Desafios do emprego: chegou a hora da ação

Segundo o escritor português José Saramago, para ver a ilha é preciso sair da ilha. Representantes do setor produtivo, das universidades, do Sistema S e dos poderes Executivo e Legislativo do Rio de Janeiro saíram de seus espaços, entraram em seus barquinhos e puderam ver de longe como resolver os desafios do emprego no estado do Rio. Mais de 40 representantes das entidades se reuniram nesta segunda-feira, 3 de junho, em um workshop na Casa Firjan, para dar seguimento ao seminário “Desafios do emprego no estado do Rio”, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento, em parceria com a Secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico.

Após os quatro painéis realizados em abril e maio passado no plenário da Assembleia Legislativa, chegou a hora de consolidar sugestões, ideias e projetos na construção de uma agenda conjunta de ações. E algumas propostas concretas já começam a aparecer, como a ideia de unir esforços na criação de um Observatório Profissional _ um espaço onde as empresas forneceriam informações como demandas e perspectivas de futuro ao Sistema S, que por sua vez devolveria estudos de mercado de trabalho e ofertas de cursos alinhadas à demanda destas empresas.

Outra sugestão foi a criação de um ecossistema articulado entre as universidades e a população para apoiar aqueles que querem começar a empreender. “O Rio tem muitas universidades, mas poucos negócios gerados por estas instituições”, afirmou Diogo Oliveira, chefe do Rio Criativo: “As universidades têm um pensamento muito voltado para publicações. É preciso mudar esse mindset para fomentar uma rede integrada de ações e oportunidades que permita um ambiente de formação de empresas nas universidades”.

Articulação foi talvez a expressão mais recorrente entre os participantes. “A gente percebeu na secretaria que sozinhos não vamos vencer o desafio do emprego do estado. Acreditamos que soluções já existem, mas estão sendo implementadas a nível micro nas instituições e o que a gente precisa é juntar esses esforços para pensar no estado como um todo”, explicou a subsecretária de Emprego e Renda, Ana Asti, que também destacou os 500 mil postos de trabalhos fechados nos últimos anos no estado como uma barreira a ser enfrentada.

Segundo Ana, é preciso pensar em como lidar com as vocações regionais, aquilo de mais especial em cada região do estado e como incrementar esse potencial. “Temos também de trabalhar a competitividade tributária do estado para atrair novos investimentos, regular setores estratégicos que não estão sendo regulados. Está faltando segurança para o investidor vir. Para criar novas vagas de trabalho gente é fundamental investir na qualificação para que a gente empregue o cidadão fluminense e não trazer quem é de fora”, completou a subsecretária.

A dinâmica do encontro foi dividida em dois momentos. Durante a manhã, os participantes tiveram acesso aos projetos e programas apresentados durante os quatro painéis do seminário na Alerj para que pudessem dar suas contribuições para fortalecer e ampliar o alcance deles. No segundo momento, à tarde, foram escolhidas as iniciativas mapeadas que vão orientar uma visão do grupo nos seguintes eixos: alinhamento da oferta e demanda da capacitação, educação e requalificação, articulação para estímulo à inovação, empreendedorismo, arranjos produtivos locais e cadeias produtivas e atração de novos investimentos. “O que fizemos aqui foi uma fase mais de análise, de imersão, já que geração de ideias foi feita no seminário. Agora digerimos esse material, construindo e organizando para que ele efetivamente se torne uma ação. Para isso, utilizamos a metodologia do design thinking centrada no usuário”, explicou a coordenadora de conteúdo da Casa Firjan, Maria Isabel Oschery.

“O workshop consolidou as informações dos quatro encontros realizados na Alerj sobre os desafios do emprego numa agenda que pode ser fortalecida pelas instituições que aqui estão como academia, Sistema S e governo, pensando juntos em como trabalhar e qual a visão do futuro que a gente pretende construir”, afirmou a subsecretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

Para assistir à matéria da TV Alerj sobre o workshop na Casa Firjan, basta clicar aqui.

Para ler as reportagens sobre o seminário "Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro", clique no título do painel abaixo:

29/04/2019 - Panorama e Perspectivas do Emprego no Estado do Rio de Janeiro

03/05/2019 - Políticas Públicas de Emprego e Renda

10/05/2019 - Contribuição do Sistema S na geração de emprego e renda e boas práticas das universidades e da sociedade civil

17/05/2019 -  Papel do Desenvolvimento Regional na construção de estratégias de emprego e renda

Fotos: Rafael Wallace