Os brasileiros são empreendedores por natureza. Entretanto, a burocracia enfrentada no país emperra a vida das pessoas, dos empreendedores, das empresas e atravanca o dia a dia do Estado. A mais nova edição da Síntese para Tomadores de Decisão, que começa a circular nesta segunda-feira, 10 de junho, pelos gabinetes da Assembleia Legislativa, foca o desafio da desburocratização e mostra que há caminhos concretos e já abertos para que os serviços públicos se tornem menos onerosos e mais ágeis.
Um dos exemplos é o Decreto nº 45456/2015 que criou o procedimento simplificado de regularização do Corpo de Bombeiros, que trabalha com cinco ideias principais, entre elas, o enquadramento de empresas como de baixo risco.
A “Síntese” é, basicamente, uma fact sheet, ou seja, uma ficha informativa que enfatiza os pontos-chave de um tema de forma concisa, geralmente usando elementos gráficos, em uma única página impressa. O objetivo é gerar conteúdos que possam colaborar com os deputados e seus assessores na formulação de iniciativas e projetos de Lei.
Para acessar edições anteriores da “Síntese”, clique no tema abaixo:
Oportunidades da Agenda de Concessões Federais
Panorama e perspectivas do emprego no Rio de Janeiro