Rio de Janeiro perde competitividade por ter energia mais cara do país

O Rio de Janeiro possui a energia mais cara do país. O custo da energia no estado está 43% acima da média nacional. O dado foi revelado durante um painel sobre o setor em evento realizado nesta quinta-feira (24/09) pela Câmara Setorial de Energia do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.

Leia mais...

Rio de Janeiro ganha primeiro parque de reciclagem do estado

Plástico, papel, objetos eletrônicos, vidro... todos esses materiais que antes seriam descartados como lixo, ao final da sua vida útil, agora podem valer dinheiro para qualquer cidadão carioca. A cidade ganhou em agosto deste ano, o primeiro parque de reciclagem do estado, o Rio Park Recicla. O local, em Realengo, Zona Oeste, permite que todo o material reciclado seja trocado por um crédito, que pode ser usado para pagar contas de celular e de luz, assim como o comercio previamente cadastrado. O Rio em Foco desta segunda (28/09) conversa com o presidente da Organização Não Governamental (ONG) Ecco Vida, Edson Feitas, sobre esta iniciativa, que deve gerar dezenas de postos de trabalho para os catadores da região.

Leia mais...

Empreendedoras relatam desafios trazidos pela pandemia

As oportunidades e os desafios em tempos de pandemia de três empreendimentos de impacto social liderados por mulheres estiveram em debate nesta quinta (24/09) durante uma nova rodada de conversas, mediada pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha. Durante o encontro, as líderes dos negócios solidários destacaram a atuação em rede como fundamental para enfrentar as incertezas trazidas pela crise da covid-19.

Leia mais...

Intercâmbio de experiências mostra desafios da implantação do Selo Arte no estado do Rio

Desde a regulamentação da lei que criou o Selo Arte, para alimentos artesanais de origem animal, em julho de 2019, cinco estados, além do Distrito Federal, já estão concedendo a certificação, caminho que o Rio de Janeiro também quer trilhar. Visando contribuir com esse processo no território fluminense, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico promoveu nesta quarta-feira (23/09) um intercâmbio de experiências com estados que já estão autorizados pelo Ministério da Agricultura (MAPA) a conceder a certificação, como Espírito Santo, Santa Catarina e Minas Gerais. O Selo Arte abre a possibilidade para os produtores artesanais acessarem novos mercados, aumentando a renda e agregando valores aos seus produtos.

Leia mais...

Fórum realizará painel para abordar o Turismo de Saúde na prática

A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes vai mergulhar no Turismo de Saúde para debater suas potências e oportunidades. O encontro será realizado por videoconferência no dia 30 de setembro, das 10h às 12h, quando serão apresentadas iniciativas bem-sucedidas na área em países como a Colômbia, além da experiência do Niterói Convention & Visitors Bureau, entidade que vem trabalhando o desenvolvimento do Turismo de Saúde naquele município mapeando parceiros e oportunidades.

Leia mais...

Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para o estado serão debatidos pelo Fórum

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no dia 18 de setembro, é um marco importante que devolve ao consumidor o controle sobre suas informações pessoais e afeta diretamente diversos setores e serviços. A Lei nº 13.709/2018 tem como objetivo garantir uma maior transparência no processo de coleta, tratamento e uso de dados das pessoas físicas por empresas públicas e privadas. No dia 25 de setembro, a Câmara de Tecnologia reunirá especialistas em torno do tema, das 11h às 13h, para saber o que muda na prática, a partir de agora, e quais os principais desafios a serem enfrentados pelo estado.

Leia mais...

Câmara de Energia debate o impacto da qualidade da energia elétrica no estado

A qualidade da energia elétrica pode ser um entrave na retomada do crescimento econômico do estado. E a garantia de um fornecimento com qualidade, segurança e com tarifas baixas pode ter grandes impactos sobre a competitividade fluminense. O tema estará em debate no próximo encontro virtual da Câmara Setorial de Energia, que será realizado no dia 24 de setembro, das 15h às 17h

Leia mais...

Fórum realiza nova rodada de conversa com empreendedoras de impacto social

Os desafios dos negócios de impacto em tempos de pandemia serão tema de uma roda de conversa com empreendedoras sociais nesta quinta (24/09), mediada pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha. O encontro mensal receberá três mulheres à frente de empreendimentos do bem para falar sobre as ações realizadas para atender pessoas em maior vulnerabilidade nesse momento de crise e contar também a trajetória de seus negócios. O painel virtual acontece das 11h às 12h30 e será transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube e no Facebook.

Leia mais...

Fórum promove intercâmbio de experiências sobre alimentos artesanais do Brasil

No dia 23 de setembro, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizará um painel para conhecer as experiências de outros estados na concessão do Selo Arte. O objetivo do encontro, que acontece das 10h às 12h, é conhecer um pouco mais sobre o processo trilhado por esses estados para inspirar a construção e definição do que é o artesanal fluminense. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube. O evento ocorre na mesma semana em que a Alerj analisa o PL 893/2019, que dispõe sobre a produção e comercialização de queijos artesanais do estado do Rio de Janeiro.

Leia mais...

Rio em Foco mostra boas práticas para superar o desafio do trabalho à distância

Entre abril e junho de 2020 e governo federal economizou mais de R$400 milhões com o teletrabalho. A medida tornou-se padrão mundial em razão das restrições de circulação adotadas para o combate à pandemia de Covid-19. O Rio em Foco desta segunda-feira (21/09) vai apresentar os benefícios e desafios do trabalho em casa e mostrar a forma como instituições públicas e privadas estão adaptando sua rotina produtiva neste novo cenário.

Leia mais...

Logística e conectividade são os principais gargalos do agronegócio na pandemia

Em meio à crise do novo coronavírus, a agricultura fluminense encontrou maneiras de se reinventar. Com as medidas de isolamento social, muitos produtores, especialmente os pequenos, ficaram sem conseguir escoar a produção. Porém, as semanas de agonia do início da pandemia se transformaram em oportunidades. Para os especialistas, o uso das ferramentas digitais como canais de vendas e a articulação de diversos atores do setor para solucionar a questão logística foram fundamentais para reverter esse quadro e garantir o abastecimento da população fluminense. Mas a expansão do mercado ainda esbarra em questões de infraestrutura, como a falta de conectividade, e são gargalos para o desenvolvimento da atividade agrícola no estado. O tema foi debatido nesta quarta (16/09), durante um painel virtual realizado pela Câmara de Agronegócios quando foram apresentadas algumas iniciativas bem-sucedidas durante esse período. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.

Leia mais...

Movimento Rio de Impacto se reúne para desenhar seminário sobre negócios de impacto

As instituições que fazem parte da iniciativa Rio de Impacto se encontrarão de forma virtual nessa quinta-fera, dia 17 de setembro, às 15h, para alinhar e definir os palestrantes do evento sobre a temática que será realizado em novembro. O V Seminário Negócios de Impacto Social e Ambiental debaterá as políticas públicas para o fomento do setor, além do papel das empresas na área da responsabilidade social.

Leia mais...

Oportunidades e desafios do agronegócio com a pandemia serão temas de painel

Conhecer as iniciativas bem-sucedidas que ajudaram o setor de agronegócios a enfrentar os impactos da pandemia é o objetivo da próxima reunião virtual da Câmara Setorial de Agronegócios, que ocorrerá nessa quarta-feira (16/09). No encontro também serão abordadas as boas práticas, além de redes de apoio que se formaram durante esse período, que precisou se reinventar. O evento será das 10h às 12h, com transmissão ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube.

Leia mais...

Economia fluminense já dá sinais de recuperação, avalia economista da Firjan

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan), o segmento acelerou o ritmo de contratações no mês de julho. Estes números serão disponibilizados para toda a sociedade, em um momento em que o fim do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do governo federal, substituído pelo eSocial, deixou muita gente sem saber como encontrar estatísticas atualizadas sobre o tema. Atenta a esta demanda da sociedade, a Firjan antecipou o lançamento da versão digital do anuário "Retratos Regionais", que condensa dados sobre o tema no estado do Rio de Janeiro. O Rio em Foco desta segunda (14/09) vai conversar com o gerente de estudos econômicos da Firjan, Jonathas Goulart, que explica as possibilidades de uso da nova plataforma e projeta a retomada da economia fluminense.

Leia mais...

UFRJ Centenária: Universidade completa 100 anos gerando inovação e desenvolvimento

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comemora o seu centenário com dois dias de programação on-line que começam hoje (07/09). A instituição, que integra o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio há 17 anos, criou uma verdadeira força-tarefa para enfrentar a pandemia provocada pelo novo coronavírus e vem confirmando nesses 100 anos a sua importância na geração de conhecimento, desenvolvimento e inovação para o estado e para todo o país.

Leia mais...

Produtores de Flores usam novas tecnologias para recuperar receitas e ampliar mercado

Levantamento do Instituto Brasileiro de Floricultura estima queda de R$ 1,3 bilhão em receitas devido à pandemia do novo coronavírus. A suspensão de eventos, comemorações e cerimônias, locais de maior consumo flores de corte, foi um dos principais fatores que contribuíram para a queda na arrecadação. Só no estado do Rio, as perdas chegam a R$ 100 milhões. Para falar sobre as medidas adequadas para minimizar o impacto do isolamento social no segmento, o Rio em Foco desta segunda-feira (07/09) entrevista o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-Rio), Martinho Belo Costa Ferreira, e a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Adriana Maria de Aquino.

Leia mais...

Tecnologia aliada à capacitação pode alavancar retomada do setor de flores do estado

O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de flores do país. Com um faturamento bruto de R$200 milhões em 2019, a atividade envolve cerca de mil famílias concentradas na Região Serrana e na capital. A previsão para 2020 era de crescimento. Porém, o setor foi um dos mais impactados durante a pandemia e precisou se reinventar após o fechamento do comércio e cancelamentos de eventos. As ações e o aprendizado trazidos por esse período foram debatidos nesta quinta (03/09) durante um painel on-line da Câmara de Desenvolvimento Sustentável. Para os especialistas, a tecnologia será fundamental na retomada do setor, que precisa vir acompanhada da capacitação dos produtores. 

Leia mais...

Painel debate avanços da desburocratização no ambiente de negócios

As ações do governo federal para reduzir a burocracia nas atividades econômicas foram temas de um painel on-line organizado pela Câmara de Gestão e Políticas Públicas nesta quarta (02/09). Na ocasião, a advogada diretora-substituta e coordenadora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), do Ministério da Economia, Anne Caroline Nascimento, apresentou os avanços trazidos pela Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019) e outras normativas, que diminuíram o tempo médio de abertura de empresas no país de cinco para três dias. “Nossa expectativa é que esse tempo seja de apenas um dia. Precisamos deixar o Brasil crescer. Abrir uma empresa tem que ser fácil, simples e rápido. Porém, não adianta fazer normas se isso não for implementado na ponta”, frisou Anne, que detalhou as medidas durante a reunião. Acessar a apresentação aqui.

Leia mais...

Câmara de Desenvolvimento Sustentável debate retomada do setor de flores

A pandemia do novo coronavírus atingiu duramente o setor de flores no estado, que é o segundo maior produtor do país. No dia 03 de setembro, a Câmara de Desenvolvimento Sustentável irá realizar um painel em que serão abordados o cenário e os desafios para a retomada da floricultura no pós-covid. A reunião acontece das 10h às 12h e será transmitida, ao vivo, pelo Canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no Youtube

Leia mais...

Avanços e perspectivas da desburocratização estarão em destaque em painel do Fórum

A Câmara de Gestão e Políticas Públicas vai se reunir no dia 02 de setembro para conhecer os últimos avanços no processo de desburocratização promovidos pelo governo federal e os entraves que ainda precisam ser vencidos. O painel on-line será apresentado pela Coordenadora-geral do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração do Ministério da Economia, Anne Caroline Nascimento Silva.

Leia mais...