Palestra orienta como acessar mais de 2 bilhões de informações no banco de dados do IBGE

As informações estatísticas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são fundamentais para o conhecimento da realidade do país. Para mostrar como é possível acessar os mais de dois bilhões de informações levantadas pelo órgão por meio de suas pesquisas, e utilizá-las no desenvolvimento de políticas públicas, o Fórum de Desenvolvimento do Rio realizou nessa terça-feira (18/02) a primeira edição de 2020 do projeto Fórum Capacita. Durante o encontro, o gerente de atendimento do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Carlos Lessa, explicou sobre o funcionamento do Banco Sidra, o banco de dados da instituição.

“O Sidra é o maior sistema de informações gratuitas existente no Brasil. Saber utilizar essa ferramenta e trabalhar com essas informações é de fundamental importância. Vivemos numa era em que as decisões precisam ser baseadas em informações”, destacou Lessa. Segundo ele, o Poder Legislativo precisa conhecer a sua população para elaborar projetos de lei que contribuam para melhorar a qualidade de vida dela. “Eu só consigo desenvolver uma política pública se conhecer a realidade da população. Os dados também servem para verificar a efetividade das leis criadas por meio das informações disponibilizadas por pesquisas como o Censo”, completou.

A ferramenta pode ser acessada pelo site www.sidra.ibge.gov.br e permite a consulta de praticamente todos os dados de estudos e pesquisas realizados pelo Instituto. Dados do Censo Demográfico, que será realizado esse ano, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e das pesquisas econômicas anuais estão todas disponíveis. Ela expõe também informações sobre todos os indicadores econômicos conjunturais (como os de trabalho e rendimento, inflação, indústria, comércio, serviços, agropecuária e o PIB) e suas séries históricas. Os dados podem ser cruzados em até seis níveis (como situação, sexo, idade e escolaridade) para os períodos (séries temporais) e recortes territoriais (como estados, municípios e bairros) disponíveis para cada pesquisa.

Durante o workshop, Lessa fez uma alerta para que os municípios definam seus bairros por meio de leis, o que não ocorre em muitos casos, para que possam tirar um maior proveito dos dados disponibilizados pelo Censo, por exemplo. “Se o município não é legalmente definido por bairros, o IBGE não pode dar a informação sobre aquela área e é uma pena que se perca a informação nesse sentido”, afirmou.

Para quem desejar se aprofundar mais no tema, o IBGE disponibilizará em março na plataforma, um curso a distância gratuito sobre como acessar, trabalhar e analisar os dados oferecidos pelo Banco Sidra.

Fórum Capacita

A palestra de hoje marcou a quarta edição do projeto Fórum Capacita, que visa a aproveitar a expertise das 57 instituições que integram o Fórum de Desenvolvimento do Rio para gerar oportunidades de aperfeiçoamento para os agentes públicos em geral, seja do Legislativo ou de outras esferas de Poder.

Para acessar a apresentação de hoje, clique aqui.

Para ler a reportagem da equipe de Comunicação da Alerj, clique aqui.

Para assistir à reportagem da TV Alerj, clique aqui.

Imagens:  Octacio Barbosa - Comunicação Alerj