Energia 

Petróleo e o fomento ao desenvolvimento e disseminação do uso das energias alternativas são temas recorrentes nesse grupo.
  • Governo apresenta Rede de Edifícios Públicos Sustentáveis do Estado em reunião do Fórum

    A Rede Sustent, iniciativa do governo criada para a construção e implementação de medidas sustentáveis nos edifícios públicos estaduais foi apresentada nesta terça (26/09), durante a reunião das Câmaras de Energia e de Desenvolvimento Sustentável, realizada no auditório da Alerj. Lançada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento (Sefaz) no fim de junho, a Rede vem promovendo ações como o uso racional de água e energia elétrica, o intercâmbio de conhecimento e boas práticas no uso sustentável dos prédios públicos, além de oferecer capacitação e certificação aos gestores das cerca de 2.200 instalações da administração pública fluminense.

    Leia Mais

  • Fórum debate ações para aumentar eficiência energética dos prédios públicos do estado

    Criada em 2009, a Etiqueta de Eficiência Energética em edificações públicas faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Edifica) e foi desenvolvida pela Eletrobrás em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Hoje, as edificações públicas, comerciais e residenciais juntas são responsáveis por metade do consumo de energia elétrica total do país, ultrapassando as indústrias. Então as etiquetagens vieram para reduzir o consumo de energia nessa parcela de consumidores. A eficiência energética precisa ser trabalhada antes mesmo de se pensar em expandir o sistema, ou da construção de novas usinas”, afirmou a arquiteta Myrthes Santos, consultora em sustentabilidade e eficiência energética da Equalize Consultoria, que apresentou para os membros das câmaras setoriais de Energia e de Desenvolvimento Sustentável do Fórum o processo de etiquetagem de prédios públicos e experiências locais, bem como os principais desafios de implantar a eficiência energética nestas edificações. O encontro foi nesta quarta (02/08), na Escola do Legislativo (Elerj).

    Leia Mais

  • Firjan apresenta propostas para melhorar a qualidade da energia elétrica no estado

    Segundo especialistas, o Rio de Janeiro precisa de grandes avanços em relação à qualidade do fornecimento da energia para os consumidores, em particular os industriais. A afirmação foi feita durante a reunião da Câmara de Energia, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, realizada nesta terça (27/06) no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi debater a prestação do serviço de fornecimento de energia no estado e seu impacto na competitividade de diversos setores da economia. 

    Leia Mais

  • Desempenho energético de instalações públicas depende de uma política de estado

    A eficiência energética no poder público precisa ser um plano de estado e não de governo. A posição foi defendida por especialistas durante a reunião da Câmara Setorial de Energia, realizada nesta terça (30/05), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. No encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, foram apresentadas experiências de outros estados e municípios na implementação do uso racional de energia, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), além de um estudo sobre o mercado de eficiência energética em edificações no Rio de Janeiro, elaborado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O debate teve como objetivo evidenciar os desafios a serem superados e apontar caminhos visando à melhoria do desempenho energético nas instalações públicas, gerando economia de recursos, escassos em épocas de crise.  No Brasil, o consumo de energia elétrica do setor público é de cerca de 8% do total do país.

    Leia Mais

  • Fórum propõe debate sobre eficiência energética em instalações do estado

    Promover o uso eficiente da energia elétrica nas instalações e prédios do estado foi uma das propostas apresentadas nesta terça-feira (25/04) durante a reunião da Câmara Setorial de Energia. O encontro, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento, na Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro, reuniu seus membros para traçar uma agenda de trabalho para 2017.

    Leia Mais

  • Mapa Solar do Rio pode incentivar eficiência energética do município

    Que o Rio de Janeiro é uma cidade ensolarada, todo mundo já sabe. A novidade fica por conta do bom potencial energético dos telhados do município. A constatação está no Mapa Solar do Rio, lançado pelo governo do estado, a partir de uma parceria que incluiu a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Governo Federal; o Instituto Pereira Passos, da Prefeitura do Rio de Janeiro; e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, junto com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

    Leia Mais

  • Fórum propõe debate sobre os serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica

    A qualidade dos serviços prestados aos consumidores e indústrias pelas concessionárias de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro foi uma das propostas de temas a serem debatidos nas reuniões da Câmara Setorial de Energia do Fórum de Desenvolvimento do Rio.  No encontro realizado nesta terça-feira (29/03), o engenheiro Mariano Moreira, membro do Clube de Engenharia, afirmou que o serviço oferecido pelas companhias elétricas do estado é precário, principalmente no interior. “É necessária uma fiscalização mais rigorosa no sistema de energia do Rio. Houve uma precarização do serviço e do atendimento após as privatizações e quem mais foi afetado foi o consumidor, que muitas vezes fica horas sem ter a luz restabelecida depois de uma queda de energia, por exemplo. Esse cliente precisa ser ouvido”, afirmou Mariano que propôs a realizações de audiências públicas por região para se discutir o tema na Casa.

    Leia Mais

  • imagem

    Desenvolvimento da Região Metropolitana será foco do Fórum

    Em 2015, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado irá incrementar ainda mais o seu caráter de centro de discussões do Rio de Janeiro. A meta é reunir as comissões permanentes da Alerj e a Casa Fluminense para debater o crescimento da Região Metropolitana.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum discute uso do lixo como biogás

    Nesta quarta, 10/09, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio se reuniu para discutir alternativas para transformação do lixo em energia. Segundo o estudo apresentado, dentre as alternativas existentes, a mais viável economicamente hoje é a utilização do biogás e biometano como combustível.

    Leia Mais

  • imagem

    Geração de energia a partir do lixo será apresentada no Fórum

    No dia 10/09, às 10h, o analista da EPE, Luiz Gustavo Silva de Oliveira, apresenta a palestra “Aproveitamento energético de resíduos no contexto do planejamento energético nacional” aos membros das Câmaras Setoriais de Energia e de Desenvolvimento Sustentável do Fórum Permanente.

    Leia Mais

  • imagem

    Geração de energia pelo lixo é tema de reunião do Fórum de Desenvolvimento do Rio

    Ministrada pelo presidente do conselho de energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Edison Guimarães, a palestra contou com a apresentação de um modelo de gestão de lixo, que se transformaria em componentes para a geração de energia elétrica.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate geração de energia a partir do lixo

    A 1ª reunião da Câmara Setorial de Energia do Fórum de Desenvolvimento do Rio em 2014 vai discutir as inovações em geração de energia elétrica através da combustão do lixo. O encontro acontece esta terça (25/03), às 10h, na sede do IBP, localizado na rua Almirante Barroso, 52, no Centro da capital.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião definirá agenda de eventos do Fórum para 2014

    No próximo dia 11/02, às 10h, o Fórum de Desenvolvimento do Rio de Janeiro reunirá seus 147 membros e presidentes das 37 entidades que o compõem para definir a agenda de atividades deste ano e reunir sugestões de temas a serem tratados pelas câmaras setoriais.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum de Desenvolvimento recebe projetos de ônibus elétricos no Rio

    A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro apresentou nesta quinta (12) dois projetos de ônibus elétricos à Câmara Setorial de Energia do Fórum de Desenvolvimento do Rio. Um deles deverá ser testado nas ruas da capital a partir de janeiro.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum de Desenvolvimento debate uso de carros e ônibus elétrico

    O Fórum de Desenvolvimento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro discute nesta quinta-feira (12) projetos da Fetranspor e estudos do programa Rio Capital da Energia sobre uso de ônibus e carros elétricos, e seus benefícios para o meio ambiente.

    Leia Mais

  • imagem

    Energia gerada dentro de casa *

    Comum na Europa, o conceito de microgeração de eletricidade a partir de fontes renováveis ainda engatinha no país. Pioneiro por aqui, o empresário alemão Hans Rauschmayer, de 47 anos, instalou o primeiro equipamento do gênero no estado, no telhado de sua casa, em Santa Teresa, na capital.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate potencial da microgeração de energia no estado do Rio

    O Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, das 10h às 12h30, o evento “Resolução 482 da Aneel: aplicação e desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro”, no Auditório Senador Nelson Carneiro.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum prepara evento sobre transformação de lixo em energia

    Para encontrar meios de estimular a implantação de usinas de geração de energia a partir do lixo no País, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio está preparando um evento que deverá ser realizado em novembro.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum realiza debate sobre gestão eficiente do lixo

    Com a intenção de fomentar o debate sobre tecnologias para o aproveitamento do lixo, o Fórum Permanente de Desenvolvimento do estado receberá nesta quinta-feira (05/09), às 9h30, o presidente do Conselho Empresarial de Energia da ACRJ, Edison Tito Guimarães.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum alerta para uso excessivo de diesel na geração de energia barata

    O País corre risco iminente em relação ao abastecimento de energia caso os geradores diesel não sejam utilizados em horário de ponta. A afirmação foi feita, por Péricles Pinheiro Filho, estudioso de Geração Distribuída de Diesel na Ponta, durante reunião da Câmara Setorial de Energia do Fórum.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate sobre oportunidade e gargalos da microgeração de energia

    Fórum Permanente promove debate sobre oportunidades e gargalos da microgeração de energia com a presença do diretor da Enersud, Luiz Cezar Pereira, do professor da UFF Geraldo Tavares e o engenheiro da Coppe Maurício Arouca, nessa segunda-fera (dia 15 de abril), na Alerj.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião geral definirá agenda de 2013 do Fórum

    Nesta quarta-feira, o Fórum reunirá membros das 33 instituições parceiras para tratar das atividades realizadas neste ano, além de traçar direções e definir a agenda para o ano de 2013. O encontro vai ser a partir das 10h, no Auditório Deputada Andréia Zito, localizado na Rua da Alfândega.

    Leia Mais

  • imagem
  • imagem

    Fórum reduzirá câmaras para potencializar participação de entidades

    As dez Câmaras Setoriais do Fórum serão reduzidas a sete. Para isso, as Câmaras que exercem funções semelhantes serão fundidas. O deputado Paulo Melo acredita que a decisão vai influenciar, diretamente, nos trabalhos realizados pelos grupos de discussão.

    Leia Mais

  • imagem

    Projetos de pesquisa científica são debatidos em reunião do Fórum

    A produção de novas tecnologias para a otimização da produção de energia eolioelétrica foi a principal discussão na reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum. Uma série de projetos foram apresentados a fim de serem incluídos no programa Rio Capital da Energia.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum discute ingresso no programa Rio Capital da Energia

    A conclusão da lista de projetos incluídos no programa Rio Capital da Energia será debatido em reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum na próxima segunda (03/09). Serão apresentados projetos da Universidade Federal Fluminense e Universidade Estadual do Norte Fluminense.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum quer transformar o Rio em uma referência da energia sustentável

    Transformar o Rio de Janeiro em uma referência mundial em energia sustentável é o principal objetivo da parceria entre o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Assembleia Legislativa do Rio, e o programa “Rio Capital da Energia”, do Governo do estado.

    Leia Mais

  • imagem

    Programa Rio Capital da Energia é tema de debate do Fórum

    O Fórum de Desenvolvimento do Estado realizará nesta segunda (06/08), às 15h, uma reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia. No encontro, será feita a avaliação da apresentação do programa "Rio Capital da Energia", e seus desdobramentos.

    Leia Mais

  • imagem

    Programa Rio Capital da Energia é apresentado para o Fórum da Alerj

    Com 35 projetos e investimentos de 500 milhões de reais, o programa Rio Capital da Energia, que visa promover o setor energético e tornar o estado uma referência mundial em energia sustentável, foi apresentado ao Fórum.

    Leia Mais

  • imagem

    Implantação de complexo eólico-elétrico mobiliza debate no Fórum

    A Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia teve como tema do primeiro debate do ano, a implementação de um complexo tecnológico eólico-elétrico no Rio. Foram discutidas, entre outros, a competitividade do estado para o desenvolvimento do setor.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião Geral abordará agenda de ações do Fórum para 2012

    O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima segunda-feira (06/02), às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, a “Reunião Geral - Balanços e Perspectivas para 2012”.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum anuncia cronograma de eventos de 2011

    O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio divulgou, nesta terça-feira (08/02), o calendário de atividades das Câmaras Setoriais, juntamente com as metas e ações previstas para o ano de 2011. Secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha destacou a importância de dar continuidade aos projetos iniciados em 2010.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum de Desenvolvimento do Rio divulga metas para o ano de 2010

    Integração é a palavra-chave que norteará as metas do Fórum de Desenvolvimento do Rio para 2010. Com o objetivo de ampliar e aprofundar o relacionamento com as entidades, o Fórum planeja diversas ações para ao longo do ano, algumas delas apresentadas nesta quinta-feira (28), com o balanço de 2009, na Reunião Geral das Câmaras.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum vai apresentar balanço de 2009 e metas para 2010

    O Fórum de Desenvolvimento do Rio realiza nesta quinta-feira (28/01), às 10h, a Reunião Geral das Câmaras Setoriais. Na ocasião, serão apresentados o balanço do ano de 2009 e as metas para 2010. O objetivo é sair da reunião com a agenda de encontros das Câmaras e a pauta de assuntos a serem debatidos em 2010 aprovada pelo respectivo grupo.

    Leia Mais

  • Secretaria pede apoio do Fórum para fundo de financiamento a projetos de eficiência energética

    Para que evitar contestações jurídicas, o Fórum de Desenvolvimento do Rio apresentou nesta segunda-feira (09/03), em reunião com o superintendente de energia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento,

    Leia Mais

  • PROREN - Programa de Racionalização do Uso de Energia

    Veja apresentação elaborada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento com os destaques do Programa de Racionalização do Uso de Energia (Proren). O material foi apresentado em reunião com o Fórum.

    Leia Mais

  • Secretaria pede apoio do Fórum para fundo de financiamento a projetos de eficiência energética

    Sugestões de alteração no projeto de lei têm o intuito de evitar contestações jurídicas

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum de Desenvolvimento debate mapa energético do estado

    Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia se reuniu com Luiz Antônio Silva, superintendente de energia da Secretaria de Desenvolvimento, para debater formas de viabilizar uso de energias renováveis

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum inicia levantamento sobre energias alternativas

    Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia aponta biocombustíveis e outras fontes renováveis como forma de mitigar efeitos da crise global e de estimular desenvolvimento do estado do Rio

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum inicia levantamento sobre energias alternativas

    Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia aponta biocombustíveis e outras fontes renováveis como forma de mitigar efeitos da crise global e de estimular desenvolvimento do estado do Rio

    Leia Mais

  • imagem

    1º Reunião Geral 2009

    A 1ª Reunião Geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro foi realizada nesta quinta-feira (29/01), no auditório da Escola do Legislativo.

    Leia Mais