Fórum planeja painel sobre programa estadual que incentiva microgeração de energia

Após a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que incentiva a microgeração de energia solar, a Câmara Setorial de Energia do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio vai organizar em setembro um painel para divulgar o programa estadual de incentivo ao setor, que está em fase de estruturação, e prevê campanhas de sensibilização e incentivos fiscais para fomentar a adoção da energia solar fotovoltaica. O evento foi sugerido durante reunião mensal do grupo realizada na quinta-feira (19/08).

O projeto de lei federal, recentemente aprovado, prevê um período de um ano em que a tributação adotada segue ainda as regras atuais. A representante da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Camila Nascimento, prevê que este período de vacância tributária fará de 2022 o ano da energia solar.

“Há muito espaço para ampliação do uso da energia solar no estado. No Rio de Janeiro, só 0,6% das unidades consumidoras têm energia solar. Acredito que esta nova etapa do fomento vai criar novos empregos na área e vai fazer com que as pessoas tenham onde procurar informação”, destaca Camila Nascimento.