Revitalização de prédios públicos em parceria com instituições privadas podem alavancar turismo

A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes realizou, nesta quarta-feira (13/09), a reunião ordinária do mês de setembro. Durante o encontro, os membros da Câmara sugeriram fazer um levantamento sobre prédios e espaços públicos que possam ser revitalizados por meio de parcerias com instituições privadas.

A diretora-geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), Márcia Alonso, trouxe o exemplo do antigo Convento do Carmo, no Centro do Rio, que abrigará a partir de hoje o Bistrô Sesc Convento do Carmo. Além do bistrô, o Sesc RJ levará também atrações artísticas para o local.

O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), foi construído no século XVI e serviu de residência de frades carmelitas. Depois, foi moradia da rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da família real ao Brasil e sede de uma série de instituições. Em 2022, após quatro anos de reforma, a Procuradoria Geral do Estado revitalizou e abriu o espaço cultural em funcionamento atualmente.

“Eu acho essa parceria da Procuradoria Geral do Estado com o Sesc e a Fecomércio muito positiva. É importante estudar esta operação para entender como pode ser replicada. Poderia também ser feito um estudo desses prédios que poderiam ter uma utilidade. Existem tantos prédios históricos em péssimo estado de conservação, que poderiam ser transformados em espaços culturais e de gastronomia”, ressaltou Márcia Alonso.

A diretora ainda lembrou que há estudos para a revitalização da Cobal do Leblon e Humaitá, pontos que considera importantes e deu a ideia de serem apresentados na Câmara pela Fecomércio.

De acordo com Jonathan Speier, são poucas cidades no hemisfério sul que tem mais de 500 anos com história política, econômica e cultural fabulosas e poderiam ser mais bem aproveitados.

“Temos uma história fabulosa e as pessoas vão para outros países para visitarem prédios históricos e aqui a gente abandona. Para o turismo e cultura seria uma ótima ideia que ainda movimentaria a economia”, frisou Speier.

A ideia é convidar para a próxima reunião um representante da Fecomércio para falar sobre a parceria feita no Convento do Carmo e os projetos similares que estão sendo avaliados pela instituição.

O encontro pode ser assistido na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.