IBGE abre inscrições para curso sobre como acessar o Sidra, banco de dados do instituto

Estão abertas as inscrições para o curso on-line de capacitação em SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática, plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A formação é gratuita e destinada a servidores públicos, pesquisadores e acadêmicos, mas também está disponível ao público geral. Como não há limite de vagas, as inscrições estão disponíveis até o fim do ano e devem ser feitas por meio do site da Escola Virtual IBGE.

O curso tem como objetivo capacitar usuários a consultar informações como taxa de desemprego, produto interno bruto, inflação, população, além de criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir de tais dados. O conteúdo programático é oferecido por meio de vídeos tutoriais, que ensinam a extrair dados, montar tabelas, quadros e rankings. Já os exercícios são elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que informam dados do Instituto. Ao fim dos estudos, os alunos aprovados na avaliação final do curso recebem certificado digital de participação.

Em 2020, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio também ofereceu a formação em Sidra, em parceria com o IBGE, por meio do projeto Fórum Capacita. Na ocasião, o gerente de atendimento do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do Instituto, Carlos Lessa, ministrou um workshop presencial para apresentar a ferramenta.

Quase sete mil pessoas já foram inscritas na capacitação oferecida pelo IBGE na modalidade à distância. Para o analista em desenho educacional da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), que desenvolveu o curso em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, o objetivo da formação é ajudar o Instituto na sua função de disseminação da informação. "Uma vez que os dados estão na plataforma, o curso está ajudando essas pessoas a como usar a ferramenta e consultar resultados para as diferentes pesquisas realizadas pelo IBGE”, conta.