Alerj fará evento de adesão dos municípios à Rede Legislativo Sustentável

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai realizar dia 12 de março, às 10h, no Plenário da Casa, um evento de adesão dos municípios fluminenses à Rede Nacional Legislativo Sustentável. O objetivo do encontro, que trará os coordenadores da rede para reiterar a importância da troca de experiências de implementação da agenda de sustentabilidade no Legislativo, é tornar o Rio de Janeiro o primeiro estado a aderir integralmente ao projeto, por meio de seus 92 municípios, liderado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

“Estamos mobilizando representantes das 92 câmaras municipais, do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro para concretizar a adesão maciça do nosso estado à Rede Legislativo Sustentável. O objetivo é estabelecer um espaço e ferramentas para troca de experiências e capacitação em torno da sustentabilidade. Na prática estamos falando sobre a otimização no uso de recursos como água, energia e papel que vão gerar mais economia, e permitir a destinação correta dos resíduos sólidos”, explica o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano.

A ampliação da rede nacional, de caráter colaborativo, permitirá a troca de experiências e de boas práticas, a realização de eventos conjuntos e, principalmente, o conhecimento por parte da alta administração das câmaras de vereadores do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). O plano é um instrumento de gestão ambientalmente sustentável e de racionalização dos insumos utilizados na administração pública.

A Alerj aderiu à Rede Legislativo Sustentável no seu ato de criação, em novembro de 2019, quando também foi lançado um curso online gratuito disponível na plataforma de cursos EAD do Tribunal de Contas da União para auxiliar na implementação do PLS. Além disso, a Casa Legislativa Estadual já estuda a realização de cursos de capacitação e eventos em parceria com outras instituições para aprofundar a troca de experiências.

Mesa de Abertura:

10h: Papel do Legislativo na construção de uma agenda sustentável
Deputado estadual André Ceciliano, presidente da ALERJ e do Fórum de Desenvolvimento do Rio

10h10: Agenda de Sustentabilidade do TCE-RJ

Sergio Cavalieri Filho, procurador-geral do TCE-RJ

10h30: Rede Legislativo Sustentável: Oportunidades e Desafios
Karin Kässmayer, coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais do Senado Federal

10h50: Sustentabilidade na Câmaras dos Deputados
Sergio Sampaio Contreiras de Almeida, diretor-geral da Câmara dos Deputados

11h10: Sustentabilidade nos Tribunais de Contas
Luiz Henrique Pochyly, secretário-geral de Administração do Tribunal de Contas da União (TCU)

11h30: Perguntas