“Reunimos hoje 57 entidades e temos um ambiente de confiança que levou muito tempo para ser conquistado. É uma responsabilidade enorme que assumimos, e estamos há 16 anos construindo esta história”, declarou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, durante palestra realizada na terça-feira (17/09), para os 26 alunos do 45º Ciclo de Estudo de Política e Estratégia (CEPE), da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg-RJ).
Já em sua terceira participação no curso, a secretária-geral apresentou o trabalho realizado pelo Fórum, que atua como uma agência de inovação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, fazendo a ponte entre o parlamento e diversas instituições da sociedade civil organizada e universidades. De acordo com o coordenador acadêmico da Adesg-RJ, Fausto de Bessa Braga, a participação do Fórum já faz parte da programação fixa do CEPE.
“A palestra realizada pela Geiza é fundamental para o aprimoramento e maior conhecimento das atividades conjunturais do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, e o Fórum está alinhado totalmente com a doutrina da Escola Superior de Guerra, isto é, o bem comum. A palestra foi revista de alto critério de excelência”, ressaltou Braga, lembrando que a Adesg-RJ faz parte do Fórum desde 2009.
Na ocasião, os alunos ainda puderam conhecer outras ações desenvolvidas pelo órgão por meio de suas oito Câmaras Setoriais e grupos de trabalho, além dos seminários, workshops e programa de TV. Geiza ainda destacou de políticas públicas que nasceram a partir de debates do Fórum, como o Projeto de Lei nº 997/19, que institui a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, votado no Plenário da Alerj no mesmo dia do palestra, além da Carta de Serviços ao Cidadão, instituída por lei nos órgãos da administração pública estadual e autarquias do estado em 2011 (Lei 6.052).