5º Seminário de Negócios de Impacto debaterá políticas públicas e métricas para o setor

O primeiro dia do 5º Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental será dedicado ao debate das políticas públicas e métricas para o setor. Serão dois painéis no dia 25 de novembro, das 14h às 18h, que abordarão o papel do Governo e as ferramentas disponíveis para avaliar o impacto desses negócios. 

A abertura do evento trará também o lançamento do Guia de Instituições de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental 2020. A publicação tem como objetivo servir de ferramenta rápida de consulta para ter acesso às instituições que oferecem serviços de apoio ao desenvolvimento dos negócios com impacto social no Rio de Janeiro.

O painel “O papel do Governo e da Sociedade nos Negócios de Impacto” contará com a participação de representantes do BNDES, Sebrae, Faperj, Lab de Inovação Financeira, Enimpacto e Sistema B.

Transformar os impactos sociais em dados é um dos principais desafios e entraves para empreendedores que buscam aliar o lucro ao benefício da sociedade. A mensuração do impacto obtido para viabilizar a atração de novos investimentos e parceiros será debatida no segundo painel do dia e que terá a presença de representantes de instituições como Sistema B, GRI (Global Reporting Initiative) e Move Social.

Organizado pelo Movimento Rio de Impacto e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o 5º Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental será transmitido on-line e terá tradução em Libras. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/5SeminarioNegociosImpacto para acessar a plataforma do Ecoa-PUC-Rio ou podem ser acompanhados ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube. Os inscritos poderão solicitar certificado de participação.

Sobre o Rio de Impacto

O Movimento Rio de Impacto é um projeto que reúne diversas entidades dedicadas ao fomento de empreendimentos com impacto social e ambiental positivo, atuantes no mercado fluminense. Formado por 16 instituições, a iniciativa criada em 2016 conta com a colaboração das seguintes instituições: AbeLLha; Alerj; Asplande; Buriti Consultoria; CIEDS/Shell Iniciativa Jovem; Colaboradora; Instituto Ekloos; ESDI – Incubadora da Escola de Design Industrial da UERJ; FAPERJ; Instituto Gênesis – PUC-Rio; Iônica; Oi Futuro/Labora; Sebrae RJ; Sistema B; Sitawi-Finanças do Bem e Universidade Santa Úrsula. A Alerj compõe o grupo desde a sua criação por meio do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico que, desde janeiro de 2020, assumiu a coordenação do movimento.

 

Confira a programação completa do Seminário.