17/10/2025

Fórum realizará evento presencial em novembro para debater desenvolvimento e finanças do estado

No dia 6 de novembro, o Fórum organizará o evento “Fórum da Alerj em diálogo: Firjan e Uerj discutem o desenvolvimento e as finanças do estado do Rio de Janeiro”, às 14h, no auditório do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Rio de Janeiro, no Centro. O encontro é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas clicando aqui

Na ocasião, o professor do Departamento de Evolução Econômica (DEE) da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, Rodrigo Rodriguez, e a coordenadora do Observatório de Orçamento e Finanças Públicas dos Entes Subnacionais (OFIP) da UERJ, Karine Vargas, apresentarão um panorama atual das finanças do estado.

O OFIP é um projeto de extensão, criado em 2025, é um portal que visa contribuir para uma maior transparência em relação às despesas e ao orçamento dos estados brasileiros.

Também será apresentado um recorte do estado do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A ideia é esmiuçar a colocação dos municípios fluminenses com base no IFDM para balizar políticas públicas e o desenvolvimento do estado. Os critérios analisados pela ferramenta incluem as dimensões de saúde, educação, emprego e renda, com base nas estatísticas públicas oficiais e dados dos Ministérios. Os dados serão apresentados pelo técnico da Gerência de Estudos Econômicos da Firjan, Márcio Felipe de Araújo Lima Afonso.

Serviço:

Fórum da Alerj em diálogo: Firjan e Uerj discutem o desenvolvimento e as finanças do estado do Rio de Janeiro

Data: 06/11/25

Horário: 14h às 17h

Local: Sede do Sescon-RJ | Av. Passos, nº 120 | 7° andar

Clique aqui para fazer a sua inscrição
TAGS: