Fórum divulga calendário de reuniões de abril

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado divulgou as datas das suas reuniões mensais das oito Câmaras Setoriais do mês de abril de 2025, que serão on-line. Confira o calendário e inscreva-se pelos links:


15/04
10h30 - Reunião CS Gestão e Políticas Públicas

http://www.bit.ly/ABRcsGPP

14h -Reunião CS  Energia

http://www.bit.ly/ABRcsENE

16/04
10h30 - Reunião CS Cultura, Turismo e Esportes

http://www.bit.ly/ABRcsCTE

24/04
10h30 - Reunião CS Agronegócios

http://www.bit.ly/ABRcsAGR

25/04
10h30 – Reunião CS Infraestrutura e Logística

http://www.bit.ly/ABRcsINF

29/04
10h30 - Reunião CS Tecnologia

http://www.bit.ly/ABRcsTEC

14h - Reunião CS Formação Profissional

http://www.bit.ly/ABRcsFPE

30/04
10h30 – Reunião CS Desenvolvimento Sustentável

http://www.bit.ly/ABRcsDSU

 

Câmara de Tecnologia retoma debate sobre o ecossistema de inovação do estado e suas perspectivas

A Câmara Setorial de Tecnologia realizou o seu primeiro encontro nesta quinta-feira (27/03). Durante a reunião, os presentes definiram que o grupo vai dar continuidade à discussão acerca das “Perspectivas de Inovação no Estado do Rio de Janeiro” em abril, a fim de estudar mais meticulosamente os dados existentes e elaborar sugestões de possíveis políticas públicas para o setor.

Leia mais...

Atualização da Lei estadual da micro e pequena empresa volta à pauta da Câmara Gestão e Políticas Públicas

Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas se reuniu pela primeira vez em 2025 nesta terça-feira (25/03). O encontro remoto foi marcado pela discussão acerca dos possíveis temas a serem trabalhados ao longo do ano e os presentes definiram que na próxima reunião, em abril, abordará a Lei Estadual nº 5.147/2007, também conhecida como ‘lei da micro e pequena empresa’, a fim de trabalhar em uma possível atualização da mesma.

Leia mais...

Conceito de sustentabilidade com enfoque em educação será foco do trabalho do Fórum em 2025

A Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável realizou nesta quinta (20/03) a sua primeira reunião de 2025. Na ocasião, o subdiretor-geral do Fórum apresentou os resultados obtidos no ano passado e recolheu sugestões de temas para o ano que se inicia. Ficou definido que o grupo trabalhará o conceito de sustentabilidade com enfoque na educação no encontro de abril.

Leia mais...

Mobilidade urbana e construção da Ferrovia Vitória-RIo (EF-118) vão pautar início de trabalho da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística

A Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística se reuniu de forma remota, nesta quinta-feira (20/03), e definiu que o primeiro debate do ano abordará a questão da concessão da FCA e a construção da Ferrovia Vitória–Rio (EF-118), que conectará os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, formando o Anel Ferroviário do Sudeste. A proposta é convidar o engenheiro Delmo Pinho, especialista em transporte e mobilidade urbana da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e membro da Câmara, para apresentar uma atualização do projeto de modelagem e ver como o grupo pode contribuir.

Leia mais...

Câmara Setorial de Agronegócios inicia o ano com propostas de painel sobre licenciamento ambiental e tributação do setor

Nesta terça-feira (18/03), a Câmara Setorial de Agronegócios realizou a primeira reunião do ano. Após uma breve retrospectiva sobre os feitos da câmara em 2024, o grupo destacou a importância de colocar em pauta a discussão sobre o marco legal do setor tributário e o licenciamento ambiental para atividades agropecuárias e agroindustriais no estado. As duas temáticas serão debatidas em painéis nos próximos meses.

Leia mais...

Membros do Fórum da Alerj marcam presença na audiência pública que analisou o Plano Estratégico do Turismo no estado

Os membros da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes participaram nesta terça (18/03), com o subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, da Audiência Pública da Comissão de Turismo da Alerj, que apresentou o Plano Estratégico do Turismo Fluminense e as políticas públicas do setor no estado. O encontro aconteceu na sede da Alerj e contou também com a presença do secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o subsecretário da pasta, Nilo Sérgio Félix; o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio Ricardo Martins de Almeida; o assessor especial da presidência da Fecomércio, Otávio Leite e o deputado Samuel Malafaia (PL).

Leia mais...

Reuniões das Câmaras Setoriais retornam em março

Após a realização da Reunião Geral, o Fórum da Alerj dará início aos encontros mensais das suas oito câmaras setoriais. As reuniões serão mediadas pelo subdiretor-geral, Frederico Lima, e acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, de forma remota. Neste ano, os membros ainda apresentarão propostas relacionadas ao clima e ao meio ambiente, de olho na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP 30, que acontecerá no Brasil em novembro.

Leia mais...

Reunião Geral do Fórum presta contas das atividades de 2024 e define novos rumos para o ano que se inicia

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio realizou, nesta terça-feira (11/03), a sua tradicional Reunião Geral, no auditório da sede do Parlamento, com a participação de representantes das 72 instituições que compõem o órgão. No encontro foram apresentados os resultados alcançados no ano passado e as ações que estão sendo implementadas para 2025. Entre as novidades estão o Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e a Alerj com foco na produção de conhecimento para subsidiar políticas públicas com a elaboração de cadernos temáticos e realização de eventos.  Outra frente de trabalho é o projeto de fomento à pesquisa no Legislativo, que prevê a criação de bolsas destinadas a pesquisadores com foco no suporte técnico às comissões da Casa, por meio de um edital, visando o fortalecimento das ações legislativas e maior embasamento técnico.

Leia mais...

Tia Ju é reeleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Alerj

A deputada Tia Ju foi reconduzida ao cargo de segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A votação, que reelegeu também o deputado Rodrigo Bacellar como presidente da Alerj, foi histórica e por unanimidade ao conquistar todos os 70 votos. Tia Ju segue à frente da condução do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico pelos próximos dois anos.

Leia mais...

Fórum fecha o ano de 2024 com balanço positivo e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do estado

 Em 2024, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico focou em ações que visaram o crescimento sustentável do estado do Rio de Janeiro por meio da interação entre o setor produtivo, acadêmico e o parlamento estadual. O destaque do ano foi a organização da Jornada G20, em novembro, que debateu durante cinco dias os desafios de temáticas como sustentabilidade, inclusão e inovação. Foram 70 profissionais envolvidos, 39 painelistas, em mais de 12 horas de debates, com cerca de 300 participantes presentes e 50 mil pessoas alcançadas de forma virtual. O evento culminou na construção de um Caderno de Propostas, com 21 sugestões e soluções, que conectam as discussões globais com as realidades locais, enviado à cúpula do G20 no Brasil, e consolidou o papel da Alerj, por meio do Fórum, como um canal essencial de diálogo e articulação entre a esfera pública e privada.
Leia mais...

Fórum da Alerj lança Caderno de Propostas, fruto da Jornada G20

A Jornada G20 do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Alerj, realizada de 4 a 8 de novembro, no Plenário do Palácio Tiradentes, culminou na elaboração de um caderno de propostas, enviado ao Ministro Márcio Macedo, secretário-geral da Presidência da República e coordenador do G20 Social e também aos deputados da Alerj

Leia mais...

Fórum da Alerj debate protagonismo feminino e futuro da juventude no encerramento da Jornada G20

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou nesta sexta-feira (08/11), no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, a Jornada G20, evento promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj. Ao longo desta semana, o evento reuniu diversos especialistas para debater desafios e apresentar soluções inovadoras voltadas para um futuro sustentável. O objetivo do encontro foi construir um documento a ser encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil, que acontece nos próximos dias 18 e 19, na cidade do Rio.

Leia mais...

Jornada G20 da Alerj discute capacitação profissional diante da inteligência artificial no mercado de trabalho

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta quinta-feira (07/11), no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, o quarto dia de evento da Jornada G20, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Casa, que reuniu especialistas em ciência e tecnologia para debater o avanço da Inteligência Artificial (IA). À frente do evento, a deputada Tia Ju (Rep) pontuou a importância da capacitação profissional da população para enfrentar as transformações tecnológicas e garantir que o avanço da IA contribua para o desenvolvimento socioeconômico.

Leia mais...

Inovação Social em comunidades é tema de debate na Jornada G20 do Fórum da Alerj

No terceiro dia da Jornada G20, evento promovido pelo Fórum da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), especialistas debateram nesta quarta-feira (06/11) inovação social e soluções comunitárias nas periferias. O empreendedorismo nas favelas foi apontado como uma importante alternativa dos moradores para o crescimento profissional.

Leia mais...

Jornada G20 do Fórum da Alerj debate os desafios do mercado de trabalho frente à Inteligência Artificial

No segundo dia de debates da Jornada G20, promovidos pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o evento reuniu nesta terça-feira (05/11) especialistas que discutiram o futuro do mercado de trabalho e o empreendedorismo diante das novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial. O encontro, realizado no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, acontece até a próxima sexta-feira (08/11) e tem como objetivo construir um documento com propostas a serem encaminhadas à Cúpula do G20 no Brasil.

Leia mais...

Alerj pretende fomentar ações de sustentabilidade e inclusão que forem propostas pela Jornada G20

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (04/11), no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, a abertura da Jornada G20 do Fórum da Alerj, que ao longo desta semana vai debater desafios e soluções inovadoras para um futuro sustentável. O evento, presidido pela deputada Tia Ju (REP), reúne representantes da sociedade civil, empresas, especialistas e formuladores de políticas públicas para discutir o desenvolvimento global, e tem como objetivo construir um documento a ser encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil. Durante a cerimônia, o diretor-geral da Assembleia, Marcos Brito, anunciou a intenção do Parlamento de criar uma linha de financiamento com recursos do Fundo da Casa para custear ações de sustentabilidade e inclusão social que serão propostas durante a Jornada G20.

Leia mais...

Painel sobre as entraves e soluções para cadeia de valor do gás no Rio de Janeiro é apresentado na Câmara Setorial de Energia

O cenário do mercado de gás no Rio de Janeiro foi debatido nesta terça (30/10) durante o encontro da Câmara Setorial de Energia. O painel apontou os entraves e soluções dessa cadeia de valor com o intuito de atualizar a nota técnica produzida pelo grupo em 2023 e contou com a participação do gerente de Cenários Petróleo, Gás, Energia e Naval da Firjan, Fernando Montera, e do presidente do Conselho de Energia e Transição Energética (ACRJ), Gabriel Kropsch.

Conforme os palestrantes, um dos principais pontos para o desenvolvimento da cadeia de gás do estado está no ambiente regulatório, que precisa estar unificado e atualizado com as diretrizes federais para melhorar a competitividade do setor.

“Não adianta a gente querer criar uma jabuticaba fluminense, a legislação do Estado tem que estar alinhada com a nacional. Temos várias iniciativas nesse ponto que estão indo bem, mas a gente tem que dar apoio e fazer isso andar com a expansão do Mercado Livre de Gás e com incentivos a infraestrutura de transporte e estocagem. Outro ponto é a regulamentação do biometano, que está se arrastando no Executivo”, pontuou Gabriel.

Em 2009, a ANP concedeu a autorização para a inserção do mercado livre de gás no Brasil, mas a regulamentação da estrutura de comercialização é feita pelas Agências Estaduais. Um dos avanços aconteceu em abril, quando a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) aprovou o modelo de Contrato de Uso do Sistema de Distribuição de Gás Natural (CUSD), possibilitando que a indústria fluminense migre para o mercado livre de gás. A medida estimula a abertura do mercado de gás natural e a expectativa é que atraia mais investimentos para o estado do Rio de Janeiro, responsável por 72% da produção de gás natural do país em 2023.

“A partir dessa aprovação, a gente teve a migração de três consumidores aqui no Rio. A CSN, que é o maior consumidor individual de gás natural do país e fica em Volta Redonda, a Gerdal e a Temium que ficam em Santa Cruz. Tivemos também o surgimento de muitos agentes comercializadores no mercado, sejam produtores ou não, além da repactuação do contrato da Petrobras com Naturgy, que ficou em litígio durante alguns anos”, detalhou Fernando.

Ainda segundo Fernando, a questão tarifária, que era apontada como outro entrave, vem tendo avanços com as revisões quinquenais e a transparência do cálculo do custo do gás no mercado cativo, por meio de um pleito junto à Agernesa.

Desenvolvimento do Mercado de GNV para transporte pesado

Umas das propostas apresentadas na reunião foi a expansão do uso de gás natural veicular (GNV) no transporte público pesado, especialmente de ônibus e caminhões.

 “A gente sabe que o estado perdeu muito da indústria para outros estados, temos um potencial enorme de retomar uma série de indústrias importantes, mas esse é um movimento muito longo. Já o uso de GNV no transporte é a única alavanca que a gente tem real e imediata para aumentar esse consumo de gás natural no nosso estado e a aproveitar toda essa produção que já está vindo, não só pelo Rota 3, mas também pelos outros projetos”, frisou Gabriel.

Ele destacou que o Rio de Janeiro já possuí infraestrutura para essa transição, mas que é preciso incentivar esse mercado para que isso se torne realidade.

“Dos 1700 Postos de GNV do Brasil, 650 estão no estado do Rio de Janeiro. Somos uma potência em termos de gás natural, de infraestrutura do gás natural e do abastecimento de GNV. Agora essa infraestrutura precisa ser adaptada para o abastecimento dos caminhões e ônibus, já que não é o mesmo que abastecer um veículo por conta da frequência e do volume. Isso é uma coisa fácil, pronta, mas precisamos acelerar para fazer isso acontecer nos próximos dois anos e termos a oportunidade de mudar a cara da matriz energética e da matriz de transporte no Rio de Janeiro”, afirmou.

Assista à reunião completa no Canal do Fórum no Youtube