Fórum conhece iniciativas da Fecomércio para fomentar o turismo e o Centro do Rio

 A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes se reuniu, nesta terça-feira (21/11), para conhecer a experiência exitosa da revitalização do Convento do Carmo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e transformado num bistrô e Centro Cultural por meio de uma parceria entre o SESC e a Procuradoria Geral do Estado. Segundo a assessora da presidência da Fecomércio, Adriana Homem de Carvalho, a iniciativa tem como intuito fomentar o turismo e a cultura fluminense.

“Foi um encontro feliz entre a vontade da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) com a Fecomeécio, que já tinha experiência em bistrôs. Nosso presidente, Antonio Queiroz, sempre teve muito interesse em revitalizar e movimentar o Centro do Rio de Janeiro. O Convento tem um grande valor histórico e estava abandonado há muitos anos. Fechamos a parceria, a PGE investiu mais de R$30 milhões na revitalização do espaço, e o SESC assumiu toda a obra do restaurante. Esse é o nosso 4º bistrô”, contou Adriana.

O local foi construído no século XVI e serviu de residência de frades carmelitas. Depois, foi moradia da rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da família real ao Brasil e sede de uma série de instituições. Em 2022, após quatro anos de reforma, a Procuradoria Geral do Estado revitalizou e abriu o espaço cultural em funcionamento, atualmente, com atividades permanentes e temporárias.

Com 54 lugares e 182m², o Bistrô Sesc Convento do Carmo funciona de segunda a sábado, das 11h às 18h. O cardápio é assinado pela chef Teresa Corção, cuja premissa é valorizar a agricultura familiar do estado do RJ, com ingredientes provenientes de pequenos produtores rurais do interior fluminense.

“O lugar é lindo, histórico e seguro e contribui também para a retomada das atividades no Centro do Rio, que sofreu com o esvaziamento na pandemia. Desde a inauguração em setembro, é grande o movimento por lá, com filas em quase todos os dias”, salientou a assessora.

Ainda de acordo com Adriana, a Fecomércio vem ocupando diversos espaços no Centro, como o restaurante do Tribunal de Justiça do Estado, o antigo restaurante Villarino, que virou restaurante-escola, o restaurante popular da Central do Brasil, além de ter assumido o SESC Ginástico ainda em obras.

“Não devamos parar por aí. Estamos pensando em uma série de espaços no Rio de Janeiro, temos algumas propostas, mas os projetos precisam estar de acordo e ter aderência com as nossas premissas. Estamos com um prédio novo na Praça Pio X, que vai receber toda a área de tecnologia e outras que estão sendo criadas. Cedemos também um andar inteiro nesse prédio para a Organização Mundial do Turismo, que escolheu o Rio para a sua sede, e vamos movimentar a região levando muita gente para o Centro”, finalizou.

O encontro pode ser conferido na íntegra no Canal do Fórum do Youtube.