Fórum reúne especialistas para falar sobre o papel do Turismo para alcançar os ODS

Na próxima quinta-feira (09/06) os membros das Câmaras Setoriais de Desenvolvimento Sustentável e de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio vão se reunir para realizar o evento "Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", em comemoração ao mês do meio ambiente. O evento virtual vai contar com a participação de especialistas que irão abordar como o setor de Turismo pode alcançar os objetivos da Agenda 2030 da ONU. O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no link www.bit.ly/odstur.

Para falar sobre a Sustentabilidade aliada à visitação Turística nos Parques Municipais, Estaduais e Federais, estarão presentes o chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba na ICMBio, Marcelo Pessanha; a gerente de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Manuela Tambellini; e a gestora do Parque Natural Municipal da Cidade (SMAC), Ana Gabriela Oliveira do Carmo.

Para apresentar as ações e projetos sobre Turismo Sustentável no Estado do Rio de Janeiro foram convidados a assessora de Turismo da Fecomércio RJ, Adriana Homem de Carvalho e o diretor executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFES), Vinicius Rocha Crespo de Oliveira.

A prática da responsabilidade social pelos meios de hospedagem, e como engajar as comunidades locais será abordado pelo coordenador da Comissão Especial de Gestão de Turismo do Conselho Regional de Administração (CRA-RJ), Júlio Loureiro; e a proprietária do Hotel Bühler, de Visconde de Mauá, Norma Buhler, que apresentará as diversas ações sustentáveis do empreendimento para chegar ao chamado "Lixo Mínimo".

Como o sistema de hotelaria pode valorizar os ativos sustentáveis em seus balanços será discutido pela conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Patrícia Sena. E, para fechar o painel, a gerente de Sustentabilidade, Milena Martorelli, e a gerente de Aviation Marketing, Ana Paula Lopes, ambas do RIOgaleão, apresentarão algumas das ações de sustentabilidade realizadas desde 2014, quando iniciaram as operações da companhia.

O evento será transmitido ao vivo no YouTube e no Facebook do Fórum.