Políticas públicas, ferramentas de apoio e métricas serão foco do 5º Seminário de Negócios de Impacto

O movimento Rio de Impacto, que reúne 16 instituições intermediarias dos negócios de impacto socioambiental do estado do Rio de Janeiro, realiza entre os dias 25 e 27 de novembro, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o 5º Seminário de Negócios de Impacto Social e Ambiental. O evento on-line ocorrerá das 14h às 18h nos três dias e tem como objetivo abordar de forma inspiradora e dinâmica os principais desafios para os empreendedores que buscam aliar lucro ao benefício da sociedade. O encontro terá tradução em libras.

Divididos em três grandes eixos, o seminário debaterá as políticas públicas e métricas para esse modelo de negócios, além do papel das empresas e ONGs no fortalecimento desses empreendimentos. Na ocasião será lançado o Guia de Instituições de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental 2020.

No primeiro dia, dois painéis abordarão o papel do Governo e as ferramentas disponíveis para avaliar o impacto desses negócios. Já no segundo e terceiro dia, as rodadas de conversa permitirão uma interação maior com o público. Ao final de cada apresentação, o convidado terá de cinco a dez minutos para tirar dúvidas e responder as perguntas dos participantes. No dia 26 estarão em destaque os projetos e ferramentas de apoio aos empreendedores. O último dia de evento abordará o papel da aceleração nesse modelo de negócio e trará exemplos de empreendimentos bem-sucedidos já em curso no estado.

“A ideia é que possamos nessa jornada de três dias conhecer as ações, os desafios e as ferramentas que as instituições do ecossistema fluminense dos negócios de impacto estão colocando à disposição dos empreendedores e saber como elas têm impactado no resultado desses empreendimentos”, afirma a coordenadora do movimento Rio de Impacto e secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha, que mediará os encontros.

Para se conectar com os empreendedores, instituições e empresas que estarão no encontro, os participantes podem se inscrever pelo link bit.ly/5SeminarioNegociosImpacto para acessar a plataforma do Ecoa-PUC-Rio. Os painéis também serão transmitidos ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube. Os inscritos poderão solicitar certificado de participação.

Sobre o Rio de Impacto

O Movimento Rio de Impacto é um projeto que reúne diversas entidades dedicadas ao fomento de empreendimentos com impacto social e ambiental positivo, atuantes no mercado fluminense. Formado por 16 instituições, a iniciativa criada em 2016 conta com a colaboração das seguintes instituições: AbeLLha; Alerj; Asplande; Buriti Consultoria; CIEDS/Shell Iniciativa Jovem; Colaboradora; Instituto Ekloos; ESDI – Incubadora da Escola de Design Industrial da UERJ; FAPERJ; Instituto Gênesis – PUC-Rio; Iônica; Oi Futuro/Labora; Sebrae RJ; Sistema B; Sitawi-Finanças do Bem e Universidade Santa Úrsula. A Alerj compõe o grupo desde a sua criação por meio do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico que, desde janeiro de 2020, assumiu a coordenação do movimento.

Confira a programação completa:

25 de novembro - Políticas Públicas e Métricas para os Negócios de Impacto

14h - Abertura: Gustavo Robichez e Geiza Rocha
Lançamento do Guia de Instituições de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental 2020
Monique Costa de Lima - Pesquisadora (Mestranda/ UFRRJ)

14h30: Painel 1 - O papel do Governo e da Sociedade nos Negócios de Impacto
Lucas Ramalho Maciel - Coordenador da Enimpacto
José Alexandre Cavalcanti Vasco - Representante do Lab. de Inovação Financeira/ Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
William Saab - Conselheiro e Analista do Departamento de Gestão de Investimento em Fundos da Área de Mercado de Capitais, Participações e Reestruturação de Empresas do BNDES
Philippe Fauguet Figueiredo - Analista Sebrae Nacional
Jerson Lima Silva – Presidente Faperj
Marcel Fukayama - Diretor-Executivo Sistema B Internacional