Inovação em lácteos pode gerar oportunidades para a indústria fluminense

Alavancar a indústria alimentícia com tecnologia e conhecimento é o intuito de um centro de inovação. O modelo apresentado nesta quarta (25/11) durante a reunião virtual da Câmara de Agronegócios e do Grupo de Trabalho do Selo Arte foi a experiência bem-sucedida do estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, que criou um Centro de Inovação de Laticínios. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.

Leia mais...

Rio de Impacto lança guia de instituições de apoio a empreendimentos do setor

Os empreendedores de impacto socioambiental do Rio de Janeiro agora contam com uma publicação atualizada reunindo as instituições que oferecem serviços de apoio ao desenvolvimento desse modelo de negócios no estado. O Guia de Instituições de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental 2020 é uma ferramenta rápida de consulta e foi lançada nesta quarta (25/11) durante o 5º Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental, que acontece até o dia 27 de novembro.

Leia mais...

Papel das Empresas e das Organizações não governamentais são temas do 2º dia de Seminário

Conhecer como as empresas e Organizações Não Governamentais estão lidando com a temática dos empreendimentos do bem é o intuito do segundo dia do Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental. O evento ocorre até o dia 27 de novembro, das 14h às 18h, terá rodas de conversa para o público conhecer um pouco mais os projetos e ferramentas de apoio ao setor, além de poder interagir com esses atores. Para participar, basta acessar o perfil do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube.

Leia mais...

Sexta edição da roda de conversa apresenta mais três empreendimentos de impacto

A edição de novembro da roda de conversa sobre negócios de impacto em tempos de pandemia será realizada virtualmente nesta quinta (26/11), das 11h às 12h30. O encontro reunirá mais três empreendimentos inspiradores e suas idealizadoras para contar um pouco sobre os seus negócios e as ações desenvolvidas para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19. O bate-papo pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube ou na página do Facebook.

Leia mais...

Economia do Mar vai compor Plano Estratégico de Desenvolvimento Estadual

A economia do mar apresenta uma gama de oportunidades para o estado e pode ser uma saída para a crise. A importância da criação de um plano estratégico na promoção dessas atividades é classificada como fundamental para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. O tema foi debatido nesta quinta (19/11), durante um painel virtual realizado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.

Leia mais...

Fórum debate potencial fluminense para inovação em lácteos

Conhecer a experiência bem-sucedida de Wisconsin, nos Estados Unidos, que se tornou referência como maior produtor de leite e manteiga daquele país, é um dos objetivos do encontro da reunião conjunta on-line da Câmara de Agronegócios e do Grupo de Trabalho do Selo Arte, que acontece no dia 25 de novembro, às 10h. Na ocasião, o consultor Dan Strogin, que participou do processo no estado americano, irá detalhar as ações e construção do Centro de Inovação de Laticínios de Wisconsin, que pode servir de inspiração para o Rio de Janeiro. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube e Facebook.

Leia mais...

Para especialista, setor de alimentação fora do lar deve ter recuperação de 20% em 2021

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), em 2019, a alimentação fora do lar que inclui o food service e o varejo alimentício movimentou R$ 560 bilhões em todo país. Mas, segundo a sócio-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, a pandemia do novo coronavírus impactou fortemente o setor e impulsionou mudanças importantes como a digitalização. Na entrevista ao programa Rio em Foco que vai ao ar nessa segunda-feira (23/11), Cristina explica que são quatro os indicadores que mais influenciam o ambiente de negócios do food service: a inflação; o desemprego; o otimismo do consumidor com relação ao cenário financeiro; e a renda total disponível para aquisição de bens de consumo.

Leia mais...

Implantação da tecnologia 5G no estado e LGPD estarão no radar da Câmara de Tecnologia em 2021

A sensibilização e conscientização sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a orientação aos municípios na implementação da tecnologia 5G no estado são temas que estarão em foco na Câmara de Tecnologia do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, em 2021. O grupo se reuniu por videoconferência nesta quarta (18/11) para consolidar o trabalho feito durante este ano e desenhar os desafios e recomendações para o próximo.

Leia mais...

Políticas públicas, ferramentas de apoio e métricas serão foco do 5º Seminário de Negócios de Impacto 

O movimento Rio de Impacto, que reúne 16 instituições intermediarias dos negócios de impacto socioambiental do estado do Rio de Janeiro, realiza entre os dias 25 e 27 de novembro, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o 5º Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental. O evento on-line ocorrerá das 14h às 18h nos três dias e tem como objetivo abordar de forma inspiradora e dinâmica os principais desafios para os empreendedores que buscam aliar lucro ao benefício da sociedade. O encontro terá tradução em libras.

Leia mais...

Firjan divulga vencedores do Prêmio Ambiental 2020

A Firjan realizou na sexta-feira (13/11) a 8ª edição do seu Prêmio Ambiental, que reconhece as melhores práticas empresariais ambientais de desenvolvimento sustentável no estado do Rio. Criada em 2013, a iniciativa é dividida em cinco categorias (Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Partes Interessadas) que entre os critério de avaliação está a contribuição dos projetos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação desse ano teve como uma das juradas a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha.

Leia mais...

Estudo aponta as melhores cidades para se viver após os 60 anos

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lançou recentemente a segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). Dentre os municípios avaliados em todo o Brasil, Niterói e Rio de Janeiro ocupam o sexto e o sétimo lugares respectivamente no “ranking” das melhores cidades para se viver depois dos 60 anos. O Rio em Foco desta segunda-feira (16/11) entrevista Henrique Noya, diretor-executivo da instituição.

Leia mais...

Desburocratização e desenvolvimento regional serão temas em 2021 da CS de Gestão

A Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas se reuniu nesta quarta (11/11) por videoconferência para avaliar o trabalho desenvolvido em 2020 e desenhar um registro com o balanço das suas atividades. O grupo também avaliou as recomendações e ações que podem ser endereçadas ao legislativo e projetou temas que deverão estar em pauta no próximo ano. Em 2020, a Câmara debateu os avanços da desburocratização, a atuação dos consórcios municipais na pandemia, além da consolidação de leis e decretos que afetam o setor produtivo neste momento de crise sanitária, assim como a importância de transformar em lei o Plano Estratégico da Região Metropolitana.

Leia mais...

Unir produção e turismo pode ampliar experiências no Vale do Café

Conhecida por ter sido a maior produtora mundial de café no século XIX, a região sul do estado do Rio começa a retomada da plantação do grão focada na produção artesanal, em pequena escala e de alta qualidade. O Vale do Café fluminense oferece a oportunidade de experimentar a alta gastronomia em torno da bebida, conectada a um roteiro turístico que descortina as belezas das fazendas dos antigos barões e de um pedaço preservado de Mata Atlântica. Para celebrar a retomada do protagonismo da produção cafeeira no estado, o Rio em Foco desta segunda-feira (09/11) conversa com o chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Celso Merola, e com a diretora executiva do Convention & Visitors Bureau do Vale do Café, Luciana Delamare.

Leia mais...

Enimpacto esta criando sistema para orientar políticas públicas de negócios de impacto

Os caminhos para a construção de políticas públicas no fomento e investimentos em negócios de impacto socioambientais foram temas de um painel virtual realizado nesta sexta-feira (06/11) pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico. Durante o encontro, o grupo de trabalho da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), do governo federal, compartilhou sua experiências nesses dois anos e meio de existência. O objetivo é chamar atenção para os desafios e a agenda do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, que deve ser criado pelo poder executivo em atendimento a Lei nº 8.571/2019, aprovada pela Alerj. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui

Leia mais...

Trabalho do Fórum será apresentado em palestra na Adesg

No dia 11 de novembro, a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha, irá fazer uma palestra por videoconferência para a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-RJ) contando um pouco sobre o trabalho do Fórum. O evento será realizado às 19h e faz parte da programação fixa do Ciclo de Estudo de Política e Estratégia (CEPE).

Leia mais...

Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do MIT é apresentado no Fórum

Transformar o Rio de Janeiro no novo “Vale do Silício” nas áreas de energia e sustentabilidade é o que mira o programa de aceleração de startups REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program) coordenado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). O estado foi um dos oito locais escolhidos no mundo para receber o treinamento para aplicação da metodologia com início em janeiro de 2021 e dois anos de duração. A iniciativa, inédita no país, foi detalhada na reunião conjunta das Câmaras de Câmaras de Tecnologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável realizada nesta quarta (04/11). 

Leia mais...

Rio de Impacto debate com Enimpacto papel do comitê estadual de negócios de impacto

Conhecer os caminhos trilhados pelo grupo de trabalho da Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Enimpacto), do governo federal, é o intuito do evento virtual que o Movimento Rio de Impacto promoverá no dia 06/11, às 10h. O objetivo é trocar experiências que possam contribuir na formação e para os objetivos do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, previsto na Lei nº 8.571/2019 e que está em vias de ser criado pelo poder executivo. O painel “Caminhos para a construção de políticas públicas fluminenses de negócios de impacto social e ambiental” será transmitido ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube e no Facebook

Leia mais...

Câmara de Formação Profissional trabalha para agregar cursos on-line à plataforma de qualificação

O Qualifica RJ, plataforma que vai permitir o acesso on-line a uma rede de formação profissional tecnológica continuada, deve receber centenas de cursos de instituições como o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest -Senat), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras. A notícia foi divulgada durante reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizada na quinta-feira (29/10). Nas próximas semanas, as instituições preencherão um formulário em que definirão os cursos e as áreas de formação contempladas. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 04/12 (sexta-feira), às 10h.

Leia mais...