Plataforma digital reunirá calendário de eventos do estado

O Rio de Janeiro vai ganhar uma plataforma digital com o calendário de eventos dos 92 municípios fluminenses. O anúncio foi feito nesta quinta (23/05) pela subsecretária de estado de Turismo Adriana Homem de Carvalho durante a reunião da Câmara de Turismo, Cultura e Esportes, do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Segundo ela, é prioridade da pasta reunir os dados sobre o turismo do estado em um único local. “Vamos unir esforços. Brincamos que temos dados soltos que precisam ser presos. Precisamos concentrar as informações para falarmos os mesmos números com relação a eventos, investimentos, chegadas e partidas de turistas e assim desenvolver políticas públicas de acordo com nosso tamanho”, afirmou Adriana.

Hoje, os setores de cultura, turismo e esportes juntos respondem por mais de 14% do PIB do estado. Em tempos de crise, eles podem contribuir para alavancar a economia fluminense por meio da geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento regional. Durante o encontro,  alunos do departamento de Geografia da Uerj apresentaram o levantamento preliminar com os dados dos eventos dos municípios classificados em 13 categorias, dentre elas, eventos religiosos, cívicos, artísticos, rurais, patrimônios culturais, militares, políticos, técnicos-científicos, negócios, esportivos e os especiais  _ que não se encaixam em nenhuma anterior. Um evento pode ser classificado em mais de uma categoria.

“A ideia foi criar categorias baseadas na natureza do evento e com potencial de virar um produto turístico. Muitas vezes elas ficam de fora dos calendários porque não são vistas como geradoras de fluxos”, explicou Marcello Sotratti, professor do curso de turismo da Uerj.

O material agora será compartilhado entre todos os membros da Câmara para que eles avaliem e façam suas sugestões e contribuições. O próximo passo então será fazer os ajustes e apresentar para os secretários municipais para que eles validem as informações. “Queremos saber se os gestores públicos se enxergam de fato no mapeamento para que eles possam fazer uso das informações na tomada de decisões”, disse o professor Glaucio Marafon, que vem orientando os alunos do curso semipresencial de Geografia dos polos do Cederj na pesquisa.

“Este levantamento é fruto de uma construção coletiva e foi um prazer ver a materialização do banco de dados com tantas informações que vão contribuir para que os gestores públicos enxerguem os eventos como tendo um papel fundamental no desenvolvimento econômico e local”, finalizou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Ouça o áudio completo da apresentação de subsecretária de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, clicando aqui.

Crédito da imagem:

Orquestra de Violinos de Sto Antônio de Pádua/ Mapa Cultural do Rio de Janeiro