Infraestrutura e Logística

O desenvolvimento do estado do Rio depende em parte de sua capacidade de escoamento dos produtos por boas estradas e em segurança, da definição da vocação de seus portos, pela melhoria de seus aeroportos. Esses são os temas que desafiam o grupo a propor estratégias e projetos que possam subsidiar políticas e propostas do Poder Legislativo.
  • Câmara de Infraestrutura e Logística irá abordar os impactos da operação do BRT Transbrasil

    A Câmara de Infraestrutura e Logística esteve reunida, nesta quinta-feira (07/03), para definir os temas e estratégias que devem estar na pauta do grupo em 2024. Os membros da Câmara demonstraram preocupação com a mobilidade urbana no estado e definiram que na próxima reunião será apresentado um estudo sobre os impactos da operação do BRT Transbrasil no tráfego do Rio de Janeiro encomendado por um pool de instituições e feito pela Sinergia Estudos. Um dos pontos de atenção está na falta de integração física, tarifária e operacional do BRT Transbrasil com as linhas metropolitanas.

  • Câmara de Infraestrutura e Logística debate mudanças no transporte de cargas com início da operação BRT TransBrasil

    Com início da operação prevista para janeiro de 2024, o BRT TransBrasil prevê a circulação de 250 mil passageiros até 2030. Porém, há uma preocupação com o transporte de cargas no estado com a restrição de circulação. Para abordar o tema e esclarecer alguns pontos, a Câmara de Infraestrutura e Logística realizou, nesta terça (05/12), uma reunião com representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio). De acordo com Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio, a operação deve ser iniciada de forma parcial na primeira quinzena de janeiro.

  • Câmara de Infraestrutura conhece detalhes do projeto do BRT Transbrasil e do Terminal Intermodal Gentileza

    Atendendo a uma demanda dos membros da Câmara de Infraestrutura e Logística, o Fórum da Alerj convidou representantes da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), debater e esclarecer dúvidas sobre as obras do BRT Transbrasil e do Terminal Intermodal Gentileza, dada a importância do local. Havia uma preocupação do grupo sobre detalhes e impacto do projeto no tráfego da região, no acesso à cidade, além do transporte de cargas. O encontro virtual foi realizado nesta terça-feira (31/10) e contou com a participação do presidente da CCPAR, Gustavo Di Sabato Guerrante, e do coordenador de Arquitetura e Urbanismo da CCPAR, André Moura. A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.

  • Fórum irá solicitar informações sobre projeto do Terminal Intermodal Gentileza na logística e mobilidade do Rio

    O Fórum da Alerj, por meio do gabinete da deputada Tia Ju, irá encaminhar um ofício à Prefeitura do Rio de Janeiro solicitando informações sobre os estudos de impacto do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), estação de integração entre o BRT Transbrasil, VLT e linhas de ônibus municipais regulares. Há uma preocupação da Câmara de Infraestrutura e Logística, que se reuniu nesta quinta (18/05), sobre como o TIG vai influenciar o tráfego da região, o acesso à cidade, além do transporte de cargas e os impactos financeiros que as mudanças possam causar.

  • Fórum da Alerj discute atrativos do Rio frente a São Paulo para criação de nova rota de gás natural

    As câmaras de Energia e de Infraestrutura e Logística do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro realizaram uma reunião para discutir os avanços na implementação da chamada Rota 4B, um gasoduto que pode trazer o gás natural extraído da Bacia de Santos para a costa fluminense. No encontro, especialistas debateram os atrativos do Rio frente ao estado de São Paulo, que pleiteia um gasoduto ligando a mesma bacia até a costa paulista, chamado de Rota 4A.

  • Câmara de Infraestrutura e Logística recebe demandas do setor de cargas e transporte do estado

    A Câmara de Infraestrutura e Logística se reuniu nesta quinta-feira (04/08) para desenhar a agenda de trabalho do segundo semestre. Na ocasião, foram abordados temas como o esvaziamento do Galeão, roubo de cargas e o funcionamento do RioLog, programa de Fomento ao Comércio Atacadista e Centrais de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro.

  • Câmara de Infraestrutura e logística aprofunda debate sobre o impacto da pandemia no transporte público

    A Câmara de Infraestrutura e Logística aprofundou, na reunião desta quarta-feira (18/05), o panorama sobre o impacto da pandemia no transporte público da região metropolitana do Rio. Durante a reunião, a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, convidou os membros do grupo para participar do debate na próxima terça-feira (24/05) que analisará o impacto na economia fluminense se a contratação compulsória de termelétricas a gás natural - prevista na lei que autorizou a privatização da Eletrobras - for posta em prática.

  • Governança da região metropolitana do Rio vai atualizar PDUI e fazer Plano Metropolitano de Mobilidade

    Em 2022, o Instituto Rio Metrópole pretende abordar a integração e aperfeiçoamento das malhas de transporte público, a gestão compartilhada de resíduos sólidos e a infraestrutura do 5G. ”Depois de avançar na questão do saneamento, nós pretendemos atuar na criação de uma rede de mobilidade verdadeiramente integrada com o desenvolvimento de uma governança interfederativa de mobilidade. A governança metropolitana vai ser o maior instrumento de realização de infraestrutura do estado do Rio de Janeiro”, afirma Bernardo Santoro. Segundo ele, quem fará a atualização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana será a mesma empresa que fez a primeira versão. Já o Plano Metropolitano de Mobilidade está em processo de licitação. As informações foram divulgadas pelo presidente do Instituto Rio Metrópole (IRM), Bernardo Santoro, durante reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística realizada nesta quinta-feira (07/04) e que pode ser acessado na íntegra no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube.

  • Câmara de Infraestrutura e Logística discutirá gargalos de mobilidade da região metropolitana

    A Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística endereçou para este semestre a discussão sobre os desafios da região metropolitana do Rio na área de mobilidade urbana. O grupo, que planeja quatro reuniões até julho, também pretende abordar temas como a estrutura tarifária do transporte público, o modelo de concessão dos aeroportos fluminenses e as possibilidades de investimento programadas para rodovias federais que atravessam o estado. Os temas foram sugeridos na primeira reunião do ano, nesta quinta-feira (10/03), que pode ser assistida clicando aqui.

  • Setor de transporte público fluminense tem déficit de R$ 3 bilhões, avalia ACRJ

    O agravamento da crise econômica depois da epidemia de Covid-19 piorou a situação financeira das empresas de transporte público na região metropolitana do Rio e boa parte está à beira da falência. O déficit no setor passa de R$3 bilhões. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (23/11) pelo presidente do Conselho Empresarial de Logística e Transportes da Associação Comercial do Estado do Rio (ACRJ), Delmo Pinho, durante o painel sobre mobilidade urbana realizado pela Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum da Alerj de Desenvolvimento. A reunião pode ser assista na íntegra clicando aqui.

  • Câmara de Infraestrutura e Logística é informada sobre Frente em Defesa do Aeroporto Galeão

    A Câmara de Infraestrutura e Logística, órgão vinculado ao Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, que reúne membros da sociedade civil interessados no tema, foi informada, em reunião nesta quinta-feira (07/10), sobre a formação da Frente em Defesa do Aeroporto Galeão.

  • Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado realizará painel sobre concessões de rodovias e aeroportos

    A Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística vai discutir em painel previsto para setembro as oportunidades que a agenda de concessões rodoviárias e aeroportuárias trazem para o desenvolvimento do estado. O evento foi proposto na última reunião do grupo, realizada na quarta (11/08).

  • Secretaria de Transportes avalia projetos para extensão da malha ferroviária do estado

    A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro pré-selecionou 37 projetos para expansão da malha ferroviária do estado. Em evento coordenado com o apoio do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado nesta quarta-feira (19/05), a pasta apresentou a carteira de projetos preliminares do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) para avaliação e o acolhimento de sugestões. A ideia é consolidar até o mês de agosto a carteira definitiva de projetos a serem implementados nos próximos anos. O encontro pode ser assistido clicando aqui.

  • Fórum e Secretaria de Transportes realizam 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário

    Em um momento em que a renovação de outorga de importantes ramais ferroviários abre espaço para novos investimentos, a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado se juntará à Secretaria Estadual de Transportes para realizar o 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF). O evento ocorrerá na próxima quarta-feira, (19/05) das 14h às 16h. O objetivo é apresentar os avanços dos estudos em desenvolvimento sobre os possíveis impactos deste modal na logística fluminense e recolher contribuições para a seleção de projetos prioritários no setor.

  • Câmara de Infraestrutura define evento para apresentar Plano Estratégico Ferroviário

    Em um momento em que a renovação de outorga de importantes ramais ferroviários abre espaço para novos investimentos, a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado se juntará à Secretaria Estadual de Transportes para realizar o 1º Workshop do Plano Estratégico Ferroviário (PEF). O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (19/05), das 14h às 16h. O objetivo é apresentar os avanços dos estudos em desenvolvimento sobre os possíveis impactos deste modal na logística fluminense e recolher contribuições para a seleção de projetos prioritários no setor.

  • Câmara de Infraestrutura e Logística focará na agenda de concessões em 2021

    A Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio definiu como uma de suas prioridades para 2021 a discussão sobre a ligação da Estrada de Ferro Vitória-Anchieta, no Espírito Santo, até o Porto do Açu no Rio de Janeiro. Um estudo do governo do estado mostrou que o ramal ferroviário será importante ponto de escoamento agrícola para Minas Gerais e Goiás e deve diminuir consideravelmente o congestionamento no Porto de Tubarão (ES).

  • Oportunidades das concessões rodoviárias fazem parte da agenda da câmara de logística

    A agenda de concessões rodoviárias será o instrumento fundamental para o investimento em infraestrutura e logística em 2021. Este é o consenso a que chegaram os membros da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, que é responsável por acompanhar o setor, durante reunião realizada nesta quarta-feira (11/11).

  • Câmara de Infraestrutura e Logística declara apoio ao PL de incentivo ao setor atacadista

    A Câmara de Infraestrutura e Logística voltou a se reunir de forma virtual nesta quarta-feira (12/08) para definir seus próximos passos. Durante o encontro, os membros do grupo destacaram a importância da aprovação do Projeto de Lei 2.772/20 na Alerj, que cria um regime diferenciado de tributação para o setor atacadista. Segundo eles, o PL daria condições ao Rio de Janeiro de fazer frente a outros estados que já contam com um regime tributário semelhante e que estão atraindo empresas desse segmento.

  • Especialistas sugerem ações para fortalecer setor agrícola e de logística durante pandemia

    O isolamento social como medida de prevenção não afetou diretamente o campo, onde as propriedades já são distantes umas das outras. Isso de certa forma tem ajudado a manter a produção e a população abastecida nesse momento. Porém, a médio prazo, o setor também será duramente afetado pela recessão, que implicará diretamente na rentabilidade do produtor rural. “A cadeia mais impactada até o momento na comercialização é a de floricultura com perdas consideráveis com a não realização de eventos, como casamentos, festas e até funerais”, explicou  o coordenador de programas especiais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro Maurício Salles, um dos convidados do quarto painel de Impacto do Novo Coronavírus na Economia Fluminense, realizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da ALERJ, na manhã dessa quinta-feira (09/04). Acesse a integra do seminário aqui

  • Câmara de Infraestrutura e Logística fará atualização sobre as concessões de rodovias

    A Câmara de Infraestrutura e Logística fez a sua primeira reunião do ano nesta terça (31/03) para definir os temas que precisam estar na pauta do grupo nos próximos meses. No encontro realizado virtualmente, ficou definido que a renovação antecipada das concessões das rodovias federais que passam pelo estado voltará a ser foco de trabalho. Segundo os membros da Câmara, é preciso uma atuação conjunta entre o parlamento e as entidades para que as necessidades do estado estejam contempladas nas concessões que já estão avançando junto ao governo federal.

  • Rio de Janeiro inicia agenda de desenvolvimento voltada à abertura do mercado de gás

    O estado do Rio de Janeiro pode ser o primeiro do país a incluir em seu planejamento logístico o modal dutoviário. A iniciativa partiu do painel realizado nessa terça-feira (19/11) pela Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio, que contou com a presença do  secretário de estado de Transportes, Delmo Pinho, e do gerente-executivo de Proteção de Dutos da Transpetro, Marcelino Gomes. O objetivo da reunião foi conhecer mais sobre as Dutovias e seu potencial para o crescimento econômico do estado diante do cenário de abertura do mercado de gás natural do país. 
     
  • O Rio tem condições de ser um hub mundial de logística”, afirma Delmo Pinho em evento na ACRJ

    O Conselho Empresarial de Logística e Transportes da ACRJ realizou, no último dia 30, o 1º Café com Logística, evento que reuniu empresários do setor e parlamentares. Durante o encontro, o presidente do Conselho, Delmo Pinho, elencou os desafios e oportunidades do setor no estado, apresentando uma série de projetos para os deputados estaduais presentes no evento.

  • Investimento em dutovias pode beneficiar o estado

    Responsável por transportar menos de 5% do volume de cargas do país, o sistema de tubulações conhecido como dutovias pode representar um potencial econômico importante para o estado do Rio de Janeiro. Debater essas oportunidades foi uma das sugestões trazidas pelos membros da Câmara de Infraestrutura e Logística na reunião realizada nesta terça (10/09) no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ). A utilização das faixas do Arco Metropolitano para o desenvolvimento deste novo modal foi uma das possibilidades levantadas pelo diretor de novos negócios do Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Jorge Cunha.

  • Concessão de ferrovias é prioridade

    A renovação antecipada das concessões de ferrovias já está em curso pelo governo federal e deve ser o foco de trabalho entre as oportunidades de melhorias na infraestrutura e logística do estado. A constatação foi feita pelo secretário de estado de Transportes, Delmo Pinho, que apresentou nesta terça (18/06) uma atualização do panorama das concessões no que tange ao Rio de Janeiro durante a reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística.

  • Plenário da Alerj receberá evento sobre oportunidades das concessões de rodovias e ferrovias

    No dia 20 de maio, o Fórum organizará um evento, no plenário da Alerj, para debater as oportunidades do estado na concessão de ferrovias e rodovias federais que tem, no Rio de Janeiro, parte de seus traçados. O encontro irá reunir o governo federal e estadual, deputados, além das instituições que fazem parte do Fórum. O escopo do evento foi tema da reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística nesta terça (02/04). Segundo especialistas, trata-se do maior bloco de concessões de rodovias federais na história do Brasil e uma oportunidade única de injetar bilhões de reais de investimentos no estado gerando emprego e renda, além de contribuir para a eficiência logística fluminense. 

  • Fórum organizará evento sobre as oportunidades para o estado nas concessões de rodovias e ferrovias

    Realizar um evento para debater as oportunidades que o estado terá nos próximos quatros anos quando concentrará o maior bloco de concessões federais de rodovias e ferrovias é o próximo passo da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística. Os membros se reuniram nesta terça (19/03), no primeiro encontro do ano, para definir a agenda de trabalho. O tema dá continuidade às discussões que a Câmara travou ao longo de 2018 e que deram origem a uma carta aberta e a uma síntese para tomadores de decisão com o posicionamento das entidades que compõem o Fórum sobre o assunto, distribuída a todos os parlamentares da Alerj.

  • Deputados receberão, dia 17, síntese das prioridades da Câmara de Infraestrutura e Logística

    A Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio vem discutindo desde abril o que pode ser feito pelo legislativo estadual em parceria com a bancada federal do Rio de Janeiro para garantir que as oportunidades abertas pela agenda de renovação de concessões de rodovias e ferrovias federais se concretizem, contribuindo para a eficiência logística do estado. Os debates resultaram na construção de um documento síntese para tomadores de decisão com o posicionamento das entidades que compõem o Fórum contendo a lista das prioridades do estado. A minuta traz um ponto a ponto das oportunidades de investimentos privados na infraestrutura fluminense em um momento de restrições orçamentárias e será um dos documentos entregues aos deputados eleitos durante o evento “Agenda de Futuro”, que o Fórum realizará no dia 17 de dezembro, no Plenário da Alerj.

  • Documento sobre investimentos na área de infraestrutura e logística será entregue aos deputados

    A partir do ano que vem o Rio de Janeiro concentrará o maior bloco de concessões federais de rodovias e ferrovias do país. Atenta a essa conjuntura, a Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio vem discutindo desde abril o que pode ser feito pelo legislativo estadual em consonância com a bancada federal do Rio de Janeiro para garantir que os investimentos sejam de fato concretizados, contribuindo para a eficiência logística do estado. Nesta terça (09/10), o grupo voltou a se reunir na Alerj quando foi apresentado o texto da “Síntese para tomadores de decisão”. O documento será encaminhado aos deputados na próxima semana, com as oportunidades para o estado na renovação de concessões de rodovias e ferrovias pelo governo federal, além da possibilidade de licitar algumas estradas estaduais.

  • Atuação conjunta entre legislativo estadual e federal pode garantir investimentos em infraestrutura para o estado

    O Rio de Janeiro terá, a partir do ano que vem, o maior bloco de concessões federais de rodovias e ferrovias concentradas em uma só área do país. “É, sem sombras de dúvidas, a grande oportunidade do estado em ter dezenas de milhões de reais em investimentos”, afirmou o subsecretário de estado de Transportes Delmo Pinho. De olho nessas possibilidades, a Câmara de Infraestrutura e Logística vem discutindo desde abril o que pode ser feito pelo legislativo estadual em consonância com a bancada federal do Rio de Janeiro para garantir que os investimentos sejam de fato concretizados. Nesta terça (11/09), o grupo aprovou o texto da carta que será entregue aos setenta parlamentares estaduais com as perspectivas fluminenses para essa agenda de desenvolvimento.

  • Concessões de rodovias estaduais podem contribuir para eficiência logística e economia fluminenses

    O Rio de Janeiro tem mais da metade das rodovias estaduais classificadas como ruins ou péssimas de acordo com a última avaliação realizada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) em 2017. Sem recursos para fazer os investimentos necessários, a saída pode estar nas concessões. As oportunidades para o estado na renovação de concessões de rodovias e ferrovias pelo governo federal, além da possibilidade de licitar as estradas estaduais vêm sendo discutidas na Câmara de Infraestrutura e Logística que voltou a se reunir nesta terça (14/08) para falar sobre o tema.

  • Câmara de Infraestrutura e Logística elabora minuta para sensibilizar deputados sobre oportunidades nas renovações das concessões de rodovias e ferrovias

    A construção de uma minuta com o posicionamento das entidades que compõem o Fórum sobre as oportunidades para o estado nas renovações das concessões de rodovias, ferrovias e aeroportos mobilizou a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística. A carta será endereçada ao legislativo estadual para sensibilizar os deputados sobre a importância do tema, que poderá alavancar a eficiência logística fluminense, com impactos positivos na economia. O encontro realizado nesta terça (17/04), no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRJ) reuniu o subsecretário de estado de Transportes, Delmo Pinho, e representantes da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Sebrae-RJ, Firjan e de deputados da Alerj.

  • Renovação de concessões de rodovias e ferrovias federais mobilizará Câmara de Infraestrutura e Logística

    Nos próximos meses, a Câmara de Infraestrutura e Logística irá mapear as oportunidades de melhorias que deverão constar nas concessões de rodovias e ferrovias federais que passam pelo estado do Rio de Janeiro. No primeiro encontro do grupo, realizado nesta terça (06/03) no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, a integração de agendas das instituições em prol da retomada do desenvolvimento do Rio, reuniu representantes do Sebrae, Firjan, Clube de Engenharia, Fetranscarga, além do subsecretário de estado de Transportes, Delmo Pinho e outros membros da pasta.

  • Renovação de concessões de rodovias e ferrovias podem alavancar eficiência logística do estado

    O governo federal vai licitar novamente as rodovias Nova Dutra (BR-116/RJ/SP), BR-116/RJ, da CRT (Rio-Teresópolis) e Concer (BR-040/MG/RJ). Os trechos totalizam 725 quilômetros e seus contratos estão previstos para terminar em março de 2021. Os projetos fazem parte da segunda carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Já no setor ferroviário serão estudadas as renovações antecipadas das concessões tendo como contrapartida melhorias a serem realizadas. Segundo especialistas, trata-se de uma grande oportunidade para que o Rio de Janeiro seja contemplado com investimentos, contribuindo para a eficiência logística do estado e sua competitividade. A afirmação foi feita pelo subsecretário estadual de transportes, Delmo Pinho, durante a reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística, realizada nesta terça (16/05) no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

  • Para representantes de entidades do Fórum, informação e capacitação são entraves para que municípios adotem PPPs

    Após apresentar um diagnóstico sobre o potencial dos municípios fluminenses para abrigar parcerias público-privadas, além das experiências de outros estados no tema, a Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística debateu as perspectivas e dificuldades para implementá-las no estado. Na reunião desta terça (11/04), realizada no Conselho Regional de Contabilidade, verificou-se a necessidade de disseminar os estudos sobre as oportunidades para os municípios e também capacitar seus gestores para lidar com as questões que envolvem as PPPs, informando e desfazendo mitos.

  • Fórum divulga diagnóstico sobre potencial de municípios fluminenses para abrigar parcerias público privadas e concessões

    A Associação das Empresas de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (AEERJ) apresentou proposta para iniciar estudos na área de parcerias público-privadas e concessões para 20 municípios do estado do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da instituição, Luiz Fernando dos Santos Reis, que participou da primeira reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum, realizada nesta terça-feira (21 de março), no Auditório Senador Nelson Carneiro. O encontro reuniu experiências nacionais e em nível estadual e diagnósticos feitos pela Radar PPP e pela Firjan apontando em que áreas é possível pensar em alternativas que envolvam a iniciativa privada na gestão de serviços como iluminação pública, saneamento, equipamentos de saúde e educação, dentre outros.

  • Concessões e PPPs podem gerar mais de R$ 41 bilhões de investimentos no estado do Rio

    O Sistema FIRJAN listou a viabilidade de licitação em 126 projetos por meio de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no estado e municípios fluminenses, totalizando R$ 41,1 bilhões em investimentos privados. Para a Federação, como o poder público passa por grandes dificuldades e sem recursos para grandes investimentos, ampliar a participação do setor privado é a forma mais rápida para reaquecer a economia estadual, gerar empregos e aumentar a arrecadação.

  • Instituições estão mapeando oportunidades de parcerias público-privadas no estado

    As parcerias público-privadas (PPPs) podem ser ferramenta para a retomada do crescimento econômico do Rio de Janeiro. Durante a reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, nessa quarta (30/11), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), os membros fizeram um balanço das atividades deste ano e falaram sobre as ações que estão desenvolvendo para mapear as oportunidades e desafios dessas parcerias. “Estamos identificando as oportunidades de PPPs nos municípios do Rio”, afirmou Ana Maria Leite Barbosa, gerente de relações institucionais da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ). Segundo Ana Maria, a área de construção civil do estado já conta com 30 mil desempregados.

  • Reordenação e investimentos em infraestrutura podem transformar o Rio em plataforma multimodal mundial

    Prevalecendo-se de sua localização privilegiada, o Rio de Janeiro tem potencial para se tornar uma rota logística importante do país ao implementar a Zona Internacional de Serviços Logísticos (Zis-L). Para isso se tornar realidade é necessário reordenar o sistema logístico do estado visando aumentar a sua competitividade no cenário nacional. Esse foi o centro do debate promovido nesta terça (25/10) pela Câmara de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em conjunto com o Conselho Empresarial de Logística e Transporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio).

  • Continuidade do PELC/RJ 2045 depende da aprovação de plano de governança

    O Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro (PELC/RJ 2045) mapeou os principais gargalos logísticos fluminenses visando à integração entre as principais zonas econômicas do estado. Após debater o plano durante três anos junto à sociedade e envolvendo os principais atores, foram definidas as intervenções necessárias para que o estado seja competitivo ao aumentar seu potencial de negócios. Segundo o superintendente de Logística de Cargas da Secretaria de Estado de Transportes, Eduardo Duprat, que apresentou as próximas ações do PELC/RJ 2045 nesta terça (13/09), durante o encontro da Câmara Setorial de Infraestrutura Logística, o próximo passo é aprovar o Plano de Governança com a institucionalização do conselho gestor e do fórum de cooperação intragovernamental. Na reunião, realizada pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo também destacou que o desafio do PELC RJ/2045 é se consolidar como  um plano orientador de políticas públicas na área de logística e cargas, com prioridades bem definidas.

  • Alerj discute concessões e parcerias público-privadas em obras do estado

    O déficit em infraestrutura é um problema enfrentado em todo país, ainda mais com a atual crise orçamentária, em que não há recursos governamentais disponíveis para se investir em obras e serviços públicos de acordo com a demanda, impondo altos custos à sociedade. Uma das alternativas para reverter esse quadro apontadas por especialistas são as concessões e parcerias público-privadas para viabilizar projetos de infraestrutura. 

  • Fórum vai debater como viabilizar parcerias público-privadas em pequenos projetos

    “Projetos de concessão e parcerias público-privadas (PPPs) são a única saída para manter o setor de engenharia aquecido”, a afirmação foi do presidente executivo da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), Luiz Fernando Santos Reis, durante a reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento do Rio. No encontro realizado nesta terça (07/03), na sede da AEERJ, representantes do segmento se mostraram preocupados com a queda nos investimentos do poder público no setor com o desaquecimento da economia. 

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    Fórum debate governança da região metropolitana

    A integração de políticas urbanas entre estado e municípios da Região Metropolitana do Estado foi debatida durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Rio. O Diretor da Câmara Metropolitana apresentou propostas para o desenvolvimento da região

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    Fórum discute preservação das margens do Arco Metropolitano

    O subsecretário de Estado de Transportes do Rio, Delmo Pinho, defendeu, durante reunião do Fórum de Desenvolvimento do Rio, nesta terça-feira (03/03), a preservação das margens do Arco Metropolitano (BR 493) para evitar sua ocupação desordenada

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    Desenvolvimento da Região Metropolitana será foco do Fórum

    Em 2015, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado irá incrementar ainda mais o seu caráter de centro de discussões do Rio de Janeiro. A meta é reunir as comissões permanentes da Alerj e a Casa Fluminense para debater o crescimento da Região Metropolitana.

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    Momento do Rio favorece comunicação entre economia e logística

    Para mapear o sistema logístico de cargas do estado e definir as demandas para o seu desenvolvimento, os responsáveis pelo Plano Estratégico de Logística e Cargas estão correndo o interior do estado e a capital realizando oficinas, encontros e seminários em busca de informação.

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    Associação defende fomento a empresas de construção pesada no Rio

    A necessidade de fomentar a atuação de empresas de infraestrutura e construção pesada sediadas no estado foi defendida pelo presidente executivo da Aeerj, Luiz Fernando Santos Reis, durante reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado.

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    Sefaz anuncia controle de importação online em reunião do Fórum

    Em no máximo 60 dias, entra no ar o sistema de controle de importação. O objetivo deste sistema é atender a pelo menos 80% das desonerações de forma online. A notícia foi dada pelo subsecretário de receita da Secretaria Estadual de Fazenda, George Santoro, nesta terça-feira (03/09).

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    Secretaria Estadual de Transportes apresenta projetos para desenvolvimento do estado

    O subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, anunciou na reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística que o estado do Rio de Janeiro possui cerca de R$ 15 bilhões para investir na infraestrutura do estado até as Olimpíadas de 2016.

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    Secretaria Estadual de Transportes apresenta projetos para 2013/2014

    Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado promove no dia 2 de abril, no Auditório Senador Nelson Carneiro, na Alerj, a 2º Reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, às 10h, com a presença do subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho.