Rio em Foco retoma temporada de programas com raio-x sobre produtividade das micro e pequenas empresas

A produtividade no Brasil, se comparada aos níveis internacionais, é muito inferior, e essa realidade se faz mais presente nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). "Fundamentalmente, essa discrepância se dá pelo modelo de desenvolvimento econômico do país, que sempre privilegiou os grandes empreendimentos agrícolas, o ouro e a exportação de produtos primários". Este diagnóstico e algumas saídas para mudar este quadro estão no livro “Um Pirilampo no Porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil”, do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mauro Oddo. Ele é o convidado do programa Rio em Foco desta segunda-feira (05/02), que vai ao ar às 22h, no canal 12 da NET.

A pesquisa de Mauro Oddo tem como principal objetivo discutir a heterogeneidade estrutural da economia brasileira, pontuar questões sobre a informalidade no Brasil e o potencial de inovação das micro e pequenas empresas. O livro, segundo ele, foi uma oportunidade de mergulhar "de cabeça” na realidade dos pequenos empresários, principalmente os informais, e mostrar as contradições de um país que coleciona políticas públicas direcionadas a esses segmentos, mas que não atacam o cerne da questão.

“O primeiro problema é que não existe a entidade micro e pequena empresa. Dentro desses segmentos há muitas diferenças que precisam ser reconhecidas. Nosso objetivo foi acender uma luz para esse mundo que está no escuro. Eu não vejo a possibilidade de a gente fazer uma trajetória de desenvolvimento e de inclusão, superando essa desigualdade de renda quase imoral, sem olhar para as empresas de pequeno porte”, ressaltou Oddo, lembrando que as pequenas empresas podem ser soluções viáveis, pois geram custos mais baixos, principalmente para políticas públicas.

O programa, que abre a temporada de 2018 do Rio em Foco, tem também a participação do diretor da Comissão Econômica da América Latina e Caribe (Cepal), Carlos Mussi, e da pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Andrea Guimarães, que comentaram sobre as possíveis razões para a informalidade e a burocracia fiscal existente.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (10/02), às 17h, e no domingo (11/02), às 20h. O programa também está disponível no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Baixe o livro “Um Pirilampo no Porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil”.

 

Leia também:

Dilemas das micro, pequenas e médias empresas no Brasil é tema de livro lançado pelo Ipea

Especialista afirma que para superar informalidade é preciso mergulhar na cultura brasileira