Rede Legislativo Sustentável promove eventos em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A Rede Legislativo Sustentável, coordenada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União vai promover, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro uma série de encontros para debater os desafios de promover a sustentabilidade no Poder Legislativo, e de se trabalhar em rede. Os eventos, que terão início no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, têm como objetivo reiterar a importância de abordar a temática e aprofundá-la na gestão pública.

Ao todo estão previstos quatro painéis, sempre as sextas-feiras, das 10h às 12h, com gestores das áreas de sustentabilidade e de inovação do Legislativo que falarão sobre as suas experiências e debaterão o papel do setor público na transição para a economia verde. O evento inaugural será no dia 05/06, com a presença dos diretores-gerais do Senado Federal, Ilana Trombka; da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio; do secretário-geral adjunto do TCU, Adriano Amorim; do diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Victer; e do professor e pesquisador Cristiano Ferri, do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Ele fará uma palestra sobre o papel das redes no avanço da sustentabilidade. O painel será mediado pela secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

De acordo com a secretária-geral, a Alerj aderiu ao movimento em 2019, num esforço contínuo de adequação de suas medidas administrativas, atos e processos à pauta da sustentabilidade e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “A preocupação ambiental é uma questão crucial para a administração do Legislativo Estadual. Por isso, queremos difundir não só práticas sustentáveis, mas o 'saber fazer' acumulado pela Rede Legislativo Sustentável. Em março deste ano, representantes de 20 câmaras municipais e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) assinaram o termo de adesão à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo em solenidade realizada pela Alerj. Em abril, fizemos um painel on-line com a integrante do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Danielle Abud, para compartilhar experiências sobre o processo de implantação do Plano de Logística Sustentável (PLS). E a caminhada continua. Nosso objetivo é estimular a adesão de todas as câmaras municipais à Rede Legislativo Sustentável”, explica.

Todos os eventos serão exibidos ao vivo no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, e serão disponibilizados no portal da Rede Legislativo Sustentável.

Serviço:

05/06 - 10h: “Papel das redes no avanço da sustentabilidade”
Palestrante: Cristiano Ferri - Fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

19/06 - 10h: “Rede Legislativo Sustentável - Diálogos da Sustentabilidade: Liderança e Mobilização”
Palestrante: Geiza Rocha - Secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio

26/06 - 10h: “Sustentabilidade nas Compras e Contratações no Legislativo em tempos de Pandemia”
Palestrantes:
Teresa Villac - Advocacia-Geral da União (AGU)
Elieser Cavalcante da Silva - Tribunal de Contas da União (TCU)

03/07 - 10h: ”Plano de Logística Sustentável: Desafios e Oportunidades”
Palestrantes:
Benjamim Lima Jr - Chefe do Serviço Socioambiental (TCU)