Rio em Foco debate o papel da iniciativa privada no cumprimento da agenda 2030

Promover o crescimento econômico e a sustentabilidade do planeta é o propósito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Brasil e mais 192 países assumiram o compromisso para o cumprimento da Agenda 2030, que reúne 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas. Para falar sobre o papel do poder público e da iniciativa privada no cumprimento da agenda 2030 e como engajar a população nas metas, o programa Rio em Foco desta segunda-feira (06/08), entrevista a assessora de projetos institucionais do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Tatiana Araújo. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

“A agenda 2030 concentra os ODS, que são um compilado de demandas tanto da sociedade, como do setor empresarial e governamental, para melhorias na questão da sustentabilidade. Engloba o meio ambiente, sociedade e a parte financeira que é importante para equilibrar este tripé”, afirmou Tatiana.

Um dos maiores desafios é monitorar os avanços. Em abril de 2018, o IBGE lançou a “Plataforma ODS”, que reúne mais de 70 órgãos brasileiros. Com o conhecimento desta plataforma, Tatiana acredita que as empresas devem buscar uma interação com outros setores que tenham tido progresso com os objetivos de desenvolvimento sustentável, para analisarem uma forma de avançarem juntos nessa questão. “A agenda dos ODS não é competitiva e sim colaborativa. É importante as empresas estarem juntas com outros setores para o desenvolvimento de ações dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, esclareceu Tatiana.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (11/08), às 17h, e no domingo (12/08), às 20h. E, a partir de terça-feira (07/08), pode ser assistido no canal do Youtube do Fórum de Desenvolvimento ou no site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br