Ações internas de sustentabilidade da Alerj são apresentadas em palestra

A diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta segunda-feira (09/03) uma palestra no auditório Senador Nelson Carneiro em que compartilhou as medidas sustentáveis que vêm sendo implementadas na Casa para sensibilizar os funcionários sobre o tema. No encontro, o diretor-geral Wagner Victer apresentou a Comissão de Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, recém-criada pelo ato administrativo nº 12/2020.

“A Comissão é dinâmica e foi criada para que a gente comece a trabalhar de forma propositiva, buscando sempre as melhores práticas. Nada melhor do que aproveitar essa mudança para o prédio novo para consolidar e ampliar as medidas que não são possíveis de serem tomadas no Palácio, que é tombado, por exemplo”, afirmou Victer. Na ocasião, ele enumerou uma série de ações sustentáveis que foram adotadas na concepção da futura sede da Alerj, no edifício Lúcio Costa. Entre elas estão o uso de móveis de madeira certificada, reúso da água e a redução no consumo de energia com o melhor aproveitamento da luz externa e o uso de janelas térmicas, entre outras. Para Victer, a mudança de prédio, unindo todos os setores da Alerj em um único local, trará muitos benefícios e economia de recursos públicos. “Temos tudo para nos tornarmos referência para outras casas legislativas”, reforçou.

Segundo o deputado Thiago Pampolha (PDT), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, o parlamento precisa cuidar da questão ambiental no estado, mas também é preciso olhar para dentro. “A gente tem que cuidar da nossa casa. Temos não só que aprovar leis com essa temática, mas também dar o exemplo no dia a dia. Temos uma chance agora de potencializar essas medidas com o novo prédio, mas também precisamos rever as práticas individuais e de cada gabinete para fazer a diferença e servir de exemplo para a população fluminense”, concluiu.

Durante o evento, a subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha, que também integra a nova Comissão de Sustentabilidade, reforçou a importância de engajar cada indivíduo nessa agenda, que é de todos. "Já ha ações em curso e o diálogo aberto hoje com os departamentos da Casa é de extrema importância para avançarmos com mais rapidez no tema", ressalta.

Sobre o trabalho da Comissão, Geiza afirmou que com o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Alerj está sendo feito. Entre as ações que já podem ser adotadas por todos os funcionários já está em curso o uso da Ecofont e a impressão frente e verso como padrão nos computadores da Casa, além das campanhas de recolhimento de lixo eletrônico e racionalização no uso de copos descartáveis.

Sobre o PLS

O PLS da ALERJ, chamado de ALERJ Sustentável nada mais é do que uma ferramenta de gestão e planejamento que permite estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos administrativos. Em 2018 foi promulgada a Lei Nº 8231/18, que dispõe sobre a implantação nos órgãos da administração pública, direta e indireta, do poder público do estado do Rio de Janeiro e do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).

Segundo Geiza, a adesão e criação de redes é outro passo importante na disseminação de boas práticas e troca de experiências entre os órgãos. Em 2016 a Alerj à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa proposto pelo Ministério do Meio Ambiente para promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública. Em novembro de 2019, a Assembleia também passou a integrar a Rede Nacional Legislativo Sustentável, lançada pelo Tribunal de Contas da União, pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. O objetivo dessa rede é promover um intercâmbio de práticas e ações legislativas que institucionalizem a agenda ambiental e o Plano de Logística Sustentável nas casas legislativas. Essa semana, dia 12 de março, a ALERJ promoverá um evento para que as Câmaras Municipais fluminenses também se conectem à rede. Será no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, das 10h às 12h. Mais informações, clique aqui.

Acesse a apresentação

Faça o download da Agenda Ambiental da Alerj.

Assista também a matéria da TV Alerj.