Fórum e Uerj lançam Caderno de Cultura do Estado do Rio na Alerj

Como a cultura se manifesta no território fluminense? Para responder a essa pergunta a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado, produziu o Caderno de Cultura do Estado. Lançado em formato digital nesta quinta (09/11), durante o Seminário "Cultura e desenvolvimento local: o papel dos municípios", no Salão Nobre da Alerj, a publicação identificou como a cultura está estruturada e espacializada nos 92 municípios do Rio.

“O caderno traz um avanço no que diz respeito a produção cultural do estado, retratando seus municípios, suas capacidades e potencialidades. O formato digital do mapa oferece aos gestores uma ferramenta que possibilita fomentar a cultura local. É um instrumento estratégico para o estado e para os municípios fortalecerem o setor cultural, entendendo-o como um fator de desenvolvimento local”, afirmou o deputado estadual Zaqueu Teixeira (PT), presidente da Comissão de Cultura da Alerj.

O estudo teve como base o Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Petrobras, que registrou as atividades culturais mais importantes como festas tradicionais, festivais de cultura, patrimônios, artistas e personagens. O Caderno lista os bens materiais e imóveis (como arquitetura, sítios arqueológicos, espaços geográficos) e bens imateriais (como música, literatura, teatro, saberes e expressões), e divide as regiões de acordo com suas características predominantes.

A partir dessas informações, um grupo de 15 estudantes do curso de geografia da Uerj foi a campo e elaborou um instrumento com quatro mapas, que vai além de uma análise territorial. A intenção é que ele possa ser utilizado por gestores públicos na organização de roteiros turísticos e na projeção de planos para fomentar a cultura e valores locais, além de promover o desenvolvimento regional. O conteúdo final foi amplamente debatido com os secretários municipais de cultura que contribuíram com sugestões para elaboração de políticas públicas na área.

“A criação desse caderno foi mais uma parceria entre o Instituto de Geografia da Uerj, coordenado pelo professor Glaucio Marafon, editor executivo da Eduerj, e a Alerj, que colocou alunos de iniciação científica até o mestrado participando desse emblemático projeto com sua expertise. A obra permite uma compreensão detalhada da cultura, ressaltando as peculiaridades e vocações de cada região. Essa é mais uma amostra de que a Universidade, mesmo com a crise, está viva e trabalhando em prol do desenvolvimento do estado”, afirmou Ruy Garcia Marques, reitor da Uerj.

Segundo a professora Lia Hasenclever colaboradora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cultura tem sua importância, mas não pode ser vista como a panaceia do desenvolvimento econômico.

“Eu fico um pouco preocupada quando ouço agentes públicos dizerem que o Rio de Janeiro está a salvo porque vai desenvolver a sua cultura e o turismo. Ela é relevante, entretanto, sob o ponto de vista da geração de desenvolvimento econômico, ela não tem tanta força como tem por exemplo a indústria do petróleo e saúde”, explicou a professora que ressaltou a participação da cultura no PIB é de 2,7%, no mesmo patamar de países desenvolvidos.

O Caderno de Cultura faz parte de uma trilogia de publicações que inclui também os Cadernos de Turismo e de Esportes, todos realizados em parceria com a Uerj. O próximo passo agora é fazer uma síntese dos três cadernos com o cruzamento dessas áreas.

“A ideia dos cadernos surgiu nas reuniões da Câmara de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum e tem a intenção de trabalhar com os 92 municípios fluminenses, contribuindo para que as cidades do estado se fortaleçam economicamente e consigam trabalhar de forma conjunta essas três grandes áreas, no estabelecimento de políticas para atração de turistas”, explicou o professor Glaucio Marafon.

Estiveram presentes ao evento o deputado Wanderson Nogueira (PSol), além de gestores municipais de diversas prefeituras do estado.

“O que a gente espera é que o Caderno de Cultura sirva como referência e ponto de partida para se pensar a gestão pública, incluindo a cultura como fator de desenvolvimento local. Nosso próximo desafio será cruzar os mapas de Cultura, Turismo e Esportes e começar a pensar em como integrar esses três temas", concluiu Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Estado.

Confira a reportagem da TV Alerj sobre o evento.