, o que deixa o Rio atrás apenas de São Paulo, que emprega 328 mil pessoas na área. A vocação do Rio de Janeiro para atividades relacionadas à produção de bens e serviços que utilizam a criatividade pode ser visualizada no Mapa da Economia Criativa apresentado nesta quinta (08/08) na reunião da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento. O projeto desenvolvido pela ESPM, por meio do seu laboratório de pesquisa LAB3i juntamente com o Think Rio, permite identificar onde estão os principais clusters de diversos setores da Indústria Criativa e recebeu contribuições dos membros da Câmara.

  • Plataforma digital reunirá calendário de eventos do estado

    O Rio de Janeiro vai ganhar uma plataforma digital com o calendário de eventos dos 92 municípios fluminenses. O anúncio foi feito nesta quinta (23/05) pela subsecretária de estado de Turismo Adriana Homem de Carvalho durante a reunião da Câmara de Turismo, Cultura e Esportes, do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Segundo ela, é prioridade da pasta reunir os dados sobre o turismo do estado em um único local. “Vamos unir esforços. Brincamos que temos dados soltos que precisam ser presos. Precisamos concentrar as informações para falarmos os mesmos números com relação a eventos, investimentos, chegadas e partidas de turistas e assim desenvolver políticas públicas de acordo com nosso tamanho”, afirmou Adriana.

  • Campanha quer gerar 170 mil novos empregos com turismo

    Resgatar o orgulho de ser carioca e atrair mais turistas é o objetivo da campanha “O Rio Não Para”, recém-lançada por um grupo de empresários de diversos segmentos do setor produtivo. O projeto foi apresentado nesta quinta (25/04) pelo gerente de operacional da ABIH-RJ Julio Correa durante a reunião da Câmara Setorial de Turismo, Cultura e Esportes.

  • Alerj discute diminuição de voos no Galeão em audiência pública

    A redução no número de voos domésticos e internacionais no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim foi o tema da audiência pública realizada nesta quinta-feira (28/03) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) pelas comissões de Economia, Indústria e Comércio presidida pelo deputado Renan Ferreirinha (PSB) e de Turismo, que tem como presidente o deputado Welbert Rezende (PPS). De acordo com Ferreirinha, entre 2012 e 2018, foi registrada uma queda de 23% no número de voos no Galeão e atualmente o aeroporto ocupa o quarto lugar na movimentação de passageiros em relação a outros aeroportos do país, como Guarulhos e Brasília. O motivo da evasão das companhias aéreas se deve a vários fatores como altos custos operacionais entre eles: tarifas de pouso, permanência e armazenamento.

  • Calendário de eventos pode contribuir para alavancar economia fluminense

    Os setores de cultura, turismo e esportes juntos respondem por mais de 14% do PIB do estado. Em tempos de crise, eles podem contribuir para alavancar a economia fluminense por meio da geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento regional. Por este motivo o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, em parceria com o Departamento de Geografia da Uerj estão trabalhando juntos na criação de um banco de dados que contenha informações sobre os eventos mapeados nos 92 municípios do estado. O levantamento preliminar foi apresentado nesta quarta durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, na Alerj, e recebeu contribuições de gestores públicos municipais e estaduais, além de representantes das instituições presentes ao encontro.

  • Editoras são convidadas a propor políticas públicas para a cadeia produtiva do livro

    A cadeia produtiva do livro possui forte presença no estado comprovada em números. Por aqui estão concentradas as principais editoras do país e, não por acaso, a sede do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). Em solo fluminense também são realizados grandes eventos literários e feiras como a Festa Literária de Paraty (FLIP), o Salão Carioca do Livro (LER), a Feira do Livro de Resende (FLIR), a Festa Literária das Periferias (FLUP), sem falar na Bienal Internacional do Livro, que disputa com o Rock in Rio o título de terceiro maior evento do estado, reunindo mais de 600 mil pessoas, atrás apenas do carnaval e réveillon. Só bibliotecas comunitárias são mais de 100 espalhadas pelos diversos municípios. Diante deste cenário, a Câmara de Cultura, Turismo e Esportes debateu nesta quinta (23/08) como garantir a resiliência do mercado editorial frente à crise que assola o país.

  • Perspectivas da cadeia produtiva do livro fluminense são debatidas no Fórum

    O mercado editorial brasileiro vem registrando queda nas vendas desde 2011, passando de R$7 bilhões para R$5 bilhões de faturamento neste período. Se excluídas as vendas ao governo e consideradas apenas as vendas para o mercado, a situação se agrava ainda mais e deixa claro a crise no segmento. Os dados foram apresentados nesta quinta (28/06) pelo professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fabio Sá Earp, durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes que debateu a cadeia produtiva do livro e seu impacto para a economia fluminense.

  • Gastronomia e economia criativa irão movimentar Câmara de Cultura, Turismo e Esportes

    A gastronomia como expressão da cultura foi um dos temas debatidos na primeira reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada nesta quinta (22/03), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ). Durante o encontro foi sugerida a elaboração de um mapa gastronômico do estado, nos moldes da publicação lançada por Minas Gerais, contendo detalhes da produção e dos eventos gastronômicos em cada um dos municípios", afirmou o jornalista Chico Junior, idealizador do Prêmio Maravilhas Gastronômicas.

  • Fórum e Uerj lançam Caderno de Cultura do Estado do Rio na Alerj

    Como a cultura se manifesta no território fluminense? Para responder a essa pergunta a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, produziu o Caderno de Cultura do Estado. Lançado em formato digital nesta quinta (09/11), durante o Seminário "Cultura e desenvolvimento local: o papel dos municípios", no Salão Nobre da Alerj, a publicação identificou como a cultura está estruturada e espacializada nos 92 municípios do Rio.

  • Ações que alavancaram o turismo da Costa Rica são apresentadas no Fórum

    Em 30 anos, a Costa Rica se reinventou. Do turismo de contemplação, baseado nas belezas locais, ao turismo de experiência que exalta o estilo de vida local, a cultura e suas comunidades, o PIB (Produto Interno Bruto) da atividade ultrapassou o das culturas tradicionais de café, banana, açúcar e abacaxi. Com a implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do setor, esse pequeno país da América Central transformou a atividade turística no principal motor de sua economia. Para conhecer como se deu a evolução do turismo na Costa Rica, a Câmara de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento do Rio recebeu nesta quinta (26/10) a professora Meylin Alvarado, da Escola de Ciências Geográficas da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA).

  • Paraty pode integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

    Paraty pode se tornar a primeira cidade do estado a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O anúncio foi feito por Marcos André Carvalho, assessor especial de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada nesta quinta-feira (29/06) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

  • Diagnóstico dos esportes na Região Serrana é apresentado em reunião do Fórum

    O mapeamento das vocações esportivas de municípios da Região Serrana foi apresentado nesta quarta (24/05) durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). O diagnóstico é produto do Lidera Rio nos Esportes, projeto do Sebrae em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e a Secretaria de Estado de Esportes e resultou na criação de um calendário esportivo regional. O projeto Lidera Rio nos Esportes teve como objetivo capacitar gestores públicos, profissionais e empreendedores a enxergar o esporte como uma ferramenta para alavancar negócios locais.

  • Legado olímpico será discutido pelo meio acadêmico

    Pensar os impactos dos Jogos Olímpicos e seu legado junto das universidades é a proposta do Fórum Olímpico 2017, que será realizado nos dias 4 e 5 de agosto na Universidade Santa Úrsula. Promovido pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, quando se comemora um ano da realização das Olimpíadas Rio 2016, o objetivo é envolver as instituições e sociedade na preservação do conhecimento, da gestão e também das instalações deixadas pelo evento.

  • Especialistas afirmam que legado olímpico depende da criação de um calendário de eventos

    Consolidar um calendário de eventos é um dos principais desafios do estado visando a garantir o legado deixado pelas Olimpíadas. A constatação foi feita durante a reunião da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes, realizada nesta quinta (30-03), no Conselho Regional de Contabilidade. O encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), reuniu representantes do setor público e privado ligados a esses três setores para debater como coordenar todos esses entes na criação de uma agenda forte, potencializando os benefícios e oportunidades trazidos com a realização dos Jogos Rio 2016.

  • Caderno de Cultura do Estado será lançado em dezembro na Alerj

    Apontar as vocações culturais de cada município do estado do Rio de Janeiro, transformando-as numa base de dados que poderá ser utilizada no incentivo a preservação e desenvolvimento cultural e econômico em cada região. Esse é o intuito do Caderno de Cultura do Estado, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A publicação, com data de lançamento prevista para o dia 13 de dezembro, teve o seu cronograma definido nesta quinta (29/09), durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ).