Fórum irá desenvolver proposta para trabalhar a segurança turística no interior do estado

A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes esteve reunida nesta quinta-feira (06 /06) para definir seus próximos passos. Durante o encontro, o grupo decidiu dar prosseguimento na proposta de trabalhar a segurança turística no interior do estado.

No documento apresentado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega, consta a realização de uma reunião preliminar para abordar a viabilidade de capacitação dos agentes envolvidos em segurança pública das sete cidades Categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro (Paraty, Angra dos Reis, Petrópolis, Cabo Frio, Armação dos Búzios e capital), além de Arraial do Cabo, para atendimento ao turista estrangeiro. Serão convidados a participar do projeto, a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (DEAT), o Batalhão de Polícia de Áreas Turísticas (BPTUR), a Delegacia de Imigração da Policia Federal (DELEMIG – PF) e o trade Turístico dos sete municípios.

“A ideia é capacitar os agentes das forças de segurança do interior, que já dominam uma segunda língua, em ações em prol da proteção e amparo do turista. Cada setor da Polícia Civil, Polícia Militar e Policia Federal contribuirá para a formação de agentes especializados em atendimento ao Turista, nos moldes do que já é feito na capital. O objetivo é promover a sensação de segurança que toda cidade turística necessita para aumentar o fluxo de visitantes, ampliando a circulação de capital em todo estado. Não haverá a necessidade de aumentar o número de delegacias ou batalhões, mas sim de ter nestes lugares agentes preparados para atuar de forma organizada e dentro dos protocolos e leis existentes em relação ao turista”, esclareceu Navega.

Na reunião, o subdiretor do Fórum da Alerj, Frederico Lima, afirmou que o próximo passo será encaminhar a proposta para a deputada Tia Ju, segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução Fórum, dar as devidas providências para a realização do encontro.

Outros temas

Os membros da Câmara também aproveitaram o encontro para sugerir temas para o segundo semestre. Foram mencionadas a questão da inovação no âmbito do turismo e a apresentação do Plano Estratégico do Turismo do Estado.

“As pessoas precisam conhecer melhor esse Plano que vai nortear as políticas públicas para o setor nos próximos 10 anos. As pessoas precisam ao menos conhecer as diretrizes que estão sendo pautadas pela Secretaria Estadual de Turismo”, concluiu o vice-diretor do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Lidizia.

Assista à reunião na íntegra no Canal do Fórum no Youtube