Desenvolvimento da Região Metropolitana será foco do Fórum

Em 2015, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado irá incrementar ainda mais o seu caráter de centro de discussões do Rio de Janeiro. A meta é reunir as comissões permanentes da Alerj e a Casa Fluminense para debater o crescimento da Região Metropolitana.

Em 2015, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado irá incrementar ainda mais o seu caráter de centro de discussões do Rio de Janeiro. A meta é reunir as comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e a Casa Fluminense — instituição dedicada à elaboração de políticas públicas para a promoção da igualdade e da sustentabilidade — para debater o crescimento da Região Metropolitana. “Neste ano, fizemos um primeiro contato e, no ano que vem, vamos promover debates trazendo os temas que estão mobilizando as instituições em torno da Casa, como a geração de emprego e renda para a juventude, segurança pública, saúde e mobilidade urbana, por exemplo”, explicou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, durante reunião nesta quinta-feira (18/12), onde foi apresentado o balanço dos trabalhos de 2014.

Assista aqui a máteria feita pela TV Alerj:

www.youtube.com/watch?v=HPDbqsGeEnE

Durante o encontro, o investimento na mobilidade e integração da Região Metropolitana através do transporte também foi defendido pelo conselheiro da Associação Comercial do Rio e da Federação do Transporte de Cargas do Estado, Sérgio Vianna. Ele sugeriu a realização de um grande evento na Alerj, para unir os 22 municípios que integram o Grande Rio. “Os secretários de Transporte não se conhecem. Cada um desenvolve sua metodologia individualmente e paralelamente, sem integração. Precisamos ouvir as demandas e soluções que cada um tem, pois as obras que acontecem na capital afetam outras cidades, como Niterói, São Gonçalo e até os municípios da Baixada”, disse, lembrando que o diálogo será mais fácil, já que os novos secretários de Estado e de Transporte do Rio são os deputados eleito Carlos Roberto Osório (PMDB) e reeleito Rafael Picciani (PMDB), respectivamente.

As questões ambientais também serão um dos destaques na pauta de discussões do próximo ano. “Todos os integrantes do Fórum apresentaram um olhar direcionado para o meio ambiente. Por isso, vimos a necessidade de discutirmos mais fortemente as mudanças climáticas, a questão hídrica, que também é um gargalo para o desenvolvimento econômico”, contou Geiza. Ela também defendeu a variação nas fontes de água, pois hoje 90% do abastecimento do estado vem do Rio Guandu. Para isso, a ideia é debater a dessalinização da água do mar. “Temos uma das maiores costas do país. Já que estamos de frente para o mar, podemos começar a pensar e avaliar o processo de dessalinização, por exemplo. Esse processo já é usado por vários países”, acrescentou.

Dentre as ações promovidas pelo Fórum em 2014, Geiza lembrou a criação da Câmara Setorial de Educação Profissional. “Temos uma série de investimentos garantidos para os próximos dois anos, mas precisamos ter mão de obra para trabalhar nesses empreendimentos. Com essa nova câmara, conseguimos olhar de forma mais integrada, colocando todas as instituições que têm algum pé na educação”, explicou. A formação do grupo de trabalho que discutiu o fomento ao mercado de jogos eletrônicos no estado também esteve entre os principais acontecimentos deste ano. “Unimos as Secretarias de Estado que já realizam projetos desta natureza. Em 2015, vamos retomar a discussão, abordando financiamento, formação de mão de obra, a situação do mercado de trabalho e outros temas”, completou.

Texto de Lucas Lima

Veja aqui a apresentação