Câmaras Setoriais irão aprovar temas e definir agendas em março. Confira o calendário

Logo após o Carnaval, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de janeiro dará início à agenda de reuniões mensais das câmaras setoriais. A ideia é traçar o planejamento e levantar temas que serão debatidos ao longo do ano, além de validar o cronograma de trabalho para 2020. Todas as reuniões de março serão realizadas no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ), localizado na Rua Primeiro de Março, 33, 18º andar, no Centro do Rio.

"Em fevereiro realizamos a reunião geral do Fórum, e recebemos várias sugestões de temas que agora validaremos com os membros das câmaras setoriais. Nesse encontro, há, ainda, a oportunidade de trazer outras sugestões", explica a secretaria-geral do Fórum, Geiza Rocha.

As oito câmaras setoriais são formadas por membros indicados pelas 57 instituições que fazem parte do Fórum e têm como objetivo propor ações ao Parlamento, divulgar estudos e pesquisas que possam contribuir para o processo legislativo e o desenvolvimento sustentável do estado, num diálogo permanente. Os encontros são gratuitos e abertos ao público. Para participar, basta inscrever-se pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2588-1145.

Além das reuniões de Câmaras, o Fórum também realizará três eventos no mês de março. No próximo dia 6, o movimento Rio de Impacto fará a primeira reunião aberta de 2020 para conhecer como Portugal está fomentando os negócios de impacto social. O encontro será realizado na PUC-Rio e as  inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/RioImpacto . Já no dia 12 de março, a Alerj vai sediar o evento de adesão dos municípios fluminenses à Rede Nacional Legislativo Sustentável no Plenário da Casa (inscrições: http:/bit.ly/LegislativoSustentavel).  Fechando a agenda de eventos, no dia 16 de março, o Instituto Mongeral Aegon apresentará o estudo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) também no Plenário da Alerj  (inscrições: http:/bit.ly/IndiceLongevidadeRJ).

Confira o calendário de reuniões de março:

05/03

Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável - Horário: 10h às 12h

Câmara Setorial de Energia - Horário: 15h às 17h

 13/03

Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas - Horário: 10h às 12h

Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística - Horário: 15h às 17h

17/03

Câmara Setorial de Tecnologia - Horário: 10h às 12h

 18/03

Câmara Setorial de Agronegócios - Horário: 10h às 12h

24/03

Grupo de Trabalho Selo Arte - Horário: 10h às 12h

 26/03

Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes - Horário: 10h às 12h

Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica - Horário: 15h às 17h

 

Alerj fará evento de adesão dos municípios à Rede Legislativo Sustentável

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar dia 12 de março, às 10h, no Plenário da Casa, um evento de adesão dos municípios fluminenses à Rede Nacional Legislativo Sustentável. O objetivo do encontro, que trará os coordenadores da rede para reiterar a importância da troca de experiências de implementação da agenda de sustentabilidade no Legislativo, é tornar o Rio de Janeiro o primeiro estado a aderir integralmente ao projeto, por meio de seus 92 municípios, liderado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. 

Leia mais...

Movimento Rio de Impacto lança podcast sobre ecossistema fluminense de impacto social

Primeiro Podcast do Movimento Rio de Impacto está no ar com as principais oportunidades no setor dos negócios de impacto social. Por meio desse canal, o grupo formado por instituições que atuam na formação de empreendedores e fomento a esses negócios, irá divulgar as agendas de cada uma das instituições e as atividades que realizam em conjunto. Nessa primeira edição, a plataforma de aceleração de startups, AbeLLha, anuncia a abertura de um edital de seleção de dois projetos para receber qualificação e financiamento, e ampliar sua atuação no mercado.

Leia mais...

Primeira reunião aberta do Rio de Impacto traz especialista para falar sobre negócios sociais em Portugal

No próximo dia 6 de março, o movimento Rio de Impacto fará a primeira reunião aberta de 2020 para conhecer como Portugal está fomentando os negócios de impacto social. O convidado será o professor Pedro Verga Matos, doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, referência mundial em estudos sobre o tema. O debate terá ainda a presença da coordenadora do Rio de Impacto, Geiza Rocha, e do professor doutor do Departamento de Ciências Sociais de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), Ricardo Ismael, que fará a mediação do evento. O encontro será das 15h às 17h, no auditório 14 do IAG- Escola de Negócios da PUC-Rio.

Leia mais...

Palestra orienta como acessar mais de 2 bilhões de informações no banco de dados do IBGE

As informações estatísticas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são fundamentais para o conhecimento da realidade do país. Para mostrar como é possível acessar os mais de dois bilhões de informações levantadas pelo órgão por meio de suas pesquisas, e utilizá-las no desenvolvimento de políticas públicas, o Fórum de Desenvolvimento do Rio realizou nessa terça-feira (18/02) a primeira edição de 2020 do projeto Fórum Capacita. Durante o encontro, o gerente de atendimento do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Carlos Lessa, explicou sobre o funcionamento do Banco Sidra, o banco de dados da instituição.

Leia mais...

Rio de Impacto lança Podcast e anuncia evento internacional

No próximo dia 6 de março (sexta-feira), o Rio de Impacto fará a primeira reunião aberta de 2020 para conhecer como a União Europeia está fomentando os negócios de impacto social. O convidado será o professor Pedro Verga Matos, doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, em Portugal, referência mundial em estudos sobre o tema. O encontro será entre 15h e 19h na Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ). O anúncio foi feito no primeiro encontro do grupo em 2020, realizado nesta sexta-feira (14/02). Na reunião também foi dado início a um novo projeto do movimento, o podcast Rio de Impacto. 

Leia mais...

Seminário na Alerj aborda medicina integrativa

Como equilibrar alimentação, atividade física e meio ambiente para ter uma vida mais saudável? A resposta para essa pergunta foi apresentada pelas médicas Andréa Scherer e Jéssica Lopes durante o seminário Saúde e Qualidade de Vida - Integrando Novos Hábitos - promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta sexta-feira (14/02), na Escola do Legislativo (Elerj).

Leia mais...

Caminhos do Fórum em 2020 passam pelo interior do estado

O Fórum de Desenvolvimento do Rio deu início à agenda de atividades de 2020 com sua tradicional reunião geral, nesta quarta-feira (12/02). No encontro, a secretaria-geral do Fórum, Geiza Rocha, fez um balanço das atividades de 2019 e abriu o microfone aos presentes para que eles apresentassem temas e expectativas para esse ano. Durante o encontro, realizado no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), temas como os incentivos fiscais, reforma tributária, mobilidade, debate do marco legal da inovação e a agenda de renovação das concessões rodoviárias e ferroviárias foram apontadas como prioridades. A continuidade do projeto Qualifica RJ, desenvolvido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio no ano passado como desdobramento dos seminários Desafios do Emprego também foram destacados. Na reunião, Geiza Rocha anunciou a implementação do projeto “Desenvolve Rio”, iniciativa que levará o Fórum a todas as regiões do estado.

Leia mais...

Fórum Capacita promove palestra sobre banco de dados do IBGE

Conhecer a plataforma interativa de visualização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Sidra. Este é o objetivo da primeira edição do projeto Fórum Capacita 2020: Workshop sobre o Banco Sidra - Como acessar as informações do IBGE. Durante o evento, direcionado aos funcionários dos gabinetes e ligados às funções administrativas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, mas com vagas abertas ao público em geral, o analista de informações científicas e geoestatísticas do IBGE, Carlos Lessa, vai falar sobre o Sistema de Recuperação Automática (Sidra). A palestra está marcada para 18 de fevereiro, entre 10h e 14h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).

Leia mais...

Editora da UERJ disponibiliza mais de 50 títulos para download gratuito

O site da EdUERJ conta com um catálogo de mais de 50 títulos oferecidos gratuitamente. O acervo inclui produções em diversos campos do conhecimento com temas que vão desde geografia rural até as relações entre esporte e mídia, por exemplo. Para baixar as publicações disponíveis, basta acessar https://www.eduerj.com/  e clicar na aba #Digital. Com 25 anos de existência e mais de 300 livros apresentados no site, a EdUERJ promove a visibilidade acadêmica por meio de atividades editoriais de qualidade e funciona como ferramenta essencial para divulgação de produção científica da Universidade.

Leia mais...

Alerj realiza segunda edição da campanha de coleta de lixo eletrônico

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a partir desta terça-feira (04/02), inicia a segunda edição da campanha de recolhimento de lixo eletrônico. No ano passado, a iniciativa encaminhou mais de 100kg de material ao descarte ambientalmente adequado. O ponto de coleta está localizado ao lado do Banco Itau do Palácio Tiradentes, sede do Poder Legislativo.

Leia mais...

Reunião Geral abordará agenda de ações do Fórum para 2020

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima quarta-feira (12/02), às 10h, no Auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), a tradicional reunião geral do órgão. No encontro, que reunirá os mais de 300 membros das oito câmaras setoriais e os presidentes das 57 entidades que compõem o Fórum, serão apresentados os resultados de 2019 e a agenda de trabalho e de eventos programados para 2020.

Leia mais...

Endowments serão tema de reunião do Conselho das Fundações de Apoio ao Ensino Superior

Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) promove na próxima quinta-feira (06/02) o segundo encontro sobre Fundos Endowments, também conhecidos como fundos filantrópicos. O evento, que ocorrerá das 9h às 18h no Windsor Florida Hotel, no Rio de Janeiro, tem como foco as facilidades e entraves oferecidos pela legislação vigente para implantação dos fundos de endowments para financiar instituições brasileiras de pesquisa e inovação.

Leia mais...

Inscrições para o programa de aceleração de Startups Labora + Sebrae são prorrogadas

Duas instituições participantes do Rio de Impacto, grupo coordenado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, ampliaram o prazo de inscrições para um ciclo de aceleração que deve apoiar 20 iniciativas de impacto social. As inscrições para o Edital Labora + Sebrae, uma iniciativa em parceria com o Instituto Oi Futuro, foram prorrogadas até terça-feira (04/02), às 13h. O ciclo de aceleração é voltado para empreendimentos que usam a tecnologia para gerar impacto em questões sociais e ambientais. Para se inscrever basta acessar o site Oi Futuro clicando aqui.

Leia mais...

Podcast “Quero discutir o meu Estado” amplia plataforma de comunicação do Fórum

O Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ampliou sua plataforma de comunicação e lançou o podcast “Quero discutir o meu Estado”. O objetivo do projeto é ampliar os espaços de debate sobre a importância de economia e política caminharem juntas para oferecer melhores serviços e oportunidades de desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Nos programas postados, especialistas, políticos, gestores e empresários de diferentes segmentos da economia falam sobre a agenda para a retomada do crescimento econômico e apresentam iniciativas que apontam para o futuro que pode construir a partir do diálogo e da cooperação.

Leia mais...

Rio realiza primeiro festival de culinária japonesa e reúne 23 restaurantes dedicados ao tema

Já está acontecendo e vai até o dia dois de fevereiro, o primeiro Festival Gastronômico Rio Matsuri. É um circuito gastronômico pelos principais restaurantes japoneses dos municípios do Rio e Niterói com o objetivo de proporcionar uma imersão em toda a riqueza da cultura gastronômica nipônica. Para participar basta pedir o “Prato Rio Matsuri” em um dos 23 restaurantes integrantes do festival. Consulte a lista aqui.

Leia mais...

Escola Firjan SESI Tijuca oferece 240 vagas gratuitas para ensino médio e técnico

O programa de Ensino Médio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RJ) em conjunto com o Curso Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ ) publicaram nesta segunda-feira (06/01) edital oferecendo 240 vagas gratuitas para formação em Ensino Médio e Técnico nos turnos da manhã e tarde. As vagas serão prioritariamente destinadas aos dependentes de industriários ou de ex-industriários, com comprovação de vínculo de até três anos antes da publicação do edital. Caso ainda haja vagas remanescentes, elas serão oferecidas à comunidade em geral. Para poder concorrer, os candidatos precisam certificar a conclusão do Ensino Fundamental e não podem ter renda familiar per capita bruta superior a 1,5 salário mínimo. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro , às 18h. O início das aulas está previsto para o dia 05/02.

Leia mais...

Curso de verão gratuito ensina propriedade intelectual a empreendedores

Proteger ideias, inovações e criações são algumas das preocupações dos novos empreendedores e, pensando nisso, a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) oferecerá, de 03 a 07 de fevereiro, o curso de verão gratuito “Propriedade Intelectual para Empreendedores”. As inscrições podem ser feitas durante o mês de janeiro. 

Leia mais...

Rio se tornará a Primeira Capital Mundial da Arquitetura

A partir do dia 31 de dezembro de 2019 a cidade do Rio de Janeiro vai se tornar a Primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tema do Rio em Foco que vai ao ar nessa próxima segunda-feira (30/12), às 22h, na TV Alerj (canal 12 NET). 
Leia mais...