Lixo eletrônico ou e-lixo é todo o material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso destes equipamentos hoje em dia, este tipo de lixo pode virar um grave problema ambiental quando não jogado fora corretamente. A quinta edição da "Síntese para Tomadores de Decisão", produzida pelo Fórum de Desenvolvimento, e que começou a circular ontem, detalha os perigos do lixo tecnológico e lança a campanha da Alerj em parceria com o Sindicato das Empresas de Informática para ampliar a conscientização sobre o descarte correto. Para acessar, clique aqui.
A partir do dia 5 de junho, serão disponibilizados pontos de coleta no Palácio Tiradentes, no prédio anexo e na Rua da Alfândega, marcando as comemorações pela Semana do Meio Ambiente. A campanha irá até o dia 3 de julho e pretende mobilizar funcionários, prestadores de serviço e o público que frequenta a Casa. A “Síntese” traz a lista dos materiais que poderão ser descartados corretamente e os problemas que partes destes equipamentos podem trazer para a saúde dos usuários.
A “Síntese” é, basicamente, uma fact sheet, ou seja, uma ficha informativa que enfatiza os pontos-chave de um tema de forma concisa, geralmente usando elementos gráficos, em uma única página impressa. O objetivo é gerar conteúdos que possam colaborar com os deputados e seus assessores na formulação de iniciativas e projetos de Lei.
Para acessar edições anteriores da “Síntese”, clique no tema abaixo:
Oportunidades da Agenda de Concessões Federais
Panorama e perspectivas do emprego no Rio de Janeiro
A hora e a vez da Economia Circular