Fórum da Alerj promove debate sobre uso do plástico e seu impacto social

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu o seminário “Plástico e Políticas Públicas: alternativas e soluções” através do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (28/09), no Plenário do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense. O encontro debateu o uso do plástico e seus impactos social, econômico e no meio ambiente e a criação de um grupo de trabalho junto com a Casa Civil para a regulamentação das leis sobre essa questão.

Leia mais...

Câmara de Tecnologia vai debater as compras públicas de inovação

Debater as ferramentas de estímulo às compras públicas de inovação será o próximo passo da Câmara de Tecnologia, do Fórum da Alerj. Enquanto aguarda a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Governo do Estado, o grupo decidiu promover um painel para abordar a temática, aproveitando o poder de compra do Estado para o fomento da ciência e desenvolvimento tecnológico. A sugestão foi trazida pelo grupo, na reunião ordinária realizada na última quarta-feira (27/09).

Leia mais...

Fórum debate oferta e demanda da formação profissional de nível médio

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo preparar o aluno para o exercício de uma profissão, desenvolvendo as competências exigidas pelo mundo do trabalho. De acordo com especialistas, existe uma carência desses profissionais no setor produtivo, onde sobram vagas por falta de qualificação. Na reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, realizada na última quarta-feira (26/09), foram apresentadas propostas de melhorias legislativas para aumentar a participação de jovens e adultos nos cursos de formação técnica de nível médio, além do debate sobre a valorização social de alunos e profissionais técnicos de nível médio. O encontro pode ser assistido na íntegra no Canal do Fórum da Alerj no Youtube.

Leia mais...

Estado tem diversos desafios para se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação e poder exportar produtos de origem animal

O Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA) e os impactos negativos nos âmbitos econômico e social para o Brasil e para o setor pecuário fluminense, no caso de não cumprimento dos requisitos estabelecidos no Plano, foram debatidos nesta quinta (14 / 09), em reunião do Fórum da Alerj. O encontro contou com a participação do auditor fiscal federal agropecuário e chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA / SFA-RJ) do Ministério da Agricultura (MAPA), Luis Eduardo da Silva, que que alertou sobre os problemas que o Rio de Janeiro enfrentará não atendendo as normativas previstas no PE-PFNE.

Leia mais...

Alerj vai sediar 2ª edição de evento que debaterá o plástico em políticas públicas

 O plástico está presente em todos os momentos da nossa vida e o seu descarte incorreto é um dos grandes desafios da atualidade. Com o intuito de debater políticas públicas que unam inovação e desenvolvimento sustentável, a Alerj, por meio do Fórum de Desenvolvimento Estratégico, sediará, no dia 28 de setembro, o seminário "Plásticos e Políticas Públicas: alternativas e soluções", realizado pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ) em parceria com a  Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade  e a empresa petroquímica Braskem. O encontro será realizado das 08h30 às 12h, no Plenário da Casa.

Leia mais...

Fórum da Alerj concorre ao Prêmio UNALE Assembleia Cidadã

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico está participando da 4ª edição do Prêmio UNALE Assembleia Cidadã, na categoria Projetos Especiais. A premiação da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) visa incentivar projetos que busquem a humanização do serviço público e do Poder Legislativo.

Leia mais...

Câmara de Tecnologia tem reunião de alinhamento sobre a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Câmara Setorial de Tecnologia se reuniu nesta quinta-feira (31/08) para se inteirar e fazer uma reflexão sobre os pontos debatidos nas reuniões do Grupo de Trabalho, criado pelo Governo do Estado, para debater a regulamentação da Lei que cria o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (da Lei Nº 9.809/22).

Leia mais...

Rio em Foco aborda 20 anos de história do Fórum da Alerj

Em agosto de 2023, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado – Jornalista Roberto Marinho, completou 20 anos de existência. E para contar essa história, a segunda edição do programa Rio em Foco desta segunda-feira (28/08) destacou os momentos mais importantes e emblemáticos desse órgão. 

Leia mais...

Estudo da SEPLAG sobre a evolução das concentrações econômicas no estado nos últimos 15 anos é apresentado no Fórum

O "Índice de Relevância Territorial: diagnóstico da estrutura produtiva fluminense", elaborado pela Secretaria estadual de Planejamento e Gestão, foi apresentado nesta terça-feira (22/08) durante a reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica. O estudo deu origem a uma nota técnica que aborda a competitividade no estado do Rio de Janeiro, identificando os setores industriais relevantes e a evolução da estrutura produtiva industrial fluminense desde o ano de 2006 até 2020.

Leia mais...

Fórum da Alerj comemora 20 anos de atuação com destaque nacional

Como forma de celebrar os 20 anos do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta segunda-feira (21/08) uma sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, sua sede histórica. A Alerj é a única casa legislativa do país a ter um fórum destinado à participação de instituições da sociedade civil, que fornecem dados e promovem discussões para a formulação de novas leis no estado.

“Os últimos 20 anos da Alerj foram atravessados por profundas mudanças. Algumas naturais e esperadas, outras imprevisíveis. Mas esta Casa nunca deixou de ser um pilar essencial da democracia, dos avanços sociais, da busca de soluções, do diálogo e da inovação. E grande parte disso passou pelo Fórum da Alerj”, destacou a deputada Tia Ju (REP), 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa e responsável pela condução dos trabalhos do Fórum.

O chefe do Poder Legislativo, deputado Rodrigo Bacellar (PL), se comprometeu em continuar a fortalecer a integração do Parlamento com as instituições do Fórum da Alerj. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, destacamos a necessidade de amplo diálogo independentemente de posições políticas. Há 20 anos, o Fórum tem sido fundamental para aprovação de programas e projetos de lei. Ele se tornou uma peça fundamental para o desenvolvimento do estado”, disse em comunicado lido por Tia Ju.

Presente no evento, o diretor-geral da Alerj, Marcos André Riscado de Brito destacou a importância do Fórum como representação da democracia. “É um lugar para discussão e talvez seja a segunda maior representação da democracia dentro da Alerj, sendo a primeira o plenário. Com certeza, esse também é um espaço para discutir ideias inovadoras e diferentes para tornar o Estado do Rio mais moderno, com ênfase na sustentabilidade”, destacou.

A cerimônia também contou com a participação da deputada Elika Takimoto, que preside a Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj. “Tenho a plena compreensão da importância do Fórum da Alerj para o desenvolvimento da regulamentação de leis como a que cria o Sistema Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, que também foi aprovada a partir das discussões do órgão”, completou.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Presidência da Casa, Rafael Thompson, e o Procurador-Geral da Alerj, Robson Maciel Jr.

Representatividade, conhecimento e integração

Criado em 2003 com objetivo de aproximar o Poder Legislativo dos demais setores da sociedade, o Fórum reúne hoje 67 instituições do setor empresarial, acadêmico, além da sociedade civil organizada para fomentar o desenvolvimento sustentável do estado.

O subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, destacou a importância do órgão como um espaço de representatividade. “Agronegócios, cultura, turismo, esporte, sustentabilidade, educação, tecnologia, infraestrutura e logística são abordados de maneira abrangente e aprofundada. Através dessa dinâmica, o Fórum se transforma em um portal de realidade e uma importante ferramenta de empoderamento e inclusão, promovendo a representatividade e a participação democrática”, disse Lima.

Conselheira da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), uma das instituições do Fórum, Cheryl Berno destacou a importância do fornecimento de dados e informações para o trabalho do Legislativo.

“É difícil chegar aqui, como deputado, e ter todos os conhecimentos dessas instituições, cada uma em sua área, com profissionais competentíssimos, incluindo as melhores universidades do país. Ninguém é obrigado a, quando eleito, saber de tudo, então a gente traz insumos para o trabalho dos deputados e deputadas”, disse Cheryl.

Todas as instituições foram homenageadas com um diploma em comemoração ao aniversário do Fórum, criado pela Resolução 58/23.

Exposição conta a história do Fórum

Após a solenidade, foi inaugurada a exposição “20 anos do Fórum da Alerj” na galeria da sede do Legislativo fluminense, no Edifício Lúcio Costa. Na mostra, estão sendo exibidos 20 totens sobre a trajetória do órgão, além das leis aprovadas a partir de discussões iniciadas no Fórum, como o Plano de Logística Sustentável (Lei 8.231/18), o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias 4G e 5G (Lei 9.151/20) e o Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes (Lei 9.716/22).

“Podemos destacar inúmeros momentos de impacto que foram moldados por meio das discussões e deliberações deste fórum. Projetos de infraestrutura que revolucionaram a mobilidade urbana, políticas públicas que fortaleceram a educação e a saúde, iniciativas de fomento à economia e ao empreendedorismo”, exemplificou a deputada Tia Ju. “O caminho do desenvolvimento nunca é linear. Ainda existem áreas que precisamos avançar e o fórum sempre foi um espaço para enfrentar essas questões de frente e discutir soluções inovadoras. As dificuldades servem como motivação para continuarmos trabalhando juntos”, completou.

Veja 20 curiosidades sobre a atuação do Fórum desde sua criação.

Panorama do desenvolvimento do estado

Durante o evento, o Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Francisco Teixeira, apresentou um painel com o tema: “Um Panorama do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro na Década de 2010-2020, abordando indicadores como mercado de trabalho, indústria, comércio e serviços, agropecuária, PIB e Censo Demográfico. O painel contou com a participação de parte do corpo técnico do órgão: Dione Oliveira, Mauro Andreazzi, João Ferraz Jr. e Gabriel Barros.

Acesse a apresentação clicando aqui.  

Texto: Comunicação Social Alerj

Assista ao evento na íntegra clicando aqui.

Fórum debate desafios da implementação da Agenda Ambiental e Plano de Logística Sustentável nas instituições

A Câmara de Desenvolvimento Sustentável deu continuidade ao debate sobre a questão dos resíduos sólidos no estado. Na reunião desta terça (15/08) a professora e chefe da divisão de sustentabilidade do CEFET-RJ, Aline Trigo, abordou a importância da Agenda Ambiental na Administração Pública e apresentou o Plano de Logística Sustentável da instituição.

Leia mais...

Fórum da Alerj comemora 20 anos de atuação com solenidade no Palácio Tiradentes

Este mês, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico celebra 20 anos com uma Sessão Solene de aniversário, que será realizada no dia 21 de agosto, das 10h às 12h, no Plenário do Palácio Tiradentes. O evento terá a participação do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar e da segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Casa e responsável pela condução do Fórum, deputada Tia Ju.

Leia mais...

Câmara de Agronegócios irá debater a tributação de produtos agropecuários

A Câmara de Agronegócios se reuniu virtualmente, na última quinta-feira (10/08), para definir o seu escopo de trabalho para os próximos meses. Na ocasião, o grupo sugeriu realizar um encontro com o subsecretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil, para que ele aborde os projetos da Pasta e saber como a Câmara pode ajudar a alavancar o setor no estado. Outro tema que será trabalhado já na próxima reunião, em setembro, será a tributação dos produtos agropecuários

Leia mais...

Câmara de Cultura, Turismo e Esportes conhece projeto do Geoparque Costões e Lagunas, no litoral Norte e Leste do estado

O Rio de Janeiro pode ter, em breve, um Geoparque reconhecido pela Unesco. O projeto do Geoparque Costões e Lagunas, que engloba 16 municípios no litoral Norte e Leste do estado e vai desde Maricá até São Francisco de Itabapoana, foi apresentado pela geóloga e professora Katia Mansur da UFRJ, na reunião desta quarta (09/09), e impressionou os membros da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes.

Leia mais...

Fórum irá apoiar segunda edição de evento que debate ações para reduzir impacto do plástico

A deputada Tia Ju, segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum, recebeu, na última terça (08/08), representantes do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (SIMPERJ) para debater a realização da segunda edição do evento “Plástico e Políticas Públicas: alternativas e soluções” na Alerj.

Leia mais...

Deputada Tia Ju recebe demandas e sugestões para alavancar o turismo regional no estado

A formalização das Regiões Turísticas do estado esteve na pauta do encontro da última terça (08/08) entre a deputada Tia Ju, eleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum, com o subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega.

Leia mais...