Turismo Rural como atividade secundária pode fortalecer produtor rural familiar

Com a pandemia, o turismo de proximidade ganhou forças com os deslocamentos mais curtos. A tendência é uma oportunidade para o estado do Rio de Janeiro que apresenta uma grande diversidade de paisagens no interior com potencial para atrair visitantes e promover o turismo rural. De acordo com pesquisadores, a agricultura familiar pode se beneficiar do turismo rural como atividade secundária, gerando renda extra e o desenvolvimento regional. O tema foi debatido nesta quarta-feira (08/12) durante uma reunião virtual da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes.

“É um momento muito oportuno de valorização do campo com uma busca pelo turismo de experiência. A aliança entre o turismo e o espaço rural contribui para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios fluminenses, promovendo o fortalecimento de identidades locais e regionais. Além disso, a pluriatividade como alternativa complementar de renda para o agricultor familiar, impacta na melhoria da qualidade de vida e no combate ao êxodo rural”, frisou a diretora de Gestão e Desenvolvimento da Setur-RJ, Valéria Lima, responsável pelo projeto Vivências do Rio Rural – A Geração de oportunidades pela via do turismo fluminense, em tempos de pandemia. A iniciativa faz parte do Programa CapacitaAgro, da Pesagrado e Faperj e tem como público-alvo produtores rurais, profissionais do setor, gestores, agentes públicos e empreendedores locais.

Durante o encontro, o geógrafo Gláucio Marafon, professor titular do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apresentou o levantamento sobre o papel das paisagens rurais fluminenses na retomada do turismo rural no estado do Rio de Janeiro. O estudo conta com fomento da Faperj e apoio da Secretaria de Estado de Turismo, além da parceria com as secretarias municipais de turismo e Agricultura. O projeto tem como objetivo compreender as paisagens rurais resultantes da prática da agricultura familiar no estado registradas em fotografia e elaborar um Atlas digital das 12 regiões turísticas e os 92 municípios fluminenses. Está também prevista a realização de um evento sobre turismo rural de 5 a 7 de abril e uma exposição para exibição das fotografias.

“O Rio de Janeiro explora, sobretudo, o turismo de sol e praia e pouco olha para o seu interior, no sentido de ver esse espaço rural. O projeto procura dar visibilidade a área rural e suas atividades”, explicou Gláucio, que destacou o fato de o Rio de Janeiro ser uma das poucas unidades federativas em que em 4/5 horas de carro é possível percorrer todo o estado. “Isso possibilita a criação de eixos e circuitos turísticos no interior para alavancar o turismo rural”, completou.