Rio de Janeiro terá bolsa para ativos sustentáveis que pode movimentar até US$ 100 bilhões em créditos de carbono

O segundo debate sobre mercado de carbono e Pagamentos por Serviços Ambientais, realizado remotamente nesta terça (6/12) reuniu especialistas que estiveram presentes na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), em novembro no Egito, para aprofundar mais os dois temas e trazer o que foi debatido durante o evento. Uma das apostas do estado nessa agenda é a implantação de uma bolsa de negociação exclusiva para ativos sustentáveis, que, segundo estudos, pode movimentar US$100 bilhões em créditos de carbono até 2030.

Leia mais...

Rio em Foco: especialistas afirmam que maior acesso e qualidade do ensino dependem de outros setores

O quinto capítulo da série Agenda de Futuro continua com foco na educação. Reitores e presidentes de instituições elencaram nesta edição do Rio em Foco, que vai ao ar segunda-feira (05/12), a segurança pública, a mobilidade urbana, o saneamento básico, além de investimentos em ciência, tecnologia e inovação e também o mercado de óleo e gás como importantes setores que estão diretamente ligados à ampliação do acesso e da qualidade do ensino para a população.

Leia mais...

Discussões sobre mercado de carbono e PSA na COP-27 são temas de encontro do Fórum

Dando continuidade ao debate sobre o mercado de carbono e os Pagamentos por Serviços Ambientais, o Fórum da Alerj promove na próxima terça-feira (06/12), das 10h às 12h, um painel on-line para reverberar o que foi discutido sobre os dois temas na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27) realizado em novembro no Egito.

Leia mais...

Edição de novembro da roda de conversa mostra transformação de projetos em negócios de impacto

A 9ª edição da roda de conversa “Mulheres que Impactam”, realizada nesta quinta (24/11), apresentou duas iniciativas que com apoio de instituições dinamizadoras trilham o caminho do empreendedorismo de impacto socioambiental. O bate-papo mediado pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do Movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, pode ser conferido na íntegra no Youtube.

Leia mais...

Rio em Foco: investimentos em tecnologia e reindustrialização são essenciais para avanço do estado

O quarto episódio da Agenda de Futuro 2023 segue entrevistando reitores de universidades e presidentes das 68 instituições que compõem o Fórum de Desenvolvimento da Alerj para conhecer as principais propostas e pilares que precisam estar no radar dos legisladores nos próximos quatro anos. Nesta segunda-feira (28/11) os entrevistados são os reitores Denise Pires, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raúl Ernesto Palácio, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e Maria Beatriz Balena, da Universidade Veiga de Almeida. Para eles, é preciso garantir investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a reindustrialização, para que o estado entre na rota do desenvolvimento.

Leia mais...

Comissão de Ciência e Tecnologia e Fórum recolhem contribuições sobre lei que institui conselho estadual do setor

Com o objetivo de coordenar esforços na área de Ciência e Tecnologia, reunindo o setor público e a sociedade civil num mesmo espaço decisório, a Lei nº 9.809/22, que institui o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e um conselho estadual para o mesmo tema foi aprovada em julho deste ano. Nesta segunda-feira (21/11), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) reuniu, em audiência pública conjunta da Comissão de Ciência e Tecnologia e do Fórum de Desenvolvimento do Rio, contribuições das partes interessadas para o aperfeiçoamento da medida. A lei é de autoria dos deputados Gustavo Tutuca (PP) e Waldeck Carneiro (PSB). Para assistir na íntegra, clique aqui.

Leia mais...

Fórum realiza 9ª edição da roda de conversa “Mulheres que Impactam”

A edição de novembro da roda de conversa “Mulheres que Impactam” será realizada on-line no dia 24, das 11h às 12h30. No encontro, a secretária-geral do Fórum da Alerj, Geiza Rocha, baterá um papo com duas empreendedoras de impacto que irão contar como seus negócios nasceram e a importância das instituições dinamizadoras para o desenvolvimento e crescimento dos mesmos.

Leia mais...

Rio em Foco: 3º episódio da Agenda de Futuro aborda os desafios do acesso à educação superior

O estado do Rio de Janeiro possui uma grande oferta de cursos de nível superior em universidades públicas e privadas, porém, democratizar o acesso ainda é um desafio. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (21/11) especialistas elencam os principais entraves da educação superior no estado e o que pode ser feito para ampliar essas oportunidades.

Leia mais...

Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais continuarão em destaque no Fórum

As Câmaras de Desenvolvimento Sustentável, Agronegócios, além do Grupo de Trabalho do Selo Arte vão dar prosseguimento ao debate sobre Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais. A ideia é realizar um novo painel em dezembro para reverberar o que foi discutido sobre os dois temas na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), que está sendo realizada no Egito. A sugestão foi apresentada nesta quarta (16/11) durante a reunião on-line conjunta dos grupos.

Leia mais...

Fórum debate regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Após aprovar o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 9.809/22), organizado em regime de colaboração entre entes públicos e privados, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro debate no dia 21 de novembro a implementação da legislação. O evento híbrido acontece das 14h às 16h na sede da Alerj, na sala 1801. As inscrições devem ser feitas pelo link www.bit.ly/INOVACAORJ

Leia mais...

Rio em Foco: especialistas afirmam a importância dos investimentos em tecnologia no campo educacional

A pandemia acelerou diversas mudanças em diferentes setores, e a educação foi uma delas, o que provocou uma nova configuração do ensino por meio de novas ferramentas tecnológicas. No segundo capítulo da série Agenda de Futuro desta segunda-feira (14/11) especialistas abordam os desafios e as soluções encontradas durante a pandemia da Covid-19 e os avanços necessários no campo educacional para os próximos 4 anos.  

Leia mais...

Rio em Foco: novembro marca o início da Agenda de Futuro 2023 e o turismo é o primeiro pilar apresentado no projeto

Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 70 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado do Rio em entrevista para o Rio em Foco. Nessa segunda-feira (07/11) o primeiro episódio inédito traz o turismo como um setor estratégico para o Rio.

Leia mais...

Fórum lança 2ª edição do projeto “Agenda de Futuro”

O lançamento da segunda edição da Agenda de Futuro acontece nesta segunda-feira, 07/11, uma iniciativa do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, órgão da Alerj que reúne ao longo do ano 70 instituições que o compõem para elencarem importantes pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico e sustentável do estado do Rio, e que são entregues aos parlamentares da Casa.

Leia mais...

Movimento Rio de Impacto participa de diálogo sobre inovação econômica na Casa Firjan

A secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do Movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, participou nesta terça (01/11) de um debate sobre inovação econômica na Casa Firjan. O encontro contou com a participação do cofundador do Sistema B internacional, Pedro Tarak, referência em negócios de impacto e políticas públicas, e diversas organizações de impacto do ecossistema fluminense.

Leia mais...

Rio em Foco: após 90 anos do Manifesto da Educação, especialistas afirmam que os desafios ainda são os mesmos

Os 90 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação é tema do Rio em Foco desta próxima segunda-feira, 31/10. O presidente da Associação Brasileira de Educação, ABE, professor Paulo Alcântara Gomes, entrevistado do programa, fala sobre os desafios no campo educacional no Brasil e de que forma esse documento pode servir como uma robusta ferramenta de transformação e mudança no Brasil.

Leia mais...

Fórum participa de painel sobre transformação digital no turismo em evento da Unigranrio

A secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, representou a instituição no IV Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo realizado nesta quinta-feira (27/10) pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio).Geiza Rocha integrou a mesa que debateu a transformação digital do setor e ressaltou os esforços realizados pelo parlamento estadual para capilarizar a inovação na cadeia produtiva fluminense. Para assistir na íntegra, clique aqui.

Leia mais...

Empreendedoras de Impacto citam gestão financeira como um dos principais desafios para quem está iniciando um negócio

Os aprendizados e as demandas dos negócios de impacto que receberam apoio de instituições dinamizadoras em suas jornadas foram tema de mais uma edição da roda de conversa Mulheres que Impactam, realizada nesta quinta (27/10), e transmitida ao vivo pelo Canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no Youtube. A gestão financeira é apontada como um dos principais desafios desse modelo de empreendimento.

Leia mais...