Câmara de Energia avalia positivamente evento sobre eletromobilidade

Em reunião realizada nesta quinta-feira (15/09), a Câmara Setorial de Energia avaliou que o evento sobre eletromobilidade, realizado em agosto pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, foi um instrumento importante para sensibilização dos parlamentares e da sociedade civil sobre os desafios e oportunidades da transição energética para o estado do Rio.

Professor da da Coppe /UFRJ, Edson Watanabe destacou que a eletrificação da matriz energética tem sido acelerada por alguns países e por parte da iniciativa privada, por isso o planejamento se tornou mais urgente. “Estive num congresso em Paris (França) e os países estão correndo para fazer a transição até 2050. O Biden (Joe Biden, presidente dos Estados Unidos) anunciou que pretende limitar a importação de países que não seguem a meta de descarbonização da economia”, contou.

Representante do Clube de Engenharia, Rubin Diehl revela que apesar de ainda ser caro, o motor elétrico tem condições de ser mais barato e mais eficiente em pouco tempo. ”A manutenção de um motor elétrico é muito mais simples em relação ao motor a combustão. Hoje ele é caro, mas em pouco tempo, com as pesquisas, a transição vai acontecer. Se voltarmos a essa conversa em dez anos teremos baterias mais leves, baratas e eficientes, mesmo hoje com 50m² de telhado fotovoltaico, já abastecemos cinco carros elétricos”, calcula Diehl.

O próximo encontro do grupo será no dia 13 de outubro