Fórum fecha o ano de 2024 com balanço positivo e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do estado
Fórum da Alerj lança Caderno de Propostas, fruto da Jornada G20
A Jornada G20 do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Alerj, realizada de 4 a 8 de novembro, no Plenário do Palácio Tiradentes, culminou na elaboração de um caderno de propostas, enviado ao Ministro Márcio Macedo, secretário-geral da Presidência da República e coordenador do G20 Social e também aos deputados da Alerj
Fórum da Alerj debate protagonismo feminino e futuro da juventude no encerramento da Jornada G20
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou nesta sexta-feira (08/11), no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, a Jornada G20, evento promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj. Ao longo desta semana, o evento reuniu diversos especialistas para debater desafios e apresentar soluções inovadoras voltadas para um futuro sustentável. O objetivo do encontro foi construir um documento a ser encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil, que acontece nos próximos dias 18 e 19, na cidade do Rio.
Jornada G20 da Alerj discute capacitação profissional diante da inteligência artificial no mercado de trabalho
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta quinta-feira (07/11), no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, o quarto dia de evento da Jornada G20, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Casa, que reuniu especialistas em ciência e tecnologia para debater o avanço da Inteligência Artificial (IA). À frente do evento, a deputada Tia Ju (Rep) pontuou a importância da capacitação profissional da população para enfrentar as transformações tecnológicas e garantir que o avanço da IA contribua para o desenvolvimento socioeconômico.
Inovação Social em comunidades é tema de debate na Jornada G20 do Fórum da Alerj
No terceiro dia da Jornada G20, evento promovido pelo Fórum da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), especialistas debateram nesta quarta-feira (06/11) inovação social e soluções comunitárias nas periferias. O empreendedorismo nas favelas foi apontado como uma importante alternativa dos moradores para o crescimento profissional.
Jornada G20 do Fórum da Alerj debate os desafios do mercado de trabalho frente à Inteligência Artificial
No segundo dia de debates da Jornada G20, promovidos pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o evento reuniu nesta terça-feira (05/11) especialistas que discutiram o futuro do mercado de trabalho e o empreendedorismo diante das novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial. O encontro, realizado no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, acontece até a próxima sexta-feira (08/11) e tem como objetivo construir um documento com propostas a serem encaminhadas à Cúpula do G20 no Brasil.
Alerj pretende fomentar ações de sustentabilidade e inclusão que forem propostas pela Jornada G20
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (04/11), no Palácio Tiradentes, sua sede histórica, a abertura da Jornada G20 do Fórum da Alerj, que ao longo desta semana vai debater desafios e soluções inovadoras para um futuro sustentável. O evento, presidido pela deputada Tia Ju (REP), reúne representantes da sociedade civil, empresas, especialistas e formuladores de políticas públicas para discutir o desenvolvimento global, e tem como objetivo construir um documento a ser encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil. Durante a cerimônia, o diretor-geral da Assembleia, Marcos Brito, anunciou a intenção do Parlamento de criar uma linha de financiamento com recursos do Fundo da Casa para custear ações de sustentabilidade e inclusão social que serão propostas durante a Jornada G20.
Painel sobre as entraves e soluções para cadeia de valor do gás no Rio de Janeiro é apresentado na Câmara Setorial de Energia
O cenário do mercado de gás no Rio de Janeiro foi debatido nesta terça (30/10) durante o encontro da Câmara Setorial de Energia. O painel apontou os entraves e soluções dessa cadeia de valor com o intuito de atualizar a nota técnica produzida pelo grupo em 2023 e contou com a participação do gerente de Cenários Petróleo, Gás, Energia e Naval da Firjan, Fernando Montera, e do presidente do Conselho de Energia e Transição Energética (ACRJ), Gabriel Kropsch.
Conforme os palestrantes, um dos principais pontos para o desenvolvimento da cadeia de gás do estado está no ambiente regulatório, que precisa estar unificado e atualizado com as diretrizes federais para melhorar a competitividade do setor.
“Não adianta a gente querer criar uma jabuticaba fluminense, a legislação do Estado tem que estar alinhada com a nacional. Temos várias iniciativas nesse ponto que estão indo bem, mas a gente tem que dar apoio e fazer isso andar com a expansão do Mercado Livre de Gás e com incentivos a infraestrutura de transporte e estocagem. Outro ponto é a regulamentação do biometano, que está se arrastando no Executivo”, pontuou Gabriel.
Em 2009, a ANP concedeu a autorização para a inserção do mercado livre de gás no Brasil, mas a regulamentação da estrutura de comercialização é feita pelas Agências Estaduais. Um dos avanços aconteceu em abril, quando a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) aprovou o modelo de Contrato de Uso do Sistema de Distribuição de Gás Natural (CUSD), possibilitando que a indústria fluminense migre para o mercado livre de gás. A medida estimula a abertura do mercado de gás natural e a expectativa é que atraia mais investimentos para o estado do Rio de Janeiro, responsável por 72% da produção de gás natural do país em 2023.
“A partir dessa aprovação, a gente teve a migração de três consumidores aqui no Rio. A CSN, que é o maior consumidor individual de gás natural do país e fica em Volta Redonda, a Gerdal e a Temium que ficam em Santa Cruz. Tivemos também o surgimento de muitos agentes comercializadores no mercado, sejam produtores ou não, além da repactuação do contrato da Petrobras com Naturgy, que ficou em litígio durante alguns anos”, detalhou Fernando.
Ainda segundo Fernando, a questão tarifária, que era apontada como outro entrave, vem tendo avanços com as revisões quinquenais e a transparência do cálculo do custo do gás no mercado cativo, por meio de um pleito junto à Agernesa.
Desenvolvimento do Mercado de GNV para transporte pesado
Umas das propostas apresentadas na reunião foi a expansão do uso de gás natural veicular (GNV) no transporte público pesado, especialmente de ônibus e caminhões.
“A gente sabe que o estado perdeu muito da indústria para outros estados, temos um potencial enorme de retomar uma série de indústrias importantes, mas esse é um movimento muito longo. Já o uso de GNV no transporte é a única alavanca que a gente tem real e imediata para aumentar esse consumo de gás natural no nosso estado e a aproveitar toda essa produção que já está vindo, não só pelo Rota 3, mas também pelos outros projetos”, frisou Gabriel.
Ele destacou que o Rio de Janeiro já possuí infraestrutura para essa transição, mas que é preciso incentivar esse mercado para que isso se torne realidade.
“Dos 1700 Postos de GNV do Brasil, 650 estão no estado do Rio de Janeiro. Somos uma potência em termos de gás natural, de infraestrutura do gás natural e do abastecimento de GNV. Agora essa infraestrutura precisa ser adaptada para o abastecimento dos caminhões e ônibus, já que não é o mesmo que abastecer um veículo por conta da frequência e do volume. Isso é uma coisa fácil, pronta, mas precisamos acelerar para fazer isso acontecer nos próximos dois anos e termos a oportunidade de mudar a cara da matriz energética e da matriz de transporte no Rio de Janeiro”, afirmou.
Assista à reunião completa no Canal do Fórum no Youtube
Jornada G20 do Fórum da Alerj promoverá debates sobre inovação, sustentabilidade e inclusão global
De 4 a 8 de novembro de 2024, o histórico Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, será o palco da Jornada G20 do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj, evento que visa abordar os principais desafios globais e propor soluções inovadoras, inspiradas no formato do G20 Social. Com uma programação diversificada, a Jornada reunirá representantes da sociedade civil, acadêmicos, empresas e governos para debater temas de relevância mundial, como sustentabilidade, empreendedorismo jovem e o papel das startups no cenário atual e futuro.
Câmara de Tecnologia dá continuidade ao debate sobre os ecossistemas de inovação do estado
A Câmara de Tecnologia voltou a se encontrar nesta quinta-feira (17/10) para avaliar o painel realizado em setembro que teve como tema as perspectivas de inovação no Estado do Rio de Janeiro.
Câmara Setorial de Formação Profissional e Tecnológica finaliza o roteiro para a certificação que reconhece saberes informais
A discussão sobre a certificação dos conhecimentos adquiridos fora do ambiente formal de ensino foi retomada na reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Tecnológica. Nesta quinta-feira (17/10), o diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TIRio), Paulo Milet, apresentou aos membros as alterações feitas no Roteiro para a Implantação do Processo RVA (Reconhecimento e Validação de Saberes), no estado do Rio de Janeiro. O documento também contou com as contribuições dos representantes da AB TELECOM, do SENAI RJ e do IF CRQ e será entregue à deputada Tia Ju.
Membros da Câmara Setorial de Agronegócios sugerem pautas para 2025
Nesta terça-feira (15/10), a Câmara Setorial de Agronegócios se reuniu e sugeriu pautas que devem estar na agenda de trabalho de 2025. Entre as temáticas propostas estão o desenvolvimento rural, a questão tributária, a indústria florestal no Norte do estado e o licenciamento ambiental.
Fórum debate as cidades resilientes e o racismo ambiental
A Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável retomou o debate sobre as cidades resilientes nesta quinta-feira (10/10). No encontro, os membros avaliaram o painel de setembro sobre o tema e abordaram o racismo ambiental e a necessidade de construir planos de Estado para evitar catástrofes decorrentes de eventos climáticos extremos.
Câmara de Infraestrutura e Logística finaliza nota técnica sobre segurança e mobilidade urbana e discute a Renovação da Ferrovia Centro-Atlântica
Nesta quinta-feira (10/10), os membros da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística fizeram os últimos ajustes na nota técnica sobre o impacto da violência na mobilidade da população fluminense. O documento propõe soluções aos problemas de segurança vividos por passageiros no transporte público, principalmente na Região Metropolitana, e será encaminhado para a deputada Tia Ju (REP), segunda vice-presidente da Mesa Diretora da Alerj e responsável pela condução do Fórum.
Fórum discute o xadrez como desporto e ferramenta pedagógica nas escolas
A Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes debateu nesta quinta (03/10) os benefícios do xadrez como prática esportiva para o desenvolvimento cognitivo de estudantes do ensino fundamental e médio de todo o estado.
Confira o calendário de reuniões do Fórum de outubro
No dia 3 de outubro, quinta-feira, o Fórum dá inícios as atividades do mês de outubro com as reuniões das oito Câmaras Setoriais. Entre os principais temas a serem debatidos, estão o recolhimento das sugestões para a realização da Jornada G20 do Fórum da Alerj, que será realizado de quatro a oito de novembro, no Plenário do Palácio Tiradentes. O evento terá uma construção coletiva e caberá aos membros do Fórum a indicação de painelistas e especialistas de cada um dos temas (sociedade civil organizada e cidades; mercado de trabalho e empreendedorismo; tecnologia e informação; desenvolvimento sustentável e ciência; e representatividade/futuras vozes (juventude e mulheres). O objetivo final é a elaboração de um documento que será encaminhado à direção do G20 no Brasil.
Câmara de Desenvolvimento Sustentável debate os planos de adaptação às mudanças climáticas
Na manhã desta quinta-feira (26/09), a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável realizou um painel de discussão com o tema “Cidades Resilientes em Foco”, no qual foram debatidas formas de mitigar os danos acarretados pelas mudanças climáticas.
Certificação de novos saberes é pautada em reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica
Na reunião desta terça-feira (17/09), a Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica se reuniu para discutir o Processo de RVA - Reconhecimento, Validação e Acreditação de Saberes - no Estado do Rio de Janeiro. Paulo Milet, diretor do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TIRio), apresentou aos membros um roteiro, elaborado por ele, sobre a certificação para aprendizagens fora do ambiente formal de ensino.
Rio de Janeiro é o 4º estado mais inovador do país segundo ranking elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Os membros da Câmara Setorial de Tecnologia debateram nesta terça (17/09) o ecossistema de inovação no estado do Rio de Janeiro e suas perspectivas. Na ocasião, Rodrigo Ventura, chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apresentou o índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), que mapeou a inovação tecnológica no Brasil, ranqueando o desempenho dos ecossistemas dos estados em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) sob diferentes perspectivas.
Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística avança com documento sobre o impacto da violência na mobilidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
A Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística conheceu nesta quinta (12/09) a primeira versão da nota técnica sobre segurança pública na mobilidade urbana construída em conjunto por seus membros. Durante a reunião, o especialista de Estudos Econômicos da FIRJAN, Diogo Martins, compartilhou com o grupo o documento “Impacto da Violência na Mobilidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, que contou também com a contribuição do assessor da presidência da FETRANSCARGA, Sergio Vianna.