Implementação do Plano de Logística Sustentável nos legislativos é tema de painel

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de gestão que estabelece adoção de medidas e processos para uma atuação socioambientalmente correta. Nessa sexta-feira (03/04), a Rede Legislativo Sustentável realiza, de 10h às 12h, um painel on-line que abordará a implementação do PLS pelas casas legislativas fluminenses. A iniciativa faz parte das ações da recém-criada Comissão de Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que desde novembro de 2019 integra a Rede.

“Vou abordar sobre como elaborar um Plano de Logística Sustentável e no compromisso que a administração pública, especialmente no âmbito do poder Legislativo, deve ter no cumprimento de normas que orientam o cuidado e o respeito com o meio ambiente e com a eficiência do gasto público”, explicou a palestrante e pesquisadora do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado Federal, Danielle Abud.

No início de março, a Alerj realizou um evento de adesão das câmaras municipais à Rede Legislativo Sustentável. Na ocasião, 20 municípios mais o Tribunal de Contas do Estado passaram a integrar a iniciativa, liderada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Senado Federal e Câmara dos Deputados, e que tem como objetivo a troca de experiências entre as casas legislativas e a capacitação de servidores para o desenvolvimento dos Planos de Logística Sustentável (PLS). A solenidade de adesão foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que integra à rede desde novembro de 2019.