07/10/2025

Seminário sobre segurança pública voltada para o turismo é adiado para o início de 2026

A Câmara de Cultura, Turismo e Esportes definiu nesta terça (07/10), que o seminário idealizado pelo grupo para discutir a segurança pública voltada para o turismo, especialmente para as Instâncias de Governança Regional (IGR), foi adiado para o início de 2026. A ideia é que o encontro, que pretende reunir representantes do governo e forças policiais para uma troca de experiências práticas entre as diversas equipes de segurança pública, seja realizado em abril, na UERJ.

A gente estruturou a organização desse evento com uma mesa institucional com a presença da Tia Ju, representantes da segurança pública de diversos níveis como secretário de segurança pública do estado, representante da polícia federal da polícia civil, etc. Em um segundo momento, entraria mais na parte prática com representantes do BPTUR, da DEAT da polícia federal, compartilhando experiências de sucesso”, explicou o professor da UERJ, Thiago Pereira.

O intuito é terminar o evento com um encaminhamento para a realização de eventos menores nas IGRs, selecionando três ou quatro com grande representação na questão de atração de turistas, principalmente internacionais, convidando também as IGRs do entorno.

“Então, além do Rio de Janeiro, capital, a gente também realizaria pelo menos quatro eventos, um por bimestre, mais ou menos, nas IGRs do nosso estado. A gente estava prevendo que a primeira etapa, acontecesse no final desse ano, mas agora vamos estruturar ainda mais o evento, já que a gente vai ter mais tempo para fazer, e já colocar também na agenda da Tia Ju desde agora para garantirmos a presença dela, que consideramos muito importante para que o seminário aconteça de uma forma positiva”, concluiu Thiago.

Para o próximo encontro da Câmara, em novembro, o diretor administrativo-financeiro da Visit Rio, Marcelo Abelha, irá apresentar uma atualização sobre o aeroporto Galeão e também sobre o calendário de eventos esportivos no estado.

Acompanhe a reunião na íntegra no Canal do Fórum no Youtube
TAGS: