Entrevistados do Rio em Foco defendem políticas públicas para promoção da saúde e do bem-estar

A prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação balanceada, contribui para uma melhor qualidade de vida. Mas essa combinação não afeta apenas o indivíduo que opta pela mudança de hábitos. Segundo dados da Sociedade Médica de Massachusetts, nos Estados Unidos, a inatividade física no mundo impacta a economia dos países e custa 53,8 bilhões de dólares/ano.

No Brasil, segundo a última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil), censo elaborado pelo Ministério da Saúde que avalia os níveis de atividade física entre a população brasileira, o país já apresentou uma diminuição considerável nos índices de sedentarismo. Apesar disso, o valor gasto com inatividade no Brasil ainda é alarmante: 2 bilhões de dólares/ano.

Dando continuidade ao evento realizado pelo Fórum em 2017, que debateu as políticas de promoção da saúde no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o programa Rio em Foco reuniu o doutor em educação física da Universidade de Stanford, Ricardo Brandão, e a diretora executiva da ACT Promoção da Saúde, Paula Johns, no estúdio para debater a importância de as cidades articularem ações para tornar o ambiente propício a escolhas mais saudáveis, como a prática de atividades físicas ou a alimentação saudável. O programa vai ao ar nesta segunda (12/02), às 22h, no canal 12 (NET).

Durante a entrevista, Ricardo ressaltou a necessidade de “tirar o foco do indivíduo" e pensar estes estímulos em um cenário de replanejamento urbano. "As cidades vão se adensar e teremos que repensar nossos hábitos, a forma como circulamos nelas", afirmou. Paula mencionou ainda o papel da sociedade civil na promoção desta mudança de hábitos. "A sociedade civil precisa propor e cobrar do poder público a implementação de políticas baseadas em evidências. Criar a vontade política no governo, incidindo sobre, e pressionando para que as coisas mudem", explicou.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (17/02), às 17h, e no domingo (18/02), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.