06/11/2025
A Visit Rio Convention Bureau apresentou nesta terça (06/11) uma atualização do calendário de eventos esportivos do Rio de Janeiro, criado para aumentar o fluxo turístico na cidade, estimulando a economia local, com impacto direto no trade turístico e rede hoteleira. Durante o encontro da Câmara de Cultura, Turismos e Esportes, Bernardo Carvão, gestor de projetos esportivos da Visit Rio afirmou que o segmento esportivo é parte fundamental dessa estratégia, tendo apresentado um crescimento significativo em 2025. A projeção para esse ano é de mais de 300 eventos projetados e impacto econômico superior a 2 bilhões de reais. O resultado foi impulsionado por competições como o Rio Open, Mundial de Ginástica Rítmica, Liga das Nações, Maratona do Rio, entre outros.
“A gente teve 28 eventos apoiados diretamente pelo Visit Rio aqui na cidade, captados pela Fundação. Temos 14 eventos em processo de negociação e oito que estão numa fase um pouquinho anterior, que é a fase de prospecção, justamente quando a gente visualiza essa oportunidade e começa a fazer os movimentos iniciais para de fato trazer esses eventos aqui para o Rio”, enumerou.
Bernardo explicou que o setor esportivo do Visit Rio atua em três fases que vão desde o mapeamento das competições que a cidade pode sediar, a participação nas candidaturas e o acompanhamento dos eventos realizados. Para isso, é feito um trabalho constante de diálogo com federações e confederações olímpicas para captação de eventos internacionais, aproveitando a infraestrutura olímpica da cidade.
“A gente teve um campeonato internacional promovido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, o WTT, em que a gente fez um tour com a maioria dos atletas que estava presente. E acho que trazendo esses atletas internacionais para o Rio, faz total sentido levá-los em pontos turísticos, atrações, enfim, restaurantes, e mostrar um pouco dessa cultura da cidade. Naturalmente fazendo isso, você consegue impactar diretamente no desenvolvimento e na divulgação do Rio de Janeiro como destino”, detalhou.
Além do calendário esportivos, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, a Visit Rio mantém também um calendário de eventos oficial da cidade do Rio, em que são monitorados congressos, seminários, conferências e grandes feiras.
“É com base nesses dados, nessas informações que chegam para a gente através do poder público, que temos ferramentas para de fato fazer uma análise de dados mais profundas e trazer um resultado, algo mais concreto quando a gente analisa o segmento de esporte. Então, por exemplo, hoje a gente tem o segmento de corridas de rua, que é um dos principais tipos de eventos esportivos aqui na cidade que vem ganhando muita relevância. Dentro desse calendário, utilizando esses dados, a gente consegue fazer um trabalho muito legal e trazer aqui não só o impacto econômico, mas, enfim, o social e cultural que esses eventos de esporte trazem para cidade do Rio”, finalizou.