Rio em Foco: Papel do Legislativo na agenda mundial da sustentabilidade

Dando continuidade ao programa que debateu o papel da iniciativa privada no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assim como o engajamento da população nas metas da Agenda 2030, o programa desta segunda-feira (13) vai abordar de que forma o Legislativo deve cumprir seu papel na agenda mundial da sustentabilidade. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

“O Legislativo tem um papel fundamental, justamente por ser uma câmara de ressonância da população. Tanto na questão de servir como exemplo, dentro das atitudes que são tomadas e criar condições por meio da elaboração de novas leis que favoreçam e incentivem práticas sustentáveis, quanto na reformulação de leis que não estejam alinhadas com os ODS”, explicou o analista de Desenvolvimento Sustentável do Centro Rio+ do PNUD, Lorenzo Casagrande, um dos participantes do programa.

Esta edição do Rio em Foco conta com a participação de funcionários do poder legislativo que vão falar sobre as ações que estão sendo implementadas e a importância da integração entre os legislativos federal, estaduais e municipais para impulsionar o cumprimento dos 17 objetivos e das 169 metas da Agenda 2030. Uma dessas ações é o Plano de Logística Sustentável (PLS), ferramenta utilizada pelos agentes públicos que visa contribuir para a melhoria da gestão pública com base na sustentabilidade.

“O Plano de Logística Sustentável engloba as questões ambientais, sociais e econômicas. Dentro dessa metodologia, existem temas como água, energia, papel, qualidade de vida e gestão de resíduos. A partir da escolha de um desses temas, são estabelecidos objetivos, ações e metas que contribuem para a sustentabilidade. Se todas as Câmaras Municipais e as Assembleias do Legislativo adotassem o PLS, seria um grande passo para implementação dos ODS”, explica coordenador-geral da Ecocâmara (Câmara dos Deputados), Vicente Braga.
Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que definem as prioridades globais para 2030. O documento, desmembrado em 169 metas, aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e a ambiental, e inclui temas como a igualdade de gênero, inovação, justiça, vida na água, saúde e bem-estar, dentro outros. A implementação dos ODS requer uma parceria entre governos, sociedade civil e setor privado.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (18/08), às 17h, e no domingo (19/08), às 20h. E, a partir de terça-feira (21/08), pode ser assistido no canal do Youtube do Fórum de Desenvolvimento ou no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br