Fórum conhece agenda de trabalho da Comissão de Turismo da Alerj

Os membros da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes puderam conhecer nesta quinta (23/09) a agenda de trabalho da Comissão de Turismo da Alerj. Durante o encontro virtual, a deputada Alana Passos, que preside a Comissão, apresentou as ações do parlamento estadual para o setor e recebeu contribuições do grupo visando a retomada das atividades turísticas do Rio de Janeiro. A reunião pode ser assistida na íntegra no canal do Fórum no YouTube.

“A Comissão de Turismo vem trabalhando para que a legislação estadual permita o desenvolvimento do setor turístico. Essa reunião é importante para apresentar o trabalho feito por nós ao longo do ano, quando realizamos cinco audiências públicas, e apresentar nossa agenda de futuro para que haja uma integração com as instituições que fazem parte do Fórum da Alerj e assim alavancarmos a economia do estado”, afirmou a deputada.

Segundo Alana, o turismo rural também estará no foco da Comissão, além da realização do Fórum Estadual de Turismo da Alerj junto às Câmaras Municipais. Sobre as próximas audiências, ela contou que a Comissão irá debater para instruir parecer sobre as emendas do projeto de lei que institui a Política Estadual de Turismo no Rio de Janeiro.

“O anteprojeto de lei foi apresentado na reunião do Conselho Estadual do Turismo e sofrerá algumas modificações antes de ser apresentado na Alerj. Assim que ele chegar, a Comissão marcará uma audiência para debatê-lo e convidaremos os membros do Fórum para participar conosco”, afirmou.

Outro projeto que ainda será debatido é o que institui o Programa Estadual de Incentivo a Divulgação do Turismo, Arte, Cultura e Negócios (PL 1867/2016) nos municípios do estado. “Estou com a relatoria deste projeto e aguardo o PL da Política Estadual de Turismo para marcar uma audiência, pois a criação de um fundo estadual de turismo pode vir a contribuir muito com o debate e a relatoria”, observou a parlamentar.

A Comissão ainda realizará uma oitiva com o trade turístico, com relação ao Projeto de Lei 1433/2019 e ao Decreto Legislativo número 20/2019, que modificam a composição do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro.

A importância do trabalho em rede para o desenvolvimento do turismo do estado foi destacada por diversos representantes das entidades presentes na reunião. A Fundação CEPERJ, que está reestruturando o seu observatório do turismo também se colocou à disposição para contribuir com levantamento de dados, além da capacitação para trabalhar no setor.

“Estamos levantando as temáticas que dizem respeito ao turismo no estado e queremos estabelecer parcerias com todos os diferentes atores sociais do setor. Esse tipo de encontro de hoje é essencial para compreender o que está sendo realizado nas diferentes frentes. Estamos abertos a desenvolver parcerias e trabalhar em projetos de capacitação no processo de desenvolvimento da atividade turística”, frisou Marina Morettoni.

Já o professor Carlos Lidzia, da Universidade Federal Fluminense, colocou a academia à disposição da Comissão na realização de pesquisas para subsidiar os parlamentares com dados e informações em prol do setor do turismo, como o laboratório de políticas públicas do turismo.

“Temos diversas pesquisas em andamento na UFF ligadas ao turismo, como o fortalecimento de turismo rural, projetos náuticos, cultura e educação turística nas escolas. Atualmente coordeno dois grupos de pesquisa. Um trabalha a questão da hospitalidade na inclusão de pessoas com deficiência, com pesquisa aplicada há oito anos, em parceria com o SESC-RJ e com a Rede FAETEC. O outro projeto trabalha o patrimônio cultural e ambiental nos espaços militares. É a faculdade devolvendo a sociedade de forma prática, gerando conhecimento e bem-estar, além de novas oportunidades”, contou.