Gestores devem alinhar oferta de cursos às demandas regionais

A busca por formas efetivas de unir os bancos de dados de desempregados e de vagas de emprego foi um dos destaques das discussões desta sexta-feira (03/05), no Plenário da Assembleia Legislativa, durante o segundo dia do seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro”. O evento, promovido pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais (SEDEERI), reuniu representantes dos governos federais, estadual, além de apresentação de quatro municípios: São João da Barra, Porto Real, Duque de Caxias e Maricá.

“Infelizmente a gente não consegue criar mais empregos sem destravar a economia, que passa pela aprovação da reforma da previdência”, afirmou o secretário de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia Fernando Holanda.

O secretário apresentou o programa Sine Aberto que estabelece o compartilhamento de dados de desempregados do Sistema Nacional de Empregos com empresas privadas, permitindo uma melhor combinação entre o candidato e vaga, elevando assim a eficiência do processo seletivo. Segundo Holanda, hoje a cada cem brasileiros que arrumam emprego, apenas três foram por meio do Sine, comprovando a pouca efetividade do sistema.

 “Constatamos que o Sine tinha um grave problema em captar vagas, então uma das soluções pensadas foi possibilitar o compartilhamento de nosso banco de dados com as empresas privadas de captação de mão de obra, já que o desempregado entra automaticamente no sistema para poder acessar o seguro desemprego. Um detalhe importante é que a empresa não pode cobrar do trabalhador por este serviço, apenas da empresa contratante”, explicou. Outra ação será melhorar o banco de dados cadastrais com informações mais precisas sobre o trabalhador, assim como suas competências. “Só após a empresa detectar o perfil do trabalhador desejado é que fornecemos os dados pessoais do cidadão para contato”.

Ações estaduais

Na esfera estadual foram detalhadas as ações do executivo visando a reduzir o número de desempregados no Rio de Janeiro que já atinge hoje quase 1,3 milhão de pessoas. Para a subsecretária estadual de Emprego e Renda da SEDEERI, Ana Asti, a articulação entre o Executivo, o Legislativo e os municípios, junto com as instituições da sociedade civil organizada, é de fundamental importância para vencer o grande número de desempregados que afeta o estado.

 “Precisamos trabalhar de forma coordenada a empregabilidade com a qualificação e demanda. Não adianta trazer cursos e fazer ações sem primeiro ter um mapeamento das necessidades do setor privado que são os grandes empregadores. Para que funcione, é preciso que os municípios e secretarias de estado se comuniquem para entender as demandas das empresas e partir daí levar os cursos para as diversas regiões do estado, em parceria com o Sistema S, e logo depois trazer o Sine, mas só vamos ganhar escala nas ações junto aos municípios”, afirmou Asti.

 O seminário contou ainda com apresentações do secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Luiz Paulo Ferreira Madureira; da secretária de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda de Porto Real, Vanessa de Paula Miranda; do secretário de Fazenda e Planejamento de Duque de Caxias, Carlos Soutinho de Mello; e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Igor Sardinha. O grupo abordou as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas em suas cidades para aumentar a geração de emprego e renda e destacou a importância do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais levando-se em conta as vocações regionais para dar competitividade aos municípios fluminenses.

 “É preciso criar um ambiente de negócios favorável, aumentando a relação per capta, assim como a arrecadação. Os repasses federais também são muito importantes neste processo”, afirmou o secretário de Fazenda e Planejamento de Duque de Caxias Carlos Soutinho. Uma das ações apresentadas por Soutinho foi a criação do Fundec, que tem como objetivo facilitar o acesso da população daquele município à formação inicial e a qualificação profissional como possibilidade de empregabilidade e geração de renda.

Em sua apresentação, a superintendente pedagógica da Secretaria de Estado de Educação Carla Souza, apresentou o Programa Dupla Escola, que busca as melhores formas para incrementar o ensino e potencializar a formação dos alunos da rede estadual. Hoje os jovens são os mais afetados pelo desemprego no estado. Já a subsecretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Maria Isabel de Castro de Souza abordou ações para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado gerando mais empregos e renda.

 “Tivemos a oportunidade hoje de ouvir diversas secretarias estaduais e municipais e acredito que essa conjunção de opiniões, problemas e soluções podem inspirar outros municípios a fazerem o mesmo, aproveitando essa gama de soluções apresentadas, assim como o estado pode incentivar a adoção e elaboração dessas políticas públicas em outros locais”, disse o deputado Chicão Bulhões (Novo), que presidiu a sessão no Plenário

  O seminário “Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro” ainda terá mais dois encontros com os painéis “Contribuição do Sistema S na geração de emprego e renda e boas práticas das universidades e da sociedade civil”, no dia 10 de maio; e “Desenvolvimento Regional para construção de uma estratégia de emprego e renda”, no dia 17 de maio.

Para ler a reportagem produzida pela Comunicação Social da Alerj, clique aqui.

Para acessar a íntegra dos depoimentos, clique aqui.

Assista à reportagem da TV Alerj sobre o segundo dia do seminário clicando aqui.

Veja a repercussão do segundo dia do seminário na imprensa clicando aqui.

Para ver as apresentações do segundo dia do seminário, basta clicar no nome do palestrante abaixo:

Carla de Souza – “Dupla Escola e a inclusão de estudantes do ensino médio”

Maria Isabel de Castro e Souza – “O sistema de formação tecnológica do estado e os desafios que estão sendo enfrentados pela pasta”

Ana Asti – “Política Estadual de Emprego e Renda”

Igor Sardinha – “Maricá na contramão do crescente desemprego”

Carlos Mello – “O case de Duque de Caxias”

 

Se quiser ler sobre os debates que foram realizados no Forum "Desafios do Emprego no Estado do Rio de Janeiro", clique no nome do painel abaixo:

29/04/2019 - Panorama e Perspectivas do Emprego no Estado do Rio de Janeiro

10/05/2019 - Contribuição do Sistema S na geração de emprego e renda e boas práticas das universidades e da sociedade civil

17/05/2019 - Papel do Desenvolvimento Regional na construção de estratégias de emprego e renda