Fórum realizará painéis sobre a cadeia produtiva da carne e boas práticas agropecuárias

Conhecer como funciona a cadeia produtiva da carne e quais são os entraves para o crescimento da atividade no estado é um dos objetivos do painel que a Câmara de Agronegócios realizará em abril. O tema foi sugerido durante a reunião on-line do grupo nesta quinta-feira (04/03). O encontro também reuniu os membros do Grupo de Trabalho do Selo Arte, que irá promover em abril um evento para debater as boas práticas agropecuárias e como levar esse conhecimento e as ferramentas aos pequenos produtores rurais.

Leia mais...

Fórum participa de evento sobre aceleração dos ODS no estado

O engajamento multissetorial na Agenda 2030 para aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) será tema de um webinário organizado pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) no dia 4 de março, às 14h. O encontro irá debater as potencialidades e desafios para implementação dessa agenda no estado, de acordo com o compromisso assumido pelo Brasil e mais 192 países no Pacto Global.

Leia mais...

Secretária-geral do Fórum é uma das homenageadas com o Prêmio Dandara 2021

Homenagear mulheres e homens que estão ao lado da democracia, do combate a violência contra a mulher, do respeito à diversidade humana na sua pluralidade é o objetivo do Prêmio Dandara 2021, que esse ano terá a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento estratégico, Geiza Rocha, como uma das contempladas.

Leia mais...

Câmara de Formação Profissional planeja evento sobre desafios do ensino on-line na pandemia

A Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio vai realizar no dia 14/04 (quarta-feira), das 10h às 12h, um painel para debater os desafios e oportunidades do uso das tecnologias de informação e comunicação na Educação. A ideia é fazer um raio-x das principais dificuldades e oportunidades da formação profissional e educacional neste período ouvindo pesquisadores, especialistas e professores que estão vivenciando as transformações na prática docente desde 2020.

Leia mais...

Câmara de Tecnologia organizará painel sobre a implantação da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) voltará a pauta de debates da Câmara de Tecnologia. No primeiro encontro do grupo em 2021, realizado por videoconferência nesta quarta-feira (03/03), foi sugerido a realização de um painel para reunir atores dos setores público e privado e avaliar quais são os gargalos para a implementação da LGPD e também como trazer essa legislação para o âmbito estadual. A ideia é apresentar cases de instituições que já estão trilhando esse caminho para trocar informações, além de criar grupo de trabalho.

Leia mais...

Live aborda principais mudanças no Imposto de Renda 2021

 A partir dessa segunda-feira (01/03) inicia o prazo de entrega para a declaração do Imposto de Renda 2021. Para tirar as principais dúvidas dos contribuintes, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado abriu a agenda de lives de 2021 em seu perfil do Instagram com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme.

Durante o bate-papo com a secretária-geral do Fórum, a jornalista Geiza Rocha, Nehme citou as principais mudanças no IR deste ano e chamou a atenção para a importância do cidadão informar corretamente seus dados para não correr o risco de cair na malha fina. A principal novidade refere-se ao auxílio emergencial. Diferentemente de outros auxílios, contabilizados como verba indenizatória, o auxílio emergencial é considerado rendimento tributável.

Leia mais...

Workshop capacita municípios sobre como ampliar arrecadação por meio do IR

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) realizaram virtualmente nesta sexta-feira (26/02) um workshop sobre como prefeituras podem ampliar a arrecadação dos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso por meio de doações no Imposto de Renda. Com a presença de um representante da Receita Federal, o mecanismo foi explicado minuciosamente, e houve o compartilhamento de um “mídia kit”, com amplo material visual destinado a incentivar as doações.

Leia mais...

Rio busca apoio da ONU para comemorar 30 anos da Eco-92 

O  governo do Estado do Rio de Janeiro vai enviar uma carta ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) manifestando o desejo de sediar a próxima Conferência Ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU). Marco da proposição do desenvolvimento sustentável na agenda ambiental e política mundial, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992, conhecida popularmente como Eco-92, inspirou a iniciativa. Caso obtenha apoio da organização intergovernamental, a Rio +30 reunirá 193 nações na cidade no ano que vem, para debater ações de mitigação das mudanças climáticas na chamada década da ação, que culminará em 2030.O Rio em Foco desta segunda-feira (01/03) entrevistou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha e o presidente da Câmara Empresarial Rio, Paulo Protasio para discutir o protagonismo do Rio na agenda da sustentabilidade.

Leia mais...

Empreendedoras sociais relatam desafios para vencer a exclusão digital

A primeira edição da Roda de Conversa de 2021, realizada nesta quinta-feira (25/02), contou com a participação de duas empreendedoras  de impacto social que abordaram os desafios desse tipo de negócio no pós-pandemia.  Duas mulheres que arregaçaram as mangas e estão à frente de empresas que vem promovendo a transformação social aliada ao lucro. O bate-papo on-line foi mediado pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, e pode ser conferido na íntegra no YouTube.

Leia mais...

Fórum dá início às reuniões das Câmara Setoriais em março

Realizada a já tradicional Reunião Geral em fevereiro, é hora de o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio dar início à agenda de encontros mensais das oito câmaras setoriais e dos grupos de trabalho de Negócios de Impacto e do Selo Arte. Na primeira reunião dos grupos, o objetivo principal é traçar o planejamento do ano e colher sugestões de temas que serão debatidos, além de validar o cronograma de trabalho para 2021.

Leia mais...

Fórum da Alerj de Desenvolvimento define agenda de trabalho para 2021

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro realizou, nesta terça-feira (23/02), encontro entre representantes de universidades, setores da indústria, comércio e serviço e entidades de classe para elaborar a agenda estratégica de 2021. A aprovação do "Supera Rio" - auxílio emergencial elaborado pelo Parlamento Fluminense - e o incentivo à criação de um Complexo Econômico-Industrial de Saúde no estado estão entre as principais iniciativas voltadas para a retomada do crescimento econômico do Rio de Janeiro. A reunião foi mediada pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT) e as sugestões vão nortear ações do Parlamento Fluminense deste ano. Para assistir o encontro na íntegra clique aqui.

Leia mais...

Live no Instagram do Fórum vai esclarecer dúvidas sobre o Imposto de Renda 2021

Junto com a abertura do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 - ano base 2020 - à Receita Federal, surgem também muitas dúvidas dos contribuintes. No dia primeiro de março, às 15h, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio realizará uma live em seu Instagram (@forumdesenv) com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Nehme. O foco é esclarecer as principais duvidas que surgem durante o preenchimento da declaração.

Leia mais...

Para mapear solos, Rio deve criar comitê regional, explica Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) calcula que apenas 8,6% do solo nacional seja adequadamente mapeado. Isso é equivalente a 1 centímetro a cada um milhão de centímetros de faixa territorial, número ainda muito distante de países com sistemas avançados de agricultura de precisão, como os Estados Unidos, em que a escala de conhecimento do solo é de 1 para 25 mil centímetros. Completando três anos de existência, o Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), lançado para corrigir o problema, colocou no ar uma plataforma digital que fornece acesso público ao sistema de informações geográficas, mapas e dados de solos brasileiros, e pretende lançar, ainda em fevereiro, um comitê executivo regional focado em levantar os dados do solo no estado do Rio de Janeiro. Para falar sobre os próximos desafios do Pronasolos, o Rio em Foco desta segunda-feira (22/02) recebe a chefe-geral da Embrapa Solos, Petula Ponciano.

Leia mais...

Fórum promove capacitação sobre contribuição do Imposto de Renda nas ações sociais dos municípios

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) começa a valer a partir de março e traz com ele uma grande oportunidade de arrecadação para os municípios. É que na hora de fazer a declaração, o contribuinte pode optar por destinar uma parte do imposto devido ao fisco diretamente para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso. No dia 26 de fevereiro, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizará um workshop, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), para orientar e tirar as principais dúvidas dos gestores municipais sobre a questão. O encontro será realizado on-line, das 14h às 17h e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Leia mais...

Reunião de cúpula do Fórum vai definir calendário e temas para 2021

O Fórum da ALERJ de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro realizará no dia 23 de fevereiro, das 10h às 12h, a tradicional reunião geral para apresentar o balanço das atividades de 2020 e definir a agenda de ações e temas para 2021. Mas esse ano a reunião, que normalmente ocorre de forma presencial, por conta da pandemia do novo coronavírus será realizada on-line, com transmissão ao vivo nos canais do Fórum no YouTube e no Facebook.

Leia mais...

Projeto “21 Visões para 2021” já está disponível em formato podcast

O projeto “21 Visões para 2021”, que entrevistou especialistas para trazer reflexões e propostas para que o Rio de Janeiro saia da crise agora está disponível também nas principais plataformas de áudio (SpotifyDeezerGoogle PodcastsOrelo e Castbox). Para ouvir, basta acessar o Podcast Quero Discutir o Meu Estado, do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio.

Leia mais...

Observatório do Turismo Fluminense apresenta raio-X dos municípios do estado

Responsável por cerca de 14% do PIB do estado do Rio de Janeiro, o turismo gerou, só na capital, uma arrecadação de R$ 402 milhões em 2019. Vista por especialistas como uma importante alavanca da economia fluminense, a atividade turística passará a ser monitorada pelo recém-criado Observatório de Turismo Fluminense, iniciativa da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), a partir de um pedido da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). “O Rio de Janeiro precisa redescobrir as suas vocações e diversificar suas matrizes econômicas, o turismo é uma dessas matrizes. Para que possamos otimizar as políticas públicas de fomento para esse setor, são necessários o levantamento de dados sobre os impactos das atividades turísticas, o perfil dos turistas, dentre outros importantes indicadores. Assim surgiu a necessidade de criar o Observatório Fluminense do Turismo, que reúne todas essas informações para que o poder executivo tenha elementos para subsidiar a implementação dessas políticas”, afirmou o deputado Rodrigo Amorim, autor da indicação legislativa.

Leia mais...