• Fórum da Alerj realiza segundo painel de capacitação em acessibilidade

    “As soluções precisam abranger a todos“. Com este lema, o arquiteto e paisagista do Senado, Mário Viggiano, sintetizou a importância de projetar soluções arquitetônicas que garantam acesso pleno aos prédios públicos, missão essencial para o funcionamento do regime democrático. Idealizador do “Programa Carbono Menos” , Viggiano destacou a necessidade de incorporar a acessibilidade como uma vertente do desenvolvimento sustentável, em palestra realizada no segundo painel sobre acessibilidade realizado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, na última sexta-feira (31/07).

  • Fórum promove capacitação em acessibilidade

    O caminho para uma inclusão sem barreiras passa pela acessibilidade plena. Ela garante o direito das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida circularem e utilizarem os espaços. Para capacitar e sensibilizar os agentes públicos e estudantes para o tema, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizará um painel virtual no dia 22 de julho, das 10h às 13h, com a arquiteta Gabriella Zubelli. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Fórum, no YouTube e Facebook

  • Fórum promove capacitação em acessibilidade na administração pública

    De acordo com o Censo 2010 do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros têm alguma deficiência. O número equivale a 24% da população e mostra a importância da inclusão sem barreiras, um grande desafio para a administração pública. Para debater o tema, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizou nesta quarta (05/08) um painel virtual que abordou a construção de um ambiente acessível nos órgãos públicos. O evento contou com a participação da assistente social do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Programa Senado Inclusivo, Francis Monzo, e pode ser conferido no canal do Fórum no YouTube

  • Fórum promove capacitação sobre contribuição do Imposto de Renda nas ações sociais dos municípios

    O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) começa a valer a partir de março e traz com ele uma grande oportunidade de arrecadação para os municípios. É que na hora de fazer a declaração, o contribuinte pode optar por destinar uma parte do imposto devido ao fisco diretamente para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso. No dia 26 de fevereiro, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico realizará um workshop, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), para orientar e tirar as principais dúvidas dos gestores municipais sobre a questão. O encontro será realizado on-line, das 14h às 17h e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

  • Fórum promove capacitação sobre implementação do 5G nos municípios

    A chegada da tecnologia 5G no estado pode impulsionar setores da indústria, comércio e serviços com novas oportunidades de negócios. E, segundo especialistas, os estados e municípios que estiverem alinhados com a legislação federal (lei 13.116/2015 e decreto 10.480/2020) serão os mais propensos a receberem investimentos em infraestrutura de telecomunicações. Para debater como implementar o 5G em todo o território fluminense, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio realiza uma capacitação na próxima sexta-feira, dia 9 de abril, das 10h às 13h. Direcionado aos gestores municipais, o evento e gratuito e está com inscrições abertas pela plataforma Sympla.

  • Fórum promove segunda edição de capacitação sobre o tema da acessibilidade

    Na próxima sexta-feira (31/07), das 10h às 13h, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro vai promover a segunda palestra da série sobre acessibilidade. O encontro faz parte do projeto Fórum Capacita, voltado ao corpo técnico da Casa Legislativa, e aberto ao público, que visa criar oportunidades de capacitação a partir do intercâmbio de experiências com especialistas nas mais diferentes áreas de conhecimento.

  • Projeto Fórum Capacita teve a participação de 365 gestores municipais em 2021

    O Fórum Capacita, projeto que visa a aproveitar a expertise das 64 instituições que integram o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio para gerar oportunidades de aperfeiçoamento para os agentes públicos, teve três edições em 2021. As capacitações trabalharam a importância de estruturar os fundos municipais da criança do adolescente e do idoso; o papel dos municípios no Censo 2022 do IBGE e também a construção de legislações municipais para implantação da tecnologia 5G. Juntas, essas edições reuniram 365 gestores públicos.

  • Workshop capacita municípios sobre como ampliar arrecadação por meio do IR

    O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) realizaram virtualmente nesta sexta-feira (26/02) um workshop sobre como prefeituras podem ampliar a arrecadação dos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e do Idoso por meio de doações no Imposto de Renda. Com a presença de um representante da Receita Federal, o mecanismo foi explicado minuciosamente, e houve o compartilhamento de um “mídia kit”, com amplo material visual destinado a incentivar as doações.