Formação profissional e educação tecnológica

Criada em 2013, essa câmara setorial surgiu a partir de uma série de debates que evidenciaram a necessidade de estimular ações e iniciativas que coloquem na mesma mesa o setor produtivo e a Educação. Apesar de o tema ser transversal, nesse grupo são debatidas propostas que buscam melhorar a articulação entre o ensino médio e o mercado de trabalho, e o papel do Sistema S.
  • Instituições debatem desdobramentos da Reforma do Ensino Médio

    Discutir a Reforma do Ensino Médio e seus impactos foi o objetivo da reunião da Câmara de realizada nesta quinta (22/06) no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ). O encontro reuniu grupos que participaram da discussão da Base Nacional Comum Curricular e outros para pensar numa reflexão conjunta em como dar conseqüência ao texto da reforma do ensino médio trazendo para a realidade do Rio de Janeiro.  Após os debates, a ideia é construir um documento com o posicionamento das instituições sobre a Reforma do Ensino Médio para ser apresentado durante o evento que vai discutir o tema, a ser realizado no segundo semestre pela Comissão de Educação em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgãos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

    Leia Mais

  • Fórum vai elaborar carta com posicionamento das instituições sobre a Reforma do Ensino Médio

    Construir um documento conjunto com a posição das instituições sobre a reforma do ensino médio é o próximo passo da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica, que se reuniu nesta sexta (19/05), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade. O objetivo é elaborar uma carta para ser apresentada durante o evento que debaterá o tema, a ser realizado no segundo semestre pela Comissão de Educação, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgãos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

    Leia Mais

  • Educadores criticam base nacional curricular em audiência na Alerj

    Ineficiência da padronização como meio de alcançar melhores resultados educacionais e a desconsideração sobre as peculiaridades regionais do País. Essas são as principais críticas de educadores à proposta da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proposta pelo Ministério da Educação (MEC), que está em discussão. O assunto foi tema de audiência pública da Comissão de Educação e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico, órgãos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (26/04). Estiveram presentes professores, dirigentes de instituições e representantes do Executivo do estado e de diferentes municípios.

    Leia Mais

  • Reforma do ensino médio será debatida em seminário na Alerj

    A reforma do ensino médio, prevista na Medida Provisória 746, vem gerando inúmeras discussões  ao afetar todo o sistema educacional brasileiro. Em reunião realizada nesta quinta (20/10), na  Universidade Cândido Mendes, a Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica  identificou a necessidade de aprofundar o debate sobre a reforma a nível estadual. No encontro organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ficou definida a realização de um seminário sobre o tema na Casa, no dia 23 de novembro. O evento será uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação com o Fórum e a Comissão de Educação da Alerj.

    Leia Mais

  • Consórcio entre universidades e institutos de pesquisa pode alavancar competitividade dos municípios fluminenses

    O desequilíbrio entre a oferta de cursos nas universidades no estado e as necessidades e demandas do setor produtivo é um desafio a ser solucionado visando o desenvolvimento econômico e social, além de dar competitividade aos municípios fluminenses. A constatação foi feita nesta sexta (30/09), pelos membros da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, durante a reunião realizada na Universidade Cândido Mendes. No encontro promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), também foi sugerida a criação de um consórcio entre universidades e institutos de pesquisa para buscar propostas que possam ajudar a alinhar as vocações regionais com a capacitação de pessoas.

    Leia Mais

  • Fórum volta a debater a oferta e demanda de cursos nas universidades do estado

    Alinhar as ofertas de cursos nas universidades em todo estado com as vocações regionais é uma das necessidades apontadas pelo estudo “As condições de capacitação da mão de obra e sua contribuição para a indústria no Estado do Rio de Janeiro", da professora do Instituto de Economia da UFRJ, Renata Lèbre La Rovere. A Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica retoma no dia 30 de setembro, às 10h, a análise dos resultados dessa pesquisa, que mapeou os cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino separando-os por formações núcleo e acessórias para os setores industriais. A reunião promovida pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), será realizada na Universidade Cândido Mendes, no Centro. 

    Leia Mais

  • Plataforma de informação e cooperação entre pesquisadores do Brasil e da União Européia é apresentada no Fórum

    Disponibilizar ferramentas que forneçam acesso às informações e aos serviços para quem deseja estudar e desenvolver pesquisas na Europa é o objetivo da Euraxess Links. A iniciativa da União Européia está presente no Brasil desde 2003, auxiliando o desenvolvimento de carreira de pesquisadores brasileiros e promovendo o intercâmbio entre estrangeiros que desejam estudar e trabalhar no país. Membros da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniram nessa sexta (29/07), no auditório do CRC-RJ, para conhecer um pouco mais sobre a Euraxess e fundos de financiamento disponíveis pela Comissão Européia.

    Leia Mais

  • Expansão industrial deve considerar oferta de cursos de formação profissional

    Apesar de possuir 52 instituições de ensino e pesquisa no estado, distribuídas em 63 campi, o Rio de Janeiro não possui uma oferta equilibrada de cursos de formação profissional que atenda às necessidades dos setores metal mecânico, farmacêutico, metalurgia, construção naval, petróleo e gás e bebidas, suas principais vocações industriais. Essa é uma das conclusões da pesquisa "As condições de capacitação da mão de obra e sua contribuição para a indústria no Estado do Rio de Janeiro" - link para a pesquisa, financiada pela Faperj, e apresentada pela professora Renata Lèbre La Rovere, do Instituto de Economia da UFRJ, durante a reunião dessa terça-feira (19/04) da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento do Rio, presidido pela ALERJ. 

    Leia Mais

  • Oferta de cursos em universidades do estado é tema de painel do Fórum

    O mapeamento das ofertas de ensino técnico, superior e de pós graduação, de naturezas público e privada, no estado do Rio de Janeiro, é tema de um dos painéis que serão apresentados na próxima reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica. O encontro, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, presidido pela ALERJ, acontece na terça (19/04), às 10h, na Universidade Cândido Mendes, na Rua da Assembleia, 10, 42º andar, sala 4222G, no Centro do Rio.

    Leia Mais

  • Captação de recursos internacionais é alternativa para desenvolvimento científico do estado do Rio

    Em tempos de crise econômica e escassez de recursos, parcerias com a iniciativa privada e com organismos internacionais podem ser a solução para que as universidades do estado do Rio mantenham e ampliem projetos de desenvolvimento científico. Integrantes da Câmara Setorial de Formação Profissional e  Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que se reuniu nesta quarta-feira, (23/03), destacaram a importância de reunir pesquisadores, representantes das universidades públicas e privadas, além das entidades que compõem o Fórum para tratar do tema nas próximas reuniões.

    Leia Mais

  • imagem

    Riojunior pede apoio ao Fórum para trazer evento do setor para o Rio

    O presidente da federação de empresas juniores do estado do Rio(Riojunior), Henri de Paiva, solicitou apoio e mobilização das entidades que integram o Fórum para que o Rio de Janeiro seja sede do ENEJ 2017, maior encontras de empresas juniores do mundo.

    Leia Mais

  • imagem

    Dois mil jovens trabalham em empresas juniores no Estado do Rio

    Para falar sobre o panorama do setor , o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio convidou o presidente da Federação de Empresas Juniores do Estado (Riojunior), Henri de Paiva. A reunião será na próxima segunda-feira (05/10)

    Leia Mais

  • imagem

    Uerj lança curso de formação em gestão pública

    Na próxima terça-feira, (22/08), a Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, se reúne para conhecer o curso de graduação de tecnologia em gestão pública que será oferecido pela UERJ.

    Leia Mais

  • imagem

    Arquidiocese do Estado do Rio desenvolve Projetos Esportivos Socioeducacionais durante os Jogos Olímpicos de 2016

    O Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta terça -feira (16/06) a primeira reunião da Câmara Setorial de formação profissional e educação tecnológica com a Pastoral do Esporte.

    Leia Mais

  • imagem

    Desenvolvimento da Região Metropolitana será foco do Fórum

    Em 2015, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado irá incrementar ainda mais o seu caráter de centro de discussões do Rio de Janeiro. A meta é reunir as comissões permanentes da Alerj e a Casa Fluminense para debater o crescimento da Região Metropolitana.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião do Fórum defende mudanças na educação profissionalizante

    A Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum Permanente voltou a discutir, nesta sexta-feira (12/09) a reformulação do ensino técnico, proposta pelo professor Roberto Boclin, presidente do Conselho Estadual de Educação.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum e Conselho Estadual de Educação discutem proposta de reforma do Ensino Profissional

    O Conselho Estadual de Educação (CEE) e o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro debateram nesta sexta-feira (15/08) uma proposta de reforma do ensino técnico oferecido pela rede pública.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate Reforma da Educação Profissional no Rio

    A Câmara setorial de formação profissional e educação tecnológica se reunirá no dia 15 de agosto para discutir a Educação Técnica no estado. O Presidente do Conselho Estadual de Educação, Roberto Boclin, vai ministrar a palestra 'Reforma da Educação Profissional Técnica – A Escola do Trabalho'.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum promove encontro para divulgar oportunidades de voluntariado nos Jogos Olímpicos

    O Fórum deu um passo em direção à ampliação da participação dos fluminenses nas Olimpíadas. O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, recebeu a subdiretora-geral do Fórum, representantes do Comitê Rio 2016 e do EGP-Casa Civil para discutir a divulgação, junto à comunidade escolar estadual, das inscrições para as 70 mil vagas de voluntários.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum lança desafio às entidades para que se engajem na divulgação do voluntariado e das vagas de trabalho abertas para as Olimpíadas

    A pouco mais de 2 anos do início das Olimpíadas, os modelos de captação e capacitação da mão de obra contratada e do voluntariado que participará do evento começam a tomar forma. As parcerias com entidades de ensino e empresas são providenciais para alcançar o objetivo.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum promove debate sobre voluntariado dos Jogos Olímpicos

    No dia 21/03, a especialista ministrou uma palestra durante a 1ª Reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, realizada pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, e mostrou que é possível mudar a visão a respeito dos voluntários das Olimpíadas de 2016.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate proposta de inovação em programa de voluntariado nos Jogos de 2016

    A 1ª reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, não vai se ater apenas à construção de uma agenda de ação, vai também propor uma reflexão a respeito do voluntariado no esporte e a possibilidade de inovar, criando um legado para as Olimpíadas de 2016.

    Leia Mais

  • imagem

    Formação profissional ganha espaço no Fórum de Desenvolvimento

    A criação de uma nova Câmara Setorial foi anunciada durante a primeira reunião de 2014 do Fórum de Desenvolvimento do Rio. O novo grupo irá tratar de assuntos ligados à formação profissional e educação tecnológica, com foco no desenvolvimento do ensino técnico no Ensino Médio.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião definirá agenda de eventos do Fórum para 2014

    No próximo dia 11/02, às 10h, o Fórum de Desenvolvimento do Rio de Janeiro reunirá seus 147 membros e presidentes das 37 entidades que o compõem para definir a agenda de atividades deste ano e reunir sugestões de temas a serem tratados pelas câmaras setoriais.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum cria Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica

    O Fórum de Desenvolvimento do Rio criou nesta sexta-feira (13/12), a Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica. O objetivo é definir ações e propor políticas públicas que possam aproximar escola e o mundo do trabalho, e combater o chamado apagão de mão de obra.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum inicia trabalho em 2013 com foco nos negócios sustentáveis

    O Fórum de Desenvolvimento do Rio vai reunir as sete câmaras setoriais no dia 19 de fevereiro, às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, para a apresentação do documento Visão Brasil 2050, produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião geral definirá agenda de 2013 do Fórum

    Nesta quarta-feira, o Fórum reunirá membros das 33 instituições parceiras para tratar das atividades realizadas neste ano, além de traçar direções e definir a agenda para o ano de 2013. O encontro vai ser a partir das 10h, no Auditório Deputada Andréia Zito, localizado na Rua da Alfândega.

    Leia Mais

  • imagem
  • imagem

    Fórum reduzirá câmaras para potencializar participação de entidades

    As dez Câmaras Setoriais do Fórum serão reduzidas a sete. Para isso, as Câmaras que exercem funções semelhantes serão fundidas. O deputado Paulo Melo acredita que a decisão vai influenciar, diretamente, nos trabalhos realizados pelos grupos de discussão.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião Geral abordará agenda de ações do Fórum para 2012

    O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima segunda-feira (06/02), às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, a “Reunião Geral - Balanços e Perspectivas para 2012”.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum anuncia cronograma de eventos de 2011

    O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio divulgou, nesta terça-feira (08/02), o calendário de atividades das Câmaras Setoriais, juntamente com as metas e ações previstas para o ano de 2011. Secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha destacou a importância de dar continuidade aos projetos iniciados em 2010.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião técnica da Rede objetiva elaboração de documento oficial

    O Grupo de Trabalho da Rede de Formação Profissional e Tecnológica Continuada do Fórum de Desenvolvimento do Rio se reuniu para discutir a proposta de um documento oficial de apresentação do projeto, que objetiva criar uma convergência de ações em prol da qualificação da mão-de-obra fluminense. Leia na íntegra.

    Leia Mais

  • imagem

    Conselho de Educação apoia projeto de Rede de Formação Continuada

    Iniciativa, que nasceu de reuniões da Câmara Setorial de Serviços Públicos do Fórum de Desenvolvimento do Rio, prevê a implantação de um sistema, em forma de portal na internet, de caráter social, em prol da formação e qualificação de mão-de-obra eficiente, para suprir as necessidades do estado do Rio de Janeiro. Leia na íntegra.

    Leia Mais

  • imagem

    Comitê pedagógico começa a discutir estrutura da rede de formação

    O Fórum definiu os eixos orientadores da Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada, que são os setores de transporte, energia, turismo, tecnologia e inovação, metal-mecânica e materiais. O objetivo é abrir porta para que o cidadão possa se capacitar a partir de atividades de formação oferecidas.

    Leia Mais

  • imagem

    Rede de Formação Profissional institui comitês e busca mais parceiros

    Foram definidas, nesta quinta-feira (23/09), as áreas que serão atendidas pela Rede de Formação Profissional Tecnológica Continuada, projeto do Fórum, que pretende montar um sistema, em forma de portal na internet, de caráter social, em prol da formação e qualificação de mão-de-obra eficiente para suprir as necessidades do estado.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum define estrutura da Rede de Educação Continuada do Rio

    Uma rede de caráter social e flexível, que utiliza as tecnologias e metodologias das diversas entidades pertencentes ao Fórum na formação profissional e continuada da população fluminense. Este foi o primeiro desenho da Rede de Educação Profissional e Tecnológica Continuada do Estado do Rio de Janeiro. Fique por dentro.

    Leia Mais

  • imagem

    Grupo de Trabalho do Fórum quer fim do 'apagão' na mão-de-obra no Rio

    De acordo com a secretária geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, a rede deverá funcionar como um espaço de compartilhamento de experiências nos moldes da Fundação Cecierj, consórcio entre as universidades públicas do Estado que oferece cursos de graduação à distância. Leia na íntegra.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debaterá proposta de criação da Rede de Educação Continuada

    Proposta permitirá, principalmente, aprimorar a qualificação profissional no Rio de Janeiro com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida, e dotar o Estado de profissionais de nível técnico qualificados para atender a todas as suas regiões, contemplando o processo de interiorização das atividades produtivas.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum apresenta proposta da Rede de Educação Continuada em congresso

    Segundo a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, recurso permitirá aprimorar a qualificação profissional no Estado do Rio de Janeiro com impactos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida, além de dotar o Estado de profissionais de nível técnico qualificados para atender a todas as suas regiões. Saiba mais.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum de Desenvolvimento do Rio divulga metas para o ano de 2010

    Integração é a palavra-chave que norteará as metas do Fórum de Desenvolvimento do Rio para 2010. Com o objetivo de ampliar e aprofundar o relacionamento com as entidades, o Fórum planeja diversas ações para ao longo do ano, algumas delas apresentadas nesta quinta-feira (28), com o balanço de 2009, na Reunião Geral das Câmaras.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum vai apresentar balanço de 2009 e metas para 2010

    O Fórum de Desenvolvimento do Rio realiza nesta quinta-feira (28/01), às 10h, a Reunião Geral das Câmaras Setoriais. Na ocasião, serão apresentados o balanço do ano de 2009 e as metas para 2010. O objetivo é sair da reunião com a agenda de encontros das Câmaras e a pauta de assuntos a serem debatidos em 2010 aprovada pelo respectivo grupo.

    Leia Mais

  • imagem

    Medidas para alavancar ensino a distância

    Câmara Setorial de Serviços Públicos do Fórum estuda maneiras de democratizar o acesso à educação com parcerias entre governo do estado e universidades públicas

    Leia Mais

  • imagem

    1º Reunião Geral 2009

    A 1ª Reunião Geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro foi realizada nesta quinta-feira (29/01), no auditório da Escola do Legislativo.

    Leia Mais