Dia Mundial da Água alerta para dados estaduais e caminhos a serem seguidos

Em 22 de março, dia em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou o e-book Cinco estratégias para a eficiência hídrica, reunindo conceitos e diretrizes, além de apresentar boas práticas de empresas de grande porte, para orientar sobre a maneira de implementar ou melhorar a gestão de recursos hídricos nas atividades empresariais. As estratégias designadas são: cultura organizacional, inserção da água na estratégia do negócio, valoração, mensuração e saneamento. O e-book ainda traz cases de sucesso de grandes empresas do Brasil que já estão adotando boas práticas de eficiência hídrica. 

Leia mais...

Economia Circular será tema de debate na Câmara de Desenvolvimento Sustentável

A economia circular propõe novas formas de produzir, consumir e se relacionar de maneira sustentável, provocando uma redefinição de valores. Os desafios na adesão das práticas de reusar, reduzir e reciclar serão temas dos próximos encontros da Câmara de Desenvolvimento Sustentável, que se reuniu nesta quarta (20/03) para definir o escopo de trabalho em 2019. A ideia é produzir ao final dos debates um documento informativo para o legislativo estadual sobre a economia circular.

Leia mais...

Programa voltado para a inserção de jovens no mercado de trabalho recebe inscrições até abril

A Fecomércio está com inscrições abertas para o Portal do Futuro, programa organizado pelo Senac RJ, desde 2000, voltado para a inclusão social de jovens de baixa renda e sua inserção no mercado de trabalho. Neste primeiro semestre serão oferecidas 390 vagas em 12 unidades do Senac por todo o estado do Rio. O prazo para se inscrever vai até o dia 8 de abril e deve ser feito pelo site do Portal

Leia mais...

Fórum organizará evento sobre as oportunidades para o estado nas concessões de rodovias e ferrovias

Realizar um evento para debater as oportunidades que o estado terá nos próximos quatros anos quando concentrará o maior bloco de concessões federais de rodovias e ferrovias é o próximo passo da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística. Os membros se reuniram nesta terça (19/03), no primeiro encontro do ano, para definir a agenda de trabalho. O tema dá continuidade às discussões que a Câmara travou ao longo de 2018 e que deram origem a uma carta aberta e a uma síntese para tomadores de decisão com o posicionamento das entidades que compõem o Fórum sobre o assunto, distribuída a todos os parlamentares da Alerj.

Leia mais...

Fórum divulga agenda de reuniões de março

Após a realização da Reunião Geral, em que definiu junto aos seus membros a atuação e temas que serão trabalhados para a retomada do crescimento do estado em 2019, o Fórum de Desenvolvimento do Rio dá início aos encontros mensais das suas oito Câmaras Setoriais mais o Grupo de Trabalho de negócios sociais. A partir do dia 19 de março as câmaras se reúnem para validação da agenda e cronograma de trabalho para 2019.

Leia mais...

Economista reitera necessidade de utilizar dados sociais e econômicos para pautar políticas públicas

Mais de 80% da população fluminense sobrevive com dois salários mínimos, 2,5% vivem em extrema pobreza. Com relação a taxa de desemprego, os jovens têm mais dificuldade para entrar no mercado, 32% deles estão desempregados. Estes e outros dados compõem a primeira edição da publicação Rio em Números lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Rio (Fecomércio -RJ), e são pauta para o Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (18/03) às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). O trabalho consiste no cruzamento de dados sociais e econômicos com o objetivo de desenvolver políticas públicas mais eficientes para o estado do Rio. 

Leia mais...

Fórum define atuação e temas que serão trabalhados para a retomada do crescimento do estado em 2019

Criar uma agenda desafiadora para 2019 e que promova o desenvolvimento do estado. Com este intuito o Fórum de Desenvolvimento do Rio reuniu nesta quinta (14/03) representantes das 48 instituições da sociedade civil organizada e universidades para debater os temas que vão permear suas discussões neste ano. Dentre os assuntos que precisam estar no foco do parlamento estadual nesta nova legislatura, segundo os membros do Fórum, estão a aprovação do marco legal de inovação, a desburocratização e simplificação de processos, a política de incentivos fiscais e a criação do Selo Arte no Rio de Janeiro para fomentar o setor agropecuário. 

Leia mais...

Fórum participa de bate-papo sobre negócios sociais e empreendedorismo

Os negócios de impacto social nascem da necessidade de resolver um problema social ou ambiental, prestando serviços ou desenvolvendo novas soluções e produtos capazes de melhorar a qualidade de vida da população. No dia 21 de março, Tania Limeira, especialista no assunto, falará sobre o tema do seu livro "Negócios de Impacto Social: Guia para Empreendedores”, na Livraria da EdUERJ, no Maracanã. Para participar do evento, é necessário confirmar presença, basta clicar aqui. 

Leia mais...

Sistema OCB/RJ comemora 10 anos do Dia de Cooperar

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (Sistema OCB/RJ) promoverá no dia 21 de março o lançamento do “Dia de Cooperar 2019”, movimento que tem como foco principal celebrar o comprometimento das cooperativas com o desenvolvimento socioeconômico local. O evento será realizado na sede do Sistema OCB/RJ, no centro do Rio, e manterá o lema usado ano passado “Atitudes Simples Movem o Mundo”. Além da divulgação da identidade visual deste ano, o evento terá a palestra “10 anos do movimento Dia de Cooperar”ministrada pela Analista de Promoção Social do Sescoop, Vanessa Pacheco.

Leia mais...

Seminário debate tecnologia e inovação no agronegócio

Qual o papel do setor público e privado para a criação de um sistema global eficiente de alimentos, resiliente e voltado para alimentar uma população que deverá atingir 9 bilhões em 2030? Para responder a essa e outras questões, a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e o Green Rio organizam no dia 14 de março, às 14h, o seminário "Tecnologia e Inovação no Agronegócio - Da economia verde à importância dos dados para o setor". Participarão dos debates representantes de produtores, startups de tecnologia, setor público e indústrias de alimentos.

Leia mais...

Fórum dá início às reuniões setoriais de 2019 em março

Logo após o Carnaval, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, órgão da ALERJ, dá início ao calendário de reuniões mensais de suas oito câmaras setoriais e do o Grupo de Trabalho de Negócios Sociais. No dia 14 de março, das 10h às 14h, todos os membros das câmaras setoriais e presidentes estão convidados para a Reunião Geral, que tem como foco a aprovação de deliberação disciplinando a entrada e saída dos membros do Fórum, a apresentação dos resultados de 2018 e a divulgação do calendário anual. Leia a matéria aqui

Leia mais...

Fórum reúne presidentes de entidades e integrantes de Câmaras Setoriais para definir agenda

Na próxima quinta-feira (14/03), o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, órgão da ALERJ, vai reunir os presidentes e membros representantes das 50 instituições que o compõem para apresentar os resultados de 2018, os destaques do evento e da publicação Agenda de Futuro, além das prioridades para 2019. Na ocasião, também será votada a deliberação que estabelece a dinâmica de ingresso e de saída das instituições do Fórum, e a substituição dos membros das câmaras setoriais. "Esta reunião já se tornou tradição no Fórum, e tem como foco fazer com que os representantes das instituições nas oito câmaras setoriais conheçam as ações do Fórum em sua totalidade. Também é um momento de escuta e do estabelecimento das metas e da dinâmica de trabalho para o ano", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha. 

Leia mais...

Dia Internacional da Mulher: participação na área de inovação é necessária, mas ainda há desafios

“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, é o que estabelece o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previsto na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste importante plano de ação mundial, que ainda se divide em algumas metas, fica clara a urgência de se criar espaço para o pleno desenvolvimento do potencial feminino. E nesta sexta-feira, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, se faz necessário reconhecer o papel e importância dessas que representam 53% da população fluminense, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais...

Políticas públicas que impactaram região metropolitana estão em almanaque da Casa Fluminense

A Casa Fluminense acaba de lançar o Almanaque Agenda Rio que traz uma análise de dez anos sobre a implementação de políticas públicas na Região Metropolitana, identificando questões que mais impactam na qualidade de vida da população. Atualizada a cada dois anos, a publicação busca vocalizar e difundir um horizonte de um Rio mais inclusivo, democrático e sustentável.

Leia mais...

Firjan lança manual de Gerenciamento de Resíduos

O gerenciamento de resíduos é essencial para o desenvolvimento sustentável. Para oferecer uma percepção aos profissionais sobre como realizar esse processo dentro da indústria, a Firjan atualizou o manual “Gerenciamento de Resíduos”, que apresenta uma visão geral sobre os tipos de resíduos, técnicas de gestão e tratamento.

Leia mais...

TCU elabora publicação com princípios públicos de eficiência para alavancar setor produtivo

As causas da baixa competitividade dos setores produtivos do país levou o Tribunal de Contas da União (TCU) a criar uma agenda perene sobre tema. Ciente de que a ação do governo, dependendo dos incentivos que ele mesmo estabelece, podem mitigar ou agravar os efeitos de funcionamento do sistema econômico, o órgão elaborou uma cartilha com os princípios públicos de eficiência para alavancar a setor produtivo.

Leia mais...

Cidade do Rio no Fórum: 454 anos inovando em prol do estado

A cidade do Rio de Janeiro é a grande aniversariante desta sexta-feira pré-carnaval, quando os cariocas se preparam para uma das suas principais festas. Para celebrar seus 454 anos, o Fórum reuniu uma série de notícias sobre o Rio que foram destaques em nosso site. Entre 2018 e 2019 já foram publicadas seis matérias sobre a cidade, abordando seu pioneirismo em diversos setores.

Leia mais...