16/09/2025

Câmara Setorial de Energia participará de painel sobre projeto de datacenters localizado no Rio de Janeiro, que promete ser um dos maiores do mundo

No dia 14 de outubro, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado realizará um encontro para conhecer detalhes do projeto Rio AI City, o maior hub de datacenters da América Latina e um dos dez maiores do mundo. A palestrante do evento será a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Tatiana Roque e contará também com a participação das Câmaras Setoriais de Energia, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

Na reunião desta terça-feira (16/09), os membros da Câmara Setorial de Energia começaram a refletir sobre o impacto do projeto para o setor energético.

“Pensamos em convidá-la porque ninguém conhecia exatamente o projeto atual. A proposta é fazer uma reflexão de como o estado pode ajudar e se preparar para receber datacenters no futuro, o que requer energia, água para resfriamento e toda uma complexidade de fatores”, disse o subdiretor-geral do Fórum Permanente, Frederico Lima.

Localizado no Parque Olímpico, na Barra de Tijuca, o ecossistema digital fará uma fusão do urbano com o tecnológico. O uso de energia limpa, fontes renováveis, fornecimento ilimitado de água e a criação de condições para a instalação de novos supercomputadores estão previstos no projeto, que foi anunciado durante o Web Summit Rio 2025, em abril, pelo do prefeito Eduardo Paes. O objetivo principal da iniciativa é construir um campus de inteligência artificial, com uma capacidade inicial de 1,8 gigawatts até 2027 (o suficiente para abastecer centenas de milhares de residências), podendo expandir para 3 gigawatts até 2032.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a procura por energia elétrica tem crescido no Brasil. Desde 2020, é solicitado no país a conexão entre os data centers e as redes elétricas, sendo registrado um total de 52 pedidos de acesso à Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) nos estados brasileiros.

Assista à reunião completa no Canal do Fórum no Youtube.

TAGS: