Rio em Foco aborda potencial do estado para produção de hidrogênio verde, considerado combustível do futuro  

O hidrogênio verde é uma das apostas para um futuro neutro e sem carbono e o Brasil vem reunindo esforços para entrar de vez no mapa global dessa tecnologia, como é o caso do estado do Rio de Janeiro que conta com um projeto-piloto de desenvolvimento dessa indústria, visando à vanguarda da sustentabilidade do país. No Rio em Foco desta segunda-feira (08/08), o desenvolvedor de negócios sustentáveis do Porto do Açu, Felipe Segantine, detalha as oportunidades e os desafios desse setor. 

Leia mais...

ABA entra para o rol de instituições do Fórum

A Associação Brasileira de Advogados (ABA) é a mais nova integrante do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, que agora soma 70 entidades. A instituição será representada pela Comissão Nacional de Estudos em direitos sociais, diversidade e inclusão tendo como membros a presidente Fernanda Prado dos Santos e a vice-presidente Daniela Azevedo Marques.

Leia mais...

Câmara de Infraestrutura e Logística recebe demandas do setor de cargas e transporte do estado

A Câmara de Infraestrutura e Logística se reuniu nesta quinta-feira (04\08) para desenhar a agenda de trabalho do segundo semestre. Na ocasião, foram abordados temas como o esvaziamento do Galeão, roubo de cargas e o funcionamento do RioLog, programa de Fomento ao Comércio Atacadista e Centrais de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais...

Fórum divulga agenda de reuniões de agosto

Nesta quinta-feira (04/08), o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico dá início às reuniões das Câmaras Setoriais mais os grupos de trabalho no segundo semestre para debater temas que alavanquem o crescimento econômico do estado. O primeiro encontro será o da Câmara de Infraestrutura e Logística que acontece hoje, das 14h às 16h. Todas as reuniões podem ser assistidas, ao vivo, pelo canal do Fórum no Youtube.

Em agosto também estão previstos a realização de dois painéis. No dia 18 de agosto, às 10h, a Câmaras de Energia e Tecnologia terão uma reunião conjunta sobre eletromobildade, que se trata do uso de veículos movidos a eletricidade. Já no dia 24 de agosto a Câmara de Agronegócios realizará um painel para abordar as oportunidades e desafios da produção de grãos para o estado do Rio de Janeiro.

Confira a agenda de agosto:

04/08

14h - Reunião CS Infraestrutura e Logística

10/08

10h – Reunião CS Desenvolvimento Sustentável

 12/08

10h – Reunião CS. Gestão Políticas Públicas

14h - Reunião CS Formação Profissional

17/08

10h – Reunião CS Cultura, Turismo e Esportes

18/08

10h – Painel CS Tecnologia/ Energia - Eletromobilidade

14h – Reunião GT Selo Arte

 24/08

10h - Painel CS Agronegócios - “Painel sobre as oportunidades e desafios da produção de grãos para o estado do Rio”

14h - Reunião Rio de Impacto

Redes e conexões impulsionam e mudam a realidade de negócios de impacto

A quinta edição da roda de conversa “Mulheres que Impactam”, realizada nesta quinta (28/07), ressaltou a importância das redes para o desenvolvimento dos negócios de impacto. Para as empreendedoras participantes, as conexões possibilitam uma troca ativa que contribui para o crescimento dos negócios.

Leia mais...

Lei que institui Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é sancionada

O Rio de Janeiro tem agora um Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado em regime de colaboração entre entes públicos e privados. A Lei nº 9.809/22 foi sancionada, com alguns vetos, pelo governador Claudio Castro e publicada em edição extra do Diário Oficial na última segunda-feira (25/07). O Sistema tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico, além da inovação como elemento fundamental da estratégia de desenvolvimento social, econômico e tecnológico fluminense.

Leia mais...

INPI confirma qualidade e características únicas da laranja da região de Tanguá

O Rio de Janeiro tornou-se o primeiro estado do país a ter a qualidade das suas laranjas reconhecidas. A fruta, produzida na Região de Tanguá (municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Araruama), acaba de receber a Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma espécie de selo, comprovando que a origem do produto lhe confere características únicas.

Leia mais...

Inovação é destaque no Fórum no primeiro semestre de 2022

A inovação esteve no centro das ações nesse primeiro semestre de trabalho do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico. Após a Alerj ter sido pioneira ao instituir o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel (Lei 9.151/20), a diretoria da Casa reuniu gestores municipais para entender os avanços e pensar soluções de implementação do 5G nas cidades a partir da utilização dos recursos do Fundo Soberano. No encontro foi destacado o protagonismo do estado que mais atualizou leis municipais para a implementação da tecnologia 5G, tanto em números absolutos quanto percentuais.

Leia mais...

Fórum realiza mais uma edição da roda de conversa “Mulheres que Impactam”

A edição de julho da roda de conversa "Mulheres que Impactam'' acontece nessa quinta-feira (28/07), das 11h às 12h30. O bate-papo, comandado pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do movimento Rio de Impacto, aborda a trajetória de mulheres à frente de negócios de impacto e como as entidades apoiadoras contribuem para alavancar esses empreendimentos. O painel pode ser acompanhado, ao vivo, pelo canal do Fórum da Alerj no Youtube 

Leia mais...

Nova edição do Cadernos de Desenvolvimento Fluminense traz agenda para crescimento socioeconômico do RJ

A Fundação Ceperj, em parceria com a UERJ, acaba de lançar mais uma edição do Cadernos de Desenvolvimento Fluminense. A publicação aborda a construção de uma agenda de desenvolvimento a partir da proposição de diálogos e menciona, já no editorial, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico como um espaço de reflexão para aprofundar essas questões, reunindo pesquisadores, sociedade civil e as esferas de governo para debater indicações de caminhos para o crescimento econômico e social do estado.

Leia mais...

Alerj mobiliza esforços para reverter cortes de recursos para universidades e institutos federais de educação

Um quadro dramático foi desenhado por reitores e dirigentes de universidades e institutos de ensino federais em audiência pública na manhã desta segunda-feira (11/07), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), diante do corte de orçamento da Educação previsto para este ano. Durante a audiência, convocada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), os reitores disseram que a perda de recursos vem ocorrendo desde 2019, mas que agora ameaçam paralisar as atividades. A perspectiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - a maior e uma das melhores do país - é interromper serviços e pagamentos a partir de outubro. Situação semelhante vivem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e demais instituições. O encontro pode ser assistido na íntegra clicando aqui.

Leia mais...

Alerj debate orçamento das universidades federais sediadas no estado do Rio

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e a Assessoria Fiscal, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vão realizar um evento para debater o orçamento das instituições federais de ensino sediadas no Rio. Todas as entidades – que englobam universidades e institutos federais, além do Colégio Pedro II - tiveram em média perdas orçamentárias de 50% comparando os anos de 2015 e 2022. O debate acontecerá na próxima segunda-feira (11/07), a partir das 10h, no Plenário da Alerj, localizado na Rua México, 125, Centro do Rio. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), comandará o encontro.

Leia mais...

Arroz anã: tesouro descoberto na Região Serrana do estado do Rio é tema do Rio em Foco

O arroz anã, espécie de arroz produzida na localidade de Porto Marinho, situada no município de Cantagalo, tem potencial de se tornar um produto reconhecido com o certificado do Índice de Indicação Geográfica (IG), selo emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), comprovando que a origem do produto lhe confere características especiais. No Rio em Foco desta segunda-feira (04/07), a Chef Embaixadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RJ), Teresa Corção, e o Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Celso Merola, explicam como as qualidades singulares desse cereal podem incorporá-lo ao roteiro turístico e gastronômico do país.

Leia mais...

Para especialistas, nova lei de licitações deixa promoção da sustentabilidade nas mãos dos gestores públicos

As perspectivas da sustentabilidade com a aplicação da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133) foram debatidas nesta sexta (01/07) durante um seminário organizado pela Rede Legislativo Sustentável do qual a Alerj faz parte desde 2019. A roda de conversa foi mediada pelo auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Elieser Cavalcante, e contou com a participação das secretárias do TCU Tânia Chioato e Francismary Maciel, além da servidora Ana Cristina de Araújo, do Tribunal de Contas do Acre, que compartilharam ações para estimular o setor público a adotar uma agenda de sustentabilidade. De acordo com os especialistas, está nas mãos dos gestores públicos agora promover processos licitatórios sustentáveis. O evento pode ser assistido aqui.

Leia mais...

Roda de Conversa aborda impacto da aceleração em negócios sociais voltados para produtos naturais

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico reuniu nesta quinta (30/06) duas empreendedoras de impacto que abordaram o papel das instituições dinamizadoras no desenvolvimento dos seus negócios. Os dois empreendimentos apresentados na 4ª edição do projeto “Mulheres de Impacto” têm em comum o fato de comercializarem produtos naturais artesanais, sejam alimentícios ou terapêuticos, e foram alavancados pela aceleração e criação de redes. O bate-papo pode ser conferido na íntegra no canal do Fórum no Youtube.

Leia mais...

Live apresenta a 2ª edição do programa Natureza Empreendedora

Na última quinta-feira (30/06) a coordenadora do Movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, conversou com André Dias, da Fundação Grupo Boticário, e Carla Panisset, do Sebrae RJ, que apresentaram as novidades da segunda edição do programa Natureza Empreendedora. Trata-se de uma iniciativa multisetorial da Fundação Grupo Boticário, em parceria com o Sebrae RJ, e outros atores do território da Baía de Guanabara vinculados ao Movimento Viva Água. O programa foi desenhado com o objetivo de fortalecer, apoiar e viabilizar uma maneira prática dos negócios de impacto socioambiental se desenvolverem e se fortalecerem nesse território.

Leia mais...

Bate-papo com empreendedoras de impacto aborda o desenvolvimento dos negócios sociais

A 4ª edição da roda de conversa "Mulheres que Impactam" vai receber mais duas empreendedoras sociais para contar um pouco sobre o desenvolvimento dos seus negócios. O bate-papo mediado pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do Rio de Impacto, Geiza Rocha, será realizado nesta quinta (30/06), das 11h às 12h30 e pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube.

Leia mais...

Grupo de Trabalho do Selo Arte organizará evento sobre novo decreto federal que regulamenta produção de queijos artesanais

O Grupo de Trabalho do Selo Arte, coordenado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio vai organizar, em agosto, um painel sobre o decreto federal nº 11.099, que regulamenta a lei nacional, que instituiu o Selo Arte, e a norma que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais. A decisão foi articulada em reunião realizada na quinta-feira (29/06) e pode ser assistida novamente clicando aqui

Leia mais...

Fórum dos Consórcios discute, na Alerj, modelos de gestão e repasse de recursos para a Saúde

O Primeiro Fórum dos Consórcios de Saúde do Estado do Rio de Janeiro reuniu parlamentares, prefeitos, gestores públicos e o secretário de Estado de Saúde Alexandre Chieppe para discutir modelos de gestão e financiamento de políticas públicas para o setor. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na segunda-feira (27/06), e contou com o apoio do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. Assista clicando aqui

Leia mais...