Comissão de Gestão Ambiental propõe ação para diminuir gastos do Legislativo com impressões

A Comissão de Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai criar um Grupo de Trabalho (GT) para propor ações de planejamento e práticas de gerenciamento de resíduos. Entre as atividades a serem sugeridas está a incorporação de novos parâmetros de separação de materiais descartáveis acoplados ao sistema de coleta e reciclagem que será utilizado no novo prédio da Alerj. A medida foi formulada nesta sexta-feira (29/05), durante reunião do grupo.

Além disso, em mais uma medida para otimizar o uso dos recursos públicos, a Comissão de Gestão Ambiental vai propor, em conjunto com a Subdiretoria-Geral de Informática, uma campanha recomendando o uso padronizado de um novo tipo de fonte tipográfica para a redação de documentos produzidos pelo Legislativo estadual. Trata-se da "Ecofont", um estilo de fonte de código aberto especialmente desenvolvido para economizar a tinta usada em impressões. De acordo com os desenvolvedores deste estilo de tipografia, o uso da Ecofont economiza, em média, 50% do gasto com o toner das impressoras.

A Comissão de Gestão Ambiental foi formada para acompanhar a adoção do Plano de Logística Sustentável (PLS) na Alerj. Como parte integrante desta estratégia, o Parlamento Estadual realizará uma série de eventos sobre a importância de aprofundar o debate e a implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). A iniciativa é uma parceria com a Rede Legislativo Sustentável e prevê a realização quatro painéis on-line, sempre as sextas-feiras, das 10h às 12h. Mais informações, clique aqui.