Marco regulatório da inovação e as possibilidades para o Rio de Janeiro serão temas de evento

O novo código de Ciência Tecnologia e Inovação, sancionado pelo governo federal em janeiro de 2016, mas ainda não regulamentado, impactará diretamente as legislações estaduais sobre o tema. Esse é o caso do Rio de Janeiro que desde 2008 tem a sua própria lei de Inovação. Com o objetivo de reunir os atores desse ecossistema para debater a compatibilização do Marco Legal Federal ao Estadual, o Parque Tecnológico da UFRJ organiza, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, órgão da Alerj, e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) o seminário “O Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Limites e possibilidades para o Rio de Janeiro”. O evento será realizado no dia 4 de outubro, às 9h, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ.

Leia mais...

Mapa das instituições e laboratórios do estado é lançado em reunião do Fórum

O estado do Rio já possui uma plataforma de informações que reúne dados sobre laboratórios das universidades estaduais (UERJ, UEZO e UENF), os pólos de Educação à Distância do Cecierj, as escolas da Faetec e cursos oferecidos por unidade e a Faperj. O Mapeamento Estratégico de Informações do Estado do Rio de Janeiro (MaIne) é um aplicativo que permite o acesso aos produtos e serviços ofertados por diversas instituições fluminenses e seus laboratórios. Trata-se de uma vitrine das atividades desenvolvidas por esses entes para facilitar o estabelecimento de parcerias públicas ou também com o setor privado. O lançamento da ferramenta aconteceu nesta quarta (20/09), no auditório da Alerj, durante a reunião conjunta entre a Câmara de Tecnologia e o Grupo de Trabalho de Negócios Sociais do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

Leia mais...

Mostra Rio+Design comemora 10 anos

A exposição Rio+Design chega a sua décima edição inovando. A mostra traz uma nova proposta que permite aos visitantes não só conhecer o trabalho de profissionais renomados como também comprar as peças diretamente dos produtores. Realizada pela Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, a exposição acontece de 28 de setembro à 1º de outubro, das 14h às 22h, no Armazém 3, no Centro do Rio.

Leia mais...

Fórum participa do 4º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento do Sebrae

A Rede de Agentes de Desenvolvimento do Sebrae foi criada para auxiliar nas políticas de implementação e continuidade da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios. Atualmente o papel desses agentes inclui também a articulação de ações públicas na promoção do desenvolvimento local juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado. Com o objetivo de fortalecer essa rede e disseminar informações estratégicas, o Sebrae realiza no dia 27 de setembro, às 10h, o 4º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento. Durante o evento, que acontecerá no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), os participantes irão compartilhar suas experiências e boas práticas nacionais em prol do desenvolvimento sustentável.

Leia mais...

Programa Coalizão Cidades pela Água revitaliza regiões que sofrem com estresse hídrico

Das 25 regiões metropolitanas que sofrem com o estresse hídrico na América Latina, 12 estão localizadas no Brasil, entre elas o Rio de Janeiro. No Rio em Foco desta segunda (18/09) o Deputado Estadual, Luiz Paulo, e o Especialista em Conservação da TNC (The Nature Conservancy), Hendrik Lucchesi Mansur, falam sobre as medidas para melhorar a segurança hídrica no estado. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET).

Leia mais...

Rio receberá mais de 1 milhão de turistas de negócios

Participantes de congressos, feiras e convenções aquecem a economia

O Rio de janeiro deve receber, até 2027, mais de 1 milhão de turistas de negócios. São participantes de congressos, feiras e convenções, que movimentam a economia, gerando empregos e oportunidades de desenvolvimento. Segundo levantamento da Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês), em 2016 o Brasil seguiu sendo o país da América do Sul que mais sediou eventos no continente: foram 244 no total.

Leia mais...

ALERJ sedia lançamento do Censo Agropecuário 2017 do IBGE

A partir de outubro, os recenseadores do IBGE começam a percorrer todas as propriedades rurais para traçar um retrato do campo no país. Estima-se que mais de 5 milhões de estabelecimentos sejam visitados para compor o Censo Agropecuário 2017, que irá coletar informações para servir de base em estatísticas oficiais e também para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor, responsável por mais de 20% das riquezas do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, o lançamento do Censo Agropecuário será realizado no dia 28 de setembro, às 10h, durante o evento que está sendo organizado pelo IBGE em parceria com Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Leia mais...

IBMEC organiza encontro de inovação com nomes de peso no mercado

O Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) realiza no próximo dia 13 de setembro o “1º Encontro de Inovação - Um Olhar Sobre o Ecossistema de Inovação” em seu auditório no Centro do Rio. Serão debatidos temas como o fomento das empresas às startups, o papel dos investidores anjos e ainda análises de casos de sucesso. O evento contará com palestrantes de peso no mercado, além da presença do subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Augusto Raupp, que falará sobre como o governo enxerga o ambiente de inovação fluminense. 

Leia mais...

Fórum participa da 15ª edição do Rio Info

Debater o futuro do setor da tecnologia da informação (TI), trocar experiências e fazer negócios é o intuito do Rio Info, que será realizado de 25 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Sulamerica. O evento, que chega a sua décima quinta edição consecutiva, reunirá empresários, acadêmicos e profissionais em busca de novas oportunidades de mercado. Referência no contexto de TI no Brasil, o Rio Info oferece uma programação com seminários, workshops com especialistas nacionais e internacionais, além de rodadas de negócios que contribuem para estabelecimento de parcerias.

Leia mais...

Oportunidades no mercado brasileiro de títulos verdes é tema do Rio em Foco

Para estimular o mercado de títulos verdes no país foi lançado em 2017 o Laboratório de Inovação Financeira, que reúne entidades públicas e privadas para desenvolverem soluções e investimentos mais sustentáveis em diferentes setores da economia. O Rio em Foco dessa segunda (11/09) fala sobre as etapas e os grupos de trabalho que fazem parte desse laboratório. O programa vai ao ar às 22h, no canal 12 da NET. 

Leia mais...

Mapeamento de aceleradoras e incubadoras será apresentado em reunião do Fórum

Conhecer o perfil das aceleradoras e incubadoras no país e o Mapa de Informações Estratégicas do Estado do Rio de Janeiro é o intuito da reunião conjunta da Câmara Setorial de Tecnologia com o Grupo de Trabalho de Negócios Sociais do Fórum de Desenvolvimento do Rio. O encontro será realizado no dia 20 de setembro, às 10h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, Rob Parkinson, consultor da Aspen Network of Development Entrepeneurs (ANDE) no Brasil, irá apresentar o relatório “O Panorama das Aceleradoras e Incubadoras no Brasil”, enquanto o Mapa ficará a cargo da professora Maria Isabel de Souza, Coordenadora Núcleo de Teleodontologia da Uerj.

Leia mais...

Estudo apresenta ações para planejamento cicloviário das cidades brasileiras

A criação de políticas públicas que fomentem a utilização das bicicletas como meio de transporte e as diretrizes para projetos de infraestrutura e ações complementares são o foco da publicação que o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) acaba de lançar. O Guia de Planejamento Cicloinclusivo é destinado aos técnicos, gestores, planejadores urbanos e cidadãos interessados em construir cidades mais sustentáveis, com foco na bicicleta, e propõe novas abordagens de integração ao sistema de mobilidade urbana dos municípios brasileiros.

Leia mais...

Fórum apresenta Rede de Edifícios Públicos Sustentáveis do Estado

A Rede Sustent, iniciativa do governo do estado criada para a construção e implementação de medidas sustentáveis nos edifícios públicos estaduais, será apresentada no dia 26 de setembro, às 10h, no auditório da Alerj. O encontro contará com a participação da especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro, Madalena Santos, e reunirá as Câmaras de Energia e Desenvolvimento Sustentável. Lançada no fim de junho deste ano, a Rede Sustent envolve todos os órgãos e entidades da administração estadual com o objetivo de buscar medidas de eficientização energética e uso racional da água.

Leia mais...

Rio recebe evento sobre as oportunidades de negócios na indústria da música

As atenções da indústria da música estarão voltadas para o Rio de Janeiro em setembro, quando a cidade recebe de 12 a 14, a quinta edição do Rio Music Market. O evento, considerado um dos mais importantes encontros do mercado da música, reunirá no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) profissionais nacionais e internacionais do ramo para debater oportunidades de negócio e as constantes transformações dessa indústria. A programação inclui painéis, clínica jurídica, palestras, além de showcases. O Rio Music Market é uma realização da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e do Sebrae.

Leia mais...

Investimentos na floricultura fluminense tornam Rio o segundo maior estado produtor do País

O estado do Rio é o segundo maior produtor e consumidor de flores do país. Só a Região Serrana é responsável por mais da metade de toda produção fluminense, com destaque para o município de Nova Friburgo. O Rio em Foco desta segunda (04/09) aborda os programas de fomento e capacitação que vêm estimulando o desenvolvimento desse setor. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj, no canal 12 da NET.

Leia mais...

Prêmio seleciona soluções inovadoras na área das telecomunicações

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Tecnologias de Impacto, voltado para projetos inovadores na área da Internet das Coisas. Realizado pela Qualcomm e com o apoio institucional do INPI, CNPq e CNI, serão premiadas novas soluções wireless e IoT que contribuam para deixar o mundo cada vez mais conectado.

Leia mais...

Lançamento de livro consolida legado do conhecimento olímpico

Passado um ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, livro sobre os efeitos desses megaeventos esportivos será lançado no Rio, reunindo textos de mais de 100 especialistas. "As Pegadas dos Megaeventos - Mega events Footprints: Past, Present and Future" é uma obra bilíngue, em português e inglês, em formato digital e será oferecida gratuitamente. O evento de lançamento do livro acontece no dia primeiro de setembro , às 10h, no Parque Olímpico da Barra. Com curadoria dos pesquisadores Leonardo Mataruna e Bianca Pena, o projeto foi patrocinado pela Universidade Santa Úrsula, do Rio de Janeiro, e pelo Conselho Federal de Educação Física.

Leia mais...

Publicação do CEBDS reúne iniciativas que buscam estabelecer uma agenda sustentável nas cidades

Inspirar a construção de cidades sustentáveis, através de modelos modernos e inovadores, capazes de agregar esforços entre o governo municipal, a sociedade civil e a iniciativa empresarial é a premissa da publicação lançada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no primeiro semestre desse ano. O estudo “Sustentabilidade Urbana: uma nova agenda para as cidades” indica quais ações os municípios brasileiros podem realizar para se adequar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de apresentar uma série de sugestões que podem subsidiar o prefeito a propor melhorias sustentáveis.

Leia mais...

Angra 3: cada real investido na usina representaria dois reais a mais no PIB

Importância da energia nuclear para recuperação do Rio foi tema de seminário na Alerj

Cada real investido na retomada das obras da usina nuclear de Angra 3, que estão paralisadas, representaria um efeito multiplicador no PIB nacional de duas vezes o que foi gasto. Os dados, que fazem parte de um estudo desenvolvido pela Eletronuclear em parceria com a FGV, foram apresentados no seminário "Contribuição da indústria nuclear para a recuperação econômica fluminense", realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, em parceria com a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), nesta terça-feira (29/08), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Leia mais...

AmCham abre inscrições para o Prêmio Brasil Ambiental 2017

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), através do seu Comitê de Sustentabilidade, realiza a 13ª edição do Prêmio Brasil Ambiental (PBA). A iniciativa tem como objetivo reconhecer e incentivar ações de sustentabilidade do setor empresarial no país. Em 2017, o Prêmio conta com uma nova categoria: empreendedorismo sustentável, voltada exclusivamente para startups e pequenas empresas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro pelo site http://www.premiobrasilambiental.com. Serão aceitos projetos direcionados para novas soluções tecnológicas e/ou processuais em atividades relacionadas à água, ecossistemas, emissões atmosféricas, inovação, resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo sustentável.

Para concorrer os projetos precisam estar concluídos ou em fase final de implementação. Não serão aceitos projetos de ONGs ou de instituições sem fins lucrativos que não estejam diretamente vinculados a uma ou mais empresas. Os vencedores serão anunciados no dia 23 de novembro de 2017. Além da premiação, o evento contará com um seminário sobre cidades sustentáveis, o potencial econômico da Baía de Guanabara, além de um balanço sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para mais informações entrar em contato com Myllena Fernandes pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (21) 3213-9235.