Câmara de Turismo, Cultura Turismo e Esportes vai propor agenda para combate à crise

A Câmara de Turismo, Cultura e Esportes do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reuniu remotamente nesta quinta (26/03) para debater agenda de ações para os próximos meses. Durante o encontro, foram discutidos os cenários e tendências pós crise, e medidas que podem aliviar esses três setores duramente afetados pela atual pandemia, como a abertura de crédito e utilização pelo poder público dos espaços ociosos como centros de convenção e hotéis. O grupo deve se organizar nos próximos dias para levar ao presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, sugestões de estruturação do setor de turismo no estado.

“Estávamos em um momento em que o turismo estava se recuperando, com melhora na ocupação de quartos da rede hoteleira. Nesse momento, turismo, cultura e esportes terão que caminhar mais do que nunca juntos e teremos que olhar melhor o turismo interno, que envolve mais de 50 setores”, afirmou o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro, Marco Navega.

Espera-se, assim que as medidas restritivas de circulação forem sendo reduzidas, que haja uma procura maior pelos destinos próximos, tendo as reservas e parques naturais um maior valor agregado nesse período. Enquanto isso não acontece, os membros da Câmara sugerem trabalhar a comunicação e divulgação da diversidade de destinos, bem como as belezas e pontos turísticos desconhecidos pela população fluminense.

“Temos muitos destinos, mas que são pouco conhecidos. Precisamos trabalhar melhor a divulgação deles. No momento em que flexibilizarem as medidas de isolamento, alguns locais turísticos terão uma maior valorização e o contato com a natureza deverá ser tendência. As pessoas vão optar por viagens de proximidade, pela possibilidade de ir de carro porque não vão querer passar muito tempo em aviões e gastar em dólar”, prevê a diretora executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, Luciana de Lamare. Segundo ela, esse momento também é importante para treinar os funcionários dos estabelecimentos turísticos. "Estamos oferecendo consultoria aos empresários para que eles pensem em medidas de sustentabilidade, para reduzir custos nesse momento. Uma coisa é certa: ninguém sairá igual dessa crise", concluiu. 

O grupo também decidiu realizar no dia 30 de abril, data da próxima reunião, das 10h às 12h, um painel para abordar o Turismo de Saúde, que também apresenta boas perspectivas de mercado para o setor e pode ser uma oportunidade após a crise.

"Precisamos nesse momento atuar tanto mapeando medidas rápidas que podem ajudar a reduzir o impacto da pandemia nos setores, principalmente no interior do estado, quanto pensar em alternativas e conhecer melhor setores pouco vistos normalmente. Temos muitos especialistas e médicos renomados no estado, e organizar esse setor para trabalhar junto com a hotelaria, pode ser uma oportunidade", ressalta a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha. O painel será realizado on-line, através da plataforma zoom e ficará disponível no canal do youtube do Fórum de Desenvolvimento do Rio