Aplicativo de eventos é apresentado no TCE-RJ a representantes de 39 cidades

Trinta e nove municípios do Rio receberam nesta sexta-feira (13/12) o selo de capacitação em gestão de turismo, oferecido pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo. O "Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense" qualificou servidores da área turística e teve como objetivo promover ações de cooperação técnica e de integração regional para o desenvolvimento sustentável do turismo fluminense. Atualmente, apenas 10% das cidades possuem um plano de Turismo e cumprem o planejamento para o setor.

Fruto de uma demanda detectada pela Secretaria-Geral de Planejamento (SGP) do TCE-RJ, o curso foi dividido em dois módulos: Organizacional de Gestão e Estratégico. Ao longo do segundo semestre, professores voluntários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e servidores do TCE-RJ e da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro capacitaram os técnicos de diferentes municípios do estado.

“O turismo é o novo petróleo. O estado tem muito potencial nessa área e precisamos nos profissionalizar e trabalhar a criatividade na criação de novos produtos turísticos”, destacou o secretario de Estado de Turismo Otávio Leite.

Durante a cerimônia de encerramento do programa, o protótipo do aplicativo que consolida o calendário de eventos dos 92 municípios fluminenses, feito pela UERJ em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, foi apresentado aos gestores municipais para que eles pudessem avaliá-lo e dessem suas contribuições. Segundo o professor Glaucio Marafon, que fez a apresentação, a ideia do aplicativo é dar visibilidade ao que acontece em todo o estado, promovendo a interiorização do turismo e o desenvolvimento regional. Hoje, os setores de cultura, turismo e esportes juntos respondem por mais de 14% do PIB do estado.

A plataforma surgiu das discussões da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, em parceria com a Uerj. Depois de pronto, o aplicativo será entregue ao governo do estado para que ele possa ser trabalhado de forma permanente e colaborativa envolvendo as prefeituras e entidades do trade de turismo.

Matéria Relacionada

Aplicativo com calendário de eventos do estado pode alavancar turismo no interior