Associação Brasileira de Educação comemora 97 anos de existência

A Associação Brasileira de Educação (ABE) celebrará os 97 anos de sua fundação com um encontro virtual no dia 27 de outubro, às 14h. Na ocasião, será feita a entrega da Medalha Alice Flexa Ribeiro, comenda criada pela ABE para homenagear bianualmente mulheres que tenham se destacado no campo educacional. O evento pode ser acompanhado em tempo real no canal do Youtube da ABE no link: https://www.youtube.com/watch?v=qMncF9CLCg4

Leia mais...

Fundo Soberano: Alerj debate potencialidades do gás natural e da indústria naval em Itaguaí

Incentivo à construção de uma nova rota de gasoduto e fortalecimento da indústria naval foram apontados como principais estratégias para o desenvolvimento no debate sobre o Fundo Soberano que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu, nesta sexta-feira (15/10), em Itaguaí. Esta foi a primeira reunião realizada para apresentar aos municípios a Emenda Constitucional 86/21, aprovada pelo Parlamento fluminense para criar uma poupança de recursos excedentes das receitas da exploração do petróleo, que poderá ser usada para financiar investimentos futuros no estado. O evento pode ser assistido na íntegra aqui.

Leia mais...

Assespro oferece vagas para curso gratuito de TI voltado para jovens em situação de vulnerabilidade

Assespro-RJ está com vagas abertas para o FORSOFT Coding, programa de educação e qualificação profissional que já capacitou e mudou a vida de mais de 800 jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto oferece, gratuitamente, cursos de programação de computadores para jovens de 18 a 24 anos com chances de contratação por meio das empresas madrinhas.

Leia mais...

Alerj leva debate sobre Fundo Soberano a todas as regiões do estado

Começa pelo município de Itaguaí na próxima sexta-feira, dia 15/10, das 10h às 12h, o primeiro de uma série de debates que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá promover em todo o Estado sobre o que representa o Fundo Soberano no desenho estratégico do desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro. 

Leia mais...

Rio em Foco comemora programa de número 400 debatendo violência política de gênero

A edição de número 400 do Rio em Foco traz dados da pesquisa realizada pela ONU Mulheres que revela que mais de 80% das mulheres em espaços políticos já sofreram violência psicológica, 45% sofreram ameaças, 25% violência física e 20% assédio sexual. Na entrevista desta segunda-feira (11/10) a analista de programa da ONU Mulheres, Ana Claudia Pereira fala sobre esses indicadores e quais as ações existentes no combate a esse tipo de violência.

Leia mais...

Alerj lidera Frente em Defesa do Aeroporto do Galeão

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro lançou, na noite desta quarta-feira (06/10), uma Frente em Defesa do Aeroporto Internacional do Galeão. O movimento reuniu, entidades empresariais, parlamentares e autoridades numa videoconferência em que foram discutidos os impactos da proposta do Governo Federal de privatizar o Aeroporto Santos Dumont (SDU). A avaliação dos integrantes é de que a concessão vai causar esvaziamento e pode levar ao fechamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim - o Galeão (GIG), com consequências negativas para a economia do estado do Rio de Janeiro.

Leia mais...

Alerj promove debate em defesa do aeroporto do Galeão

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promove, nesta quarta-feira (06/10), às 19h, debate para formação da Frente em Defesa do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Parlamentares das bancadas estadual e federal, autoridades e dirigentes de entidades de setores econômicos vão discutir as regras para a concessão do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, que estão em consulta pública, e vão impactar o funcionamento do terminal da Ilha do Governador, com a redução do número de voos - principalmente, os internacionais.

Leia mais...

Curso de Turismo Rural EAD do SENAR Rio abre inscrições

Com 30 horas de estudo 100% online, o curso de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) tem o objetivo de ampliar o olhar sobre as possibilidades a serem desenvolvidas nas propriedades rurais, integrando a atividade produtiva exercida com a atividade do turismo. Ele foi apresentado na última reunião da Câmara de Agronegócios que abordou as oportunidade do enoturismo no estado. 

Leia mais...

Faperj vai investir R$ 9 milhões em projetos de ciência e tecnologia na Rocinha

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), está com inscrições abertas até o dia 29 de outubro para a primeira edição do Programa Favela Inteligente, que prevê o investimento de R$ 9 milhões em projetos que promovam maior dinamismo econômico em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) na comunidade da Rocinha, no município do Rio de Janeiro. O Rio em Foco desta segunda-feira (04/10) fala sobre essa iniciativa pioneira numa conversa com os assessores de tecnologia da Faperj Ruth Mello e José Aranha.

Leia mais...

Workshop traz informações sobre Censo 2022 e pesquisas do IBGE para auxiliar gestores municipais

Os dados produzidos pelo Censo Demográfico do IBGE são um retrato fiel e abrangente do Brasil. As informações sobre as características demográficas e socioeconômicas do país são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para o planejamento de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada, como balizar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O papel dos municípios no Censo 2022 foi abordado nesta sexta (01/10) durante um workshop promovido pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico em parceria com o IBGE, assim como as inovações trazidas pelo levantamento. Clique aqui para assistir ao evento na íntegra

Leia mais...

Roda de Conversa: Pandemia reforça conexões e despertar para empreendedorismo de impacto

A sustentabilidade esteve em destaque na 14ª edição da Roda de Conversa com duas mulheres à frente de empreendimentos de impacto realizada virtualmente nesta quinta (30/09). O bate-papo abordou a trajetória e ações de Rosany Bitencourt, da Sweetly Produtos Artesanais, e de Simone Medeiros, da Eco K Brasil, durante a pandemia. Em comum, elas relataram o despertar para o empreendedorismo ainda mais latente na adversidade e a força do trabalho em rede para atravessar o momento.

Leia mais...

Live com FAPERJ detalha edital voltado a empreendedores sociais na Rocinha

Na última quinta-feira (30), o Movimento Rio de Impacto apresentou mais uma oportunidade para os negócios de impacto no estado do Rio de Janeiro. Em uma live no perfil do Instagram, a coordenadora do Rio de Impacto, Geiza Rocha, entrevistou Ruth Espínola e Jose Alberto Aranha, assessores da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, que explicaram em detalhes o edital que está com inscrições abertas até 29 de outubro.

Leia mais...

GT de Mobilização da Rio+30 começa a definir agenda de trabalho

As instituições que compõem o Fórum e que se dispuseram a participar ativamente da construção da Rio+30 conheceram, nesta quarta (29/09), os quatro Grupos de Trabalho criados para desenvolver e organizar as ações do evento. São eles: Agenda de Mobilização, Baía Reinventada, Conferência Temática Rio+30, e Patrocínio e Apoio Financeiro. O próximo passo agora será definir as metas de cada um dos grupos temáticos para alinhar ao plano de trabalho do evento.

Leia mais...

Presidente da Alerj propõe audiências públicas para debater situação do setor de plástico

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), participou, nesta terça-feira (28/09), de uma live para discutir políticas públicas e soluções para a Indústria de Material Plástico do Rio. No encontro, Ceciliano agendou uma reunião com o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), para o dia 07 de outubro. “Queremos fazer algumas rodadas de audiências na Alerj para que a gente possa apresentar um projeto de lei que solucione algumas dificuldades do setor”, afirmou Ceciliano. O evento contou com o apoio do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e com a participação do deputado Waldeck Carneiro (PT). Assista à live clicando aqui.

Leia mais...

Fórum realiza workshop sobre o papel dos municípios no Censo 2022

Principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população do país, o Censo Demográfico do IBGE é realizado a cada 10 anos. Por conta da pandemia da Covid-19, o cronograma da pesquisa foi postergado em dois anos. No dia 1º de outubro, às 10h, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico promove um workshop para abordar o papel dos municípios no Censo 2022. Além das atualizações sobre o Censo, os técnicos do IBGE também apresentarão materiais disponibilizados pelo Instituto com informações que podem subsidiar o planejamento e implementação de políticas públicas nos municípios fluminenses. O encontro será transmitido ao vivo pelo Canal do Fórum no YouTube.

Leia mais...

Roda de Conversa recebe empreendedoras de impacto de produtos orgânicos e sustentáveis

No dia 30 de setembro, às 11h, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realiza mais uma edição da roda de conversa com empreendedores de impacto. O bate-papo mensal recebe empreendedores de impacto para contar um pouco sobre suas trajetórias e os desafios deste modelo de negócios no pós-pandemia. O encontro tem a mediação da secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, e pode ser acompanhado ao vivo no YouTube, clicando aqui.  

Leia mais...

Live do Rio de Impacto apresenta detalhes sobre a 1ª edição do Programa Favela Inteligente

A FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – lançou um projeto piloto na favela da Rocinha que visa apoiar iniciativas de instituições, com ou sem fins de lucro, estabelecidas no Estado do RJ, em ações que promovam dinamismo econômico do território da Rocinha com base em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

Leia mais...

Entidades que compõem o Fórum conhecerão grupos de trabalho da Rio+30

As Instituições que compõem o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e se dispuseram a contribuir com a mobilização para da Rio+30, irão se reunir virtualmente nesta quarta (29 /09), às 10h. Na ocasião serão apresentados os quatro Grupos de Trabalho criados para desenvolver e organizar as ações do evento.

Leia mais...

Setor de energia solar distribuída triplica de tamanho no Rio em um ano, revela governo do estado

Depois da aprovação da Lei estadual 8.922/20 de fomento a geração distribuída de energia solar, o setor cresceu 212%. A informação foi divulgada pelo subsecretário de Óleo, Gás e Energia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Daniel Lamassa, durante encontro da Câmara Setorial de Energia do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (27/09). O encontro pode ser assistido na íntegra clicando aqui.

Leia mais...