Aplicativo com calendário de eventos do estado pode alavancar turismo no interior

A Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes teve o primeiro contato nesta quinta (07/11) com o protótipo do aplicativo que consolida o calendário de eventos dos 92 municípios fluminenses. A ideia é dar visibilidade ao que acontece em todo o estado, promovendo a interiorização do turismo e o desenvolvimento regional. Hoje, os setores de cultura, turismo e esportes juntos respondem por mais de 14% do PIB do estado.

O levantamento das informações foi feito pelos alunos de graduação e pós-graduação do curso semipresencial de Geografia da Uerj, liderados pelos professores Glaucio Marafon e Marcelo Sotratti. O grupo foi a campo para mapear os principais eventos, visitando e entrando em contato com as prefeituras locais e cadastrando mais de dois mil eventos. Após esse passo, eles trabalharam na categorização dos eventos, classificando-os por tipo como: religiosos, cívicos, artísticos, rurais, patrimônios culturais, militares, políticos, técnicos-científicos, negócios, esportivos e eventos especiais.

“Esse calendário de eventos vai propiciar o desenvolvimento do turismo no estado, aumentando também o fluxo turístico na região”, afirmou Marcello Sotratti, professor do curso de turismo da Uerj.

Durante a reunião desta quinta, os membros da Câmara contribuíram com sugestões.

“Hoje a gente tem uma dificuldade enorme de ter dados dos municípios do interior e saber que está sendo criada alguma coisa com relação aos atrativos desses locais é extremamente importante para o setor de hotelaria. A gente recebe hóspedes com os mais variados gostos e estilos, e agora vamos poder canalizar. Acredito que esse aplicativo vai trazer luz para vários municípios que hoje estão escurecidos”, disse Júlio Corrêa, gerente operacional da ABIH-RJ.

O próximo passo será apresentar o material para os secretários municipais para que eles validem as informações. Depois de pronto, o aplicativo será entregue ao governo do estado para que ele possa ser trabalhado de forma permanente e colaborativa envolvendo as prefeituras e entidades do trade de turismo.

“Essa reunião foi importante porque contou com a participação de representantes do setor hoteleiro e de eventos que deram suas contribuições ao projeto que está sendo desenvolvido. À medida que as instituições também participam, o processo se torna contínuo e permanente”, ressaltou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha.

Para ver a apresentação de hoje clique aqui.