Comissão Ambiental da Alerj seguirá diretrizes do marco legal estadual na implementação do PLS

Mesmo com a pandemia, as obras da futura sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, no edifício Lúcio Costa, seguem em andamento. Nesse momento, está sendo instalado o sistema de cabeamento estruturado e o prédio também já começa a receber parte do mobiliário. Sendo assim, a Comissão de Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro se reuniu de forma remota para criar um cronograma de ações avançar na agenda de sustentabilidade. No encontro desta sexta-feira (24/04) os membros da Comissão estabeleceram que vão seguir o passo a passo que consta nas diretrizes do marco legal (Lei 8.231/2018) que obriga o poder público estadual a implementar o Plano de Logística Sustentável (PLS) e adotar ações de racionalização e controle dos gastos públicos.

A primeira medida será realizar um levantamento reunindo as informações já disponíveis sobre a gestão de resíduos sólidos na Alerj. Com essa decisão, o grupo segue a sugestão da integrante do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Danielle Abud, apresentada na última reunião. Segundo Danielle, o Rio de Janeiro têm uma norma robusta, que assegura a implementação do PLS, enquanto em nível federal o projeto de lei ainda está em tramitação. “A legislação é importante, porque traz no seu escopo a formação dos núcleos de gestão socioambiental, que serão os embriões responsáveis por vincular todas as ações de sustentabilidade e ser uma referência sobre o tema para os servidores”, avaliou na ocasião.

O próximo encontro da Comissão de Gestão Ambiental da Alerj está agendado para o dia 08 de maio, às 10 horas.