Câmara de Turismo, Cultura e Esportes irá trabalhar na articulação para que estado tenha calendário permanente de eventos

A Câmara de Turismo, Cultura e Esportes vai retomar o projeto de consolidação de um calendário de eventos do Rio de Janeiro para dar visibilidade ao que acontece em todo o estado, promovendo a interiorização do turismo e o desenvolvimento regional. A ideia é iniciar por região para ser replicado depois para todo o estado trabalhando junto com a academia. O tema foi debatido nesta quarta (17/08) durante o encontro mensal do grupo.

A intenção é usar a metodologia desenvolvida em 2018, quando o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico em parceria com o Departamento de Geografia da Uerj trabalharam juntos na criação de um banco de dados com as informações sobre os eventos mapeados nos 92 municípios do estado. O levantamento foi feito pelos alunos de pós-graduação do curso semipresencial de Geografia da Uerj e liderados pelo professor Glaucio Marafon. O grupo foi a campo para mapear os principais eventos, visitando e entrando em contato com as prefeituras locais. Na ocasião foram cadastrados mais de dois mil eventos. Os eventos foram classificados em 13 categorias, dentre elas, eventos religiosos, cívicos, artísticos, rurais, patrimônios culturais, militares, políticos, técnicos-científicos, negócios, esportivos e os especiais, que não se encaixavam em nenhuma anterior.

A pesquisa deu continuidade ao Caderno de Turismo do Estado do Rio, primeira publicação da trilogia lançada pelo Fórum com o objetivo de servir como ferramentas para os gestores públicos nas tomadas de decisão.