Câmara de Cultura, Turismo e Esportes recolhe sugestões de temas para serem trabalhados em 2024

Durante a primeira reunião do ano da Câmara Setorial de de Cultura, Turismo e Esportes, realizada on-line nesta terça-feira (05/03), foram consolidados os temas que devem fazer parte da agenda de trabalho em 2024. Entre as sugestões apresentadas pelo grupo estão questões de infraestrutura que favoreçam o turismo de proximidade, como os gargalos no trânsito nas rodovias, e também de segurança pública no interior do estado.

De acordo com Marcelo Abelha, diretor da Rio Visit Convention Bureaus, o trânsito nas vias do estado impacta negativamente o turismo bate-volta ou de fim de semana, que envolve deslocamentos mais curtos, e tem sido tendência desde a pandemia.
"O estado recebe muitos turistas de Minas Gerais, como Juiz de Fora, que aproveitam a proximidade para conhecer destinos fora como a Região dos Lagos. Porém, esse número poderia ser maior se não fossem os engarrafamentos nas vias até esses locais. É um dinheiro novo que está sendo perdido enquanto não revermos esse fluxo", detalhou.

Abelha também citou que uma parceria com a TV ALERJ para divulgar os destinos do interior do estado seria muito positiva para o setor do turismo.

"O Rio de Janeiro recebe um pouco mais de 33% de todos os turistas estrangeiros do país, com a cidade do Rio de Janeiro em primeiro lugar, seguida por Búzios. Porém, temos potencial para receber muito mais. A Alerj pode nos ajudar nessa pauta reunindo representantes do setor de turismo e sensibilizando os deputados para as demandas do setor. O mapa do turismo mostra que o setor mudou e os outros estados estão fazendo o seu dever de casa, precisamos nos unir para isso também", reforçou o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega.

O vice-diretor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Lidizia, destacou que existem muitas instituições trabalhando para desenvolver o turismo no estado, mas as iniciativas não convergem.

"Temos diversas ações para o turismo, mas cada instituição um fazendo o seu. Precisamos trabalhar em rede. Fechamos três grandes projetos com a Embratur. Uma das iniciativas, coordenadas por mim, inclui a criação de um aplicativo aberto que vai possibilitar a inventariação de todos os equipamentos turísticos do estado. Também estamos lançando um hub de turismo e inovação com a parceria de todas universidades. O que a gente precisa agora é divulgar esses projetos", salientou.

Ao final do encontro, o subdiretor-geral reuniu todas as sugestões de tema em um único arquivo e disponibilizou para os membros da Câmara fazerem suas observações.

A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum da Alerj no Youtube clicando aqui