Câmara de Cultura, Turismo e Esportes assume desafio de traçar ações conjuntas para unir os 3 setores

A primeira reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada por videoconferência nesta quinta (13/04), recolheu sugestões de temas que devem estar no radar do grupo nos próximos meses. Durante o encontro, o grupo definiu que o grande desafio da Câmara em 2023 será encontrar um ponto de  intersecção para fomentar o crescimento desses três setores no estado. A reunião pode ser assistida na íntegra no canal do Fórum da Alerj no YouTube.

“Precisamos pensar de forma estratégica como envolver de forma conjunta as temáticas da cultura, turismo e esportes, que são muito importantes para o desenvolvimento das cidades”, afirmou Ana Gabriela do Carmo, engenheira florestal e representante do CREA-RJ.

Entre as pautas sugeridas está a regulamentação da lei que Institui o Programa de Turismo Pedagógico na rede estadual de educação (Lei 9990/23), recém-sancionada pelo governador Claudio Castro. O tema foi trazido pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Antônio Navega.

A medida possibilita o acesso dos alunos ao acervo cultural, artístico e turístico do Estado do Rio de Janeiro como a visitação a museus, bibliotecas, teatros, bairros, praças, entre outros equipamentos com valor histórico. O programa será coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, permitindo também que sejam firmadas parcerias com instituições públicas e privadas, inclusive para organização e realização de roteiros de visita. A adesão ao programa não é obrigatória por parte das escolas.

“Existe uma sinalização interessante do governador em juntar cultura, turismo, esporte e lazer. Nesse caso, não só o turismo será beneficiado com a visitação, como também os pontos de cultura que estão precisando de gente, utilizando os recursos da educação”, frisou Navega.

A ideia do grupo é elaborar também um projeto que contemple as diretrizes do Programa de Turismo Pedagógico. O próximo encontro da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes será no dia 16 de maio.