Infraestrutura e Logística

O desenvolvimento do estado do Rio depende em parte de sua capacidade de escoamento dos produtos por boas estradas e em segurança, da definição da vocação de seus portos, pela melhoria de seus aeroportos. Esses são os temas que desafiam o grupo a propor estratégias e projetos que possam subsidiar políticas e propostas do Poder Legislativo.
  • Renovação de concessões de rodovias e ferrovias podem alavancar eficiência logística do estado

    O governo federal vai licitar novamente as rodovias Nova Dutra (BR-116/RJ/SP), BR-116/RJ, da CRT (Rio-Teresópolis) e Concer (BR-040/MG/RJ). Os trechos totalizam 725 quilômetros e seus contratos estão previstos para terminar em março de 2021. Os projetos fazem parte da segunda carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Já no setor ferroviário serão estudadas as renovações antecipadas das concessões tendo como contrapartida melhorias a serem realizadas. Segundo especialistas, trata-se de uma grande oportunidade para que o Rio de Janeiro seja contemplado com investimentos, contribuindo para a eficiência logística do estado e sua competitividade. A afirmação foi feita pelo subsecretário estadual de transportes, Delmo Pinho, durante a reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística, realizada nesta terça (16/05) no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

    Leia Mais

  • Para representantes de entidades do Fórum, informação e capacitação são entraves para que municípios adotem PPPs

    Após apresentar um diagnóstico sobre o potencial dos municípios fluminenses para abrigar parcerias público-privadas, além das experiências de outros estados no tema, a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística debateu as perspectivas e dificuldades para implementá-las no estado. Na reunião desta terça (11/04), realizada no Conselho Regional de Contabilidade, verificou-se a necessidade de disseminar os estudos sobre as oportunidades para os municípios e também capacitar seus gestores para lidar com as questões que envolvem as PPPs, informando e desfazendo mitos.

    Leia Mais

  • Fórum divulga diagnóstico sobre potencial de municípios fluminenses para abrigar parcerias público privadas e concessões

    A Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (AEERJ) apresentou proposta para iniciar estudos na área de parcerias público-privadas e concessões para 20 municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da instituição, Luiz Fernando dos Santos Reis, que participou da primeira reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum, realizada nesta terça-feira (21 de março), no Auditório Senador Nelson Carneiro. O encontro reuniu experiências nacionais e em nível estadual e diagnósticos feitos pela Radar PPP e pela Firjan apontando em que áreas é possível pensar em alternativas que envolvam a iniciativa privada na gestão de serviços como iluminação pública, saneamento, equipamentos de saúde e educação, dentre outros.

    Leia Mais

  • Concessões e PPPs podem gerar mais de R$ 41 bilhões de investimentos no estado do Rio

    O Sistema FIRJAN listou a viabilidade de licitação em 126 projetos por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no estado e municípios fluminenses, totalizando R$ 41,1 bilhões em investimentos privados. Para a Federação, como o poder público passa por grandes dificuldades e sem recursos para grandes investimentos, ampliar a participação do setor privado é a forma mais rápida para reaquecer a economia estadual, gerar empregos e aumentar a arrecadação.

    Leia Mais

  • Instituições estão mapeando oportunidades de parcerias público-privadas no estado

    As parcerias público-privadas (PPPs) podem ser ferramenta para a retomada do crescimento econômico do Rio de Janeiro. Durante a reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, nessa quarta (30/11), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), os membros fizeram um balanço das atividades deste ano e falaram sobre as ações que estão desenvolvendo para mapear as oportunidades e desafios dessas parcerias. “Estamos identificando as oportunidades de PPPs nos municípios do Rio”, afirmou Ana Maria Leite Barbosa, gerente de relações institucionais da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ). Segundo Ana Maria, a área de construção civil do estado já conta com 30 mil desempregados.

    Leia Mais

  • Reordenação e investimentos em infraestrutura podem transformar o Rio em plataforma multimodal mundial

    Prevalecendo-se de sua localização privilegiada, o Rio de Janeiro tem potencial para se tornar uma rota logística importante do país ao implementar a Zona Internacional de Serviços Logísticos (Zis-L). Para isso se tornar realidade é necessário reordenar o sistema logístico do estado visando aumentar a sua competitividade no cenário nacional. Esse foi o centro do debate promovido nesta terça (25/10) pela Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em conjunto com o Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).

    Leia Mais

  • Continuidade do PELC/RJ 2045 depende da aprovação de plano de governança

    O Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro (PELC/RJ 2045) mapeou os principais gargalos logísticos fluminenses visando à integração entre as principais zonas econômicas do estado. Após debater o plano durante três anos junto à sociedade e envolvendo os principais atores, foram definidas as intervenções necessárias para que o estado seja competitivo ao aumentar seu potencial de negócios. Segundo o superintendente de Logística de Cargas da Secretaria de Estado de Transportes, Eduardo Duprat, que apresentou as próximas ações do PELC/RJ 2045 nesta terça (13/09), durante o encontro da Câmara Setorial de Infraestrutura Logística, o próximo passo é aprovar o Plano de Governança com a institucionalização do conselho gestor e do fórum de cooperação intragovernamental. Na reunião, realizada pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo também destacou que o desafio do PELC RJ/2045 é se consolidar como  um plano orientador de políticas públicas na área de logística e cargas, com prioridades bem definidas.

    Leia Mais

  • Alerj discute concessões e parcerias público-privadas em obras do estado

    O déficit em infraestrutura é um problema enfrentado em todo país, ainda mais com a atual crise orçamentária, em que não há recursos governamentais disponíveis para se investir em obras e serviços públicos de acordo com a demanda, impondo altos custos à sociedade. Uma das alternativas para reverter esse quadro apontadas por especialistas são as concessões e parcerias público-privadas para viabilizar projetos de infraestrutura. 

    Leia Mais

  • Fórum vai debater como viabilizar parcerias público-privadas em pequenos projetos

    “Projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) são a única saída para manter o setor de engenharia aquecido”, a afirmação foi do presidente executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Luiz Fernando Santos Reis, durante a reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio. No encontro realizado nesta terça (07/03), na sede da AEERJ, representantes do segmento se mostraram preocupados com a queda nos investimentos do poder público no setor com o desaquecimento da economia. 

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate governança da região metropolitana

    A integração de políticas urbanas entre estado e municípios da Região Metropolitana do Estado foi debatida durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Rio. O Diretor da Câmara Metropolitana apresentou propostas para o desenvolvimento da região

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum discute preservação das margens do Arco Metropolitano

    O subsecretário de Estado de Transportes do Rio, Delmo Pinho, defendeu, durante reunião do Fórum de Desenvolvimento do Rio, nesta terça-feira (03/03), a preservação das margens do Arco Metropolitano (BR 493) para evitar sua ocupação desordenada

    Leia Mais

  • imagem

    Desenvolvimento da Região Metropolitana será foco do Fórum

    Em 2015, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado irá incrementar ainda mais o seu caráter de centro de discussões do Rio de Janeiro. A meta é reunir as comissões permanentes da Alerj e a Casa Fluminense para debater o crescimento da Região Metropolitana.

    Leia Mais

  • imagem

    Momento do Rio favorece comunicação entre economia e logística

    Para mapear o sistema logístico de cargas do estado e definir as demandas para o seu desenvolvimento, os responsáveis pelo Plano Estratégico de Logística e Cargas estão correndo o interior do estado e a capital realizando oficinas, encontros e seminários em busca de informação.

    Leia Mais

  • imagem

    Associação defende fomento a empresas de construção pesada no Rio

    A necessidade de fomentar a atuação de empresas de infraestrutura e construção pesada sediadas no estado foi defendida pelo presidente executivo da Aeerj, Luiz Fernando Santos Reis, durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião definirá agenda de eventos do Fórum para 2014

    No próximo dia 11/02, às 10h, o Fórum de Desenvolvimento do Rio de Janeiro reunirá seus 147 membros e presidentes das 37 entidades que o compõem para definir a agenda de atividades deste ano e reunir sugestões de temas a serem tratados pelas câmaras setoriais.

    Leia Mais

  • imagem

    Sefaz anuncia controle de importação online em reunião do Fórum

    Em no máximo 60 dias, entra no ar o sistema de controle de importação. O objetivo deste sistema é atender a pelo menos 80% das desonerações de forma online. A notícia foi dada pelo subsecretário de receita da Secretaria Estadual de Fazenda, George Santoro, nesta terça-feira (03/09).

    Leia Mais

  • imagem

    Secretaria Estadual de Transportes apresenta projetos para desenvolvimento do estado

    O subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, anunciou na reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística que o estado do Rio de Janeiro possui cerca de R$ 15 bilhões para investir na infraestrutura do estado até as Olimpíadas de 2016.

    Leia Mais

  • imagem

    Secretaria Estadual de Transportes apresenta projetos para 2013/2014

    Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado promove no dia 2 de abril, no Auditório Senador Nelson Carneiro, na Alerj, a 2º Reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, às 10h, com a presença do subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho.

    Leia Mais

  • imagem

    Desafios do Estado na área de logística serão discutidos por Fórum

    Mobilidade urbana, o avanço do plano estratégico de logística e cargas, a situação do Porto do Rio e dos aeroportos e a segurança no transporte de cargas. São esses os temas elencados para serem debatidos ao longo do ano pela Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum.

    Leia Mais

  • imagem

    Reuniões das câmaras setoriais esta semana definirão agenda do ano

    A primeira semana de março será decisiva para a Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas e a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, duas das sete câmaras setoriais do Fórum de Desenvolvimento Estratégico. Nela serão definidos os temas que serão debatidos ao longo do ano.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum inicia trabalho em 2013 com foco nos negócios sustentáveis

    O Fórum de Desenvolvimento do Rio vai reunir as sete câmaras setoriais no dia 19 de fevereiro, às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, para a apresentação do documento Visão Brasil 2050, produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião geral definirá agenda de 2013 do Fórum

    Nesta quarta-feira, o Fórum reunirá membros das 33 instituições parceiras para tratar das atividades realizadas neste ano, além de traçar direções e definir a agenda para o ano de 2013. O encontro vai ser a partir das 10h, no Auditório Deputada Andréia Zito, localizado na Rua da Alfândega.

    Leia Mais

  • imagem
  • imagem

    Fórum reduzirá câmaras para potencializar participação de entidades

    As dez Câmaras Setoriais do Fórum serão reduzidas a sete. Para isso, as Câmaras que exercem funções semelhantes serão fundidas. O deputado Paulo Melo acredita que a decisão vai influenciar, diretamente, nos trabalhos realizados pelos grupos de discussão.

    Leia Mais

  • imagem

    Reunião Geral abordará agenda de ações do Fórum para 2012

    O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima segunda-feira (06/02), às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, a “Reunião Geral - Balanços e Perspectivas para 2012”.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum anuncia cronograma de eventos de 2011

    O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio divulgou, nesta terça-feira (08/02), o calendário de atividades das Câmaras Setoriais, juntamente com as metas e ações previstas para o ano de 2011. Secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha destacou a importância de dar continuidade aos projetos iniciados em 2010.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum irá trabalhar sugestões para beneficiar acesso a portos e aeroportos

    Com os investimentos que estão sendo feitos, até 2015 o Rio pode se tornar o maior estado brasileiro em número de cargas portuárias movimentadas. Mas para isso precisa solucionar problemas de acesso. Esta é a avaliação do especialista em infraestrutura e novos investimento da Firjan, Riley de Oliveira. Leia na íntegra.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum debate gargalos de acesso a portos e aeroportos

    Encontro que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) contará com uma apresentação da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e com a presença do coordenador de logística integrada da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Jovelino de Gomes Pires. Leia na íntegra.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum de Desenvolvimento do Rio divulga metas para o ano de 2010

    Integração é a palavra-chave que norteará as metas do Fórum de Desenvolvimento do Rio para 2010. Com o objetivo de ampliar e aprofundar o relacionamento com as entidades, o Fórum planeja diversas ações para ao longo do ano, algumas delas apresentadas nesta quinta-feira (28), com o balanço de 2009, na Reunião Geral das Câmaras.

    Leia Mais

  • imagem

    Fórum vai apresentar balanço de 2009 e metas para 2010

    O Fórum de Desenvolvimento do Rio realiza nesta quinta-feira (28/01), às 10h, a Reunião Geral das Câmaras Setoriais. Na ocasião, serão apresentados o balanço do ano de 2009 e as metas para 2010. O objetivo é sair da reunião com a agenda de encontros das Câmaras e a pauta de assuntos a serem debatidos em 2010 aprovada pelo respectivo grupo.

    Leia Mais

  • imagem

    1º Reunião Geral 2009

    A 1ª Reunião Geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro foi realizada nesta quinta-feira (29/01), no auditório da Escola do Legislativo.

    Leia Mais

  • Câmara Setorial debate impacto do Arco Metropolitano

    O impacto do Arco Metropolitano nos corredores de exportação do Rio de Janeiro é o tema de reunião que vai envolver duas Câmaras Setoriais: a de Comércio Exterior e a de Infraestrutura e Energia. Participam ainda o diretor da Associação Nacional dos Usuár

    Leia Mais