UENF comemora 27 anos com bons resultados de qualidade de ensino e pesquisa

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) completa 27 anos neste domingo (16/08). No dia 14, a instituição comemorou a data com uma sessão solene on-line do Conselho Universitário, transmitida pelo Facebook, e contou com a participação do coral da Universidade, localizada em Campos dos Goytacazes. A UENF, que integra o Fórum da Alerj de Desenvolvimento desde 2009, chega ao vigésimo sétimo aniversário com um histórico de ênfase em pesquisa, pós-graduação e formação de cientistas.

Entre as conquistas da Universidade estão os Prêmios Destaque do Ano na Iniciação Científica, conferido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 2003 e 2009, por atingir o maior percentual de ex-alunos participantes de Iniciação Científica concluindo cursos de mestrado e doutorado. A UENF também se destaca como a primeira universidade brasileira com um corpo docente inteiramente formado por doutores.

Durante a pandemia, a Universidade tem trabalhado diretamente no combate ao vírus. “Realizamos parcerias com o poder público e empresas privadas para que fosse instalado em nosso município um laboratório referência em testagem, garantindo que a nossa população tenha resultados dos testes para a COVID-19 em 24 horas”, afirmou o reitor da instituição, Raul Palacio, em pronunciamento na sessão solene.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a UENF também compõe o recém-criado Fórum Rio de Desenvolvimento, grupo de trabalho que discute o desenvolvimento econômico do estado, por meio de um viés político. No Fórum da Alerj de Desenvolvimento, a instituição está presente em debates diversos, como o que foi realizado em parceria com a Frente Parlamentar de Desburocratização da Alerj, que discutiu a revisão da carga tributária para estimular o crescimento de pequenas empresas e gerar empregos. Acesse aqui.

Além das pesquisas sobre o novo coronavírus e das contribuições ao poder público para o desenvolvimento do estado, a Universidade produz trabalhos nas mais diferentes áreas. Entre eles, está o recém-lançado Catálogo da Diversidade de Feijão-Comum do Estado do Rio de Janeiro, que buscou entender a relação dos agricultores com as variedades de feijão-comum cultivadas no estado, realçando saberes que impactam as relações sociais, culturais e econômicas da região.

Homenagem a Darcy Ribeiro

A data de aniversário da UENF marca a primeira aula ministrada na Universidade, no dia 16 de agosto de 1993. O projeto do campus universitário é de autoria de Oscar Niemeyer. Já o modelo inovador de implantação da instituição foi pensado e coordenado por Darcy Ribeiro, no qual os departamentos deram lugar a laboratórios temáticos e multidisciplinares. Por essa contribuição, a Universidade homenageia o antropólogo carregando seu nome.

Atualmente, a UENF possui cursos de destaque em qualidade de ensino: são 15 de pós-graduação, 15 de graduação presencial e três à distância. Entre os anos de 2007 e 2010, a instituição foi apontada como uma das 15 melhores universidades do país, pelo Ministério da Educação (MEC), com base no Índice Geral de Cursos (IGC), que compila informações e parâmetros de qualidade de ensino nos cursos de graduação e pós das universidades brasileiras. Apesar de ainda estar caminhando para a sua terceira década, a UENF já colhe bons resultados, como afirma o reitor: “Somos uma instituição jovem, mas, sólida, reconhecida e respeitada pela sua qualidade em todas as ações que realizamos.”