A Câmara de Desenvolvimento Sustentável conheceu nesta quinta (09/10) o primeiro esboço do evento on-line que o Fórum organizará para tratar a questão da sustentabilidade. O tema e os seus conceitos vêm sendo debatido ao longo do ano pelo grupo e culminará na realização do painel “Marca Brasil e a importância da sustentabilidade: como o Rio de Janeiro pode contribuir?”, reunindo todas as oito câmaras setoriais.
A ideia é abordar a identidade do Brasil, intrinsecamente ligada à sua posição como uma das maiores potências ambientais no mundo, aproveitando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima no próximo mês, e incluir o estado do Rio de Janeiro nessas discussões.
O painel contemplará as cinco dimensões da sustentabilidade (política, social, econômica, ambiental e cultural), convidando palestrantes como Marcelo Neri, da FGV Social, professor Paulo Vicente, da Fundação Dom Cabral e Sérgio Besserman, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
“Esse evento vai permitir que a gente trate dos conceitos de sustentabilidade, na prática, com indicações de palestrantes que vieram do gabinete da deputada Tia Ju, com nomes de peso que deixarão o evento mais abrangente, permitindo vislumbrar um panorama mais amplo a respeitos desse conceito e também mais contundente”, afirmou o subdiretor-geral do Fórum da Alerj, Frederico Lima.
Os membros da Câmara concordaram com a abordagem e a realização do painel.
“Acho que vai ser uma boa estratégia e a gente conseguirá tratar os conceitos sob uma perspectiva mais pragmática da ação para pensar o planejamento do Rio de Janeiro”, concluiu o professor do no Instituto de Geografia da UERJ Patrick Kuchler.
Já a conselheira do CRBio-02, Valéria Lima Marques de Sousa, lembrou que em 2025 o Rio de Janeiro bateu recorde de turistas estrangeiros. Dados da Embratur apontam que de janeiro a setembro, houve um crescimento de 51,7% no estado e pela primeira vez na história, Brasil passou de 7 milhões de visitantes internacionais.
“Acredito que reforçar a Marca Brasil seja uma forma de divulgar ainda mais o país, enfatizando também aspectos relacionados à sustentabilidade”, finalizou.